in

Como passar uma noite no Deserto do Sahara

Para quem tem pedido dicas do Marrocos, principalmente sobre o passeio ao Deserto do Sahara, basta conferir aqui o post que fizemos contando em detalhes a experiência nesse lugar único. Em setembro de 2014 viajamos para o Marrocos e conhecemos o Deserto do Sahara. Como era o final do verão pegamos um clima ótimo: calor de manhã mas bastante ameno à noite. No deserto também foi assim. Quando é inverno no Magreb, faz bastante frio, é preciso ir preparado para a queda brusca de temperatura nas dunas.

 

A região do deserto fica a cerca de 7h de carro de Marrakech, nosso ponto de partida. Há muitas cidades interessantes a visitar no caminho, contamos com o apoio do guia de nossa agência parceira Viagens Marrocos, que oferece assistência e segurança em tours especializados. É possível ir de ônibus para a cidade mais próxima do Sahara ou alugar um carro e ir por conta própria. Essas opções são bem mais cansativas e tem o fato complicador do GPS não funcionar no deserto. O carro com guia é mesmo a solução mais agradável.

Especializada em trabalhar com brasileiros – o guia fala Português perfeitamente, outro grande facilitador para esse tour – , essa agência tem vasta experiência em passeios no deserto e todo o restante do Marrocos.

Rota definida, partimos então em direção a Merzouga, a cidade chamada por eles de “porta do deserto” pois fica aos pés das dunas. Fomos avançando de carro a partir de Marrakech, passando pela espetacular cadeia de montanhas do Alto Atlas, e por diversas cidades turísticas. No nosso caso, fizemos o passeio em 5 dias para conhecer bem a região, mas o roteiro pode ser feito em 3 dias também. Então, no terceiro dia estávamos na tão falada Merzouga.

O esquema desse tipo de tour é chegar no hotel em Merzouga, onde há mais estrutura, se hospedar e se preparar para o passeio de camelo no fim da tarde. Tudo é muito bem preparado e não passamos por nenhum tipo de dificuldade. Ficamos no Hotel Nomad Palace estrategicamente situado de frente para as dunas! No estacionamento, literalmente haviam camelos e jipes!! O hotel é escolhido pelo próprio viajante, a agência reserva de acordo com a nossa vontade. O hotel pode ser o mais luxuoso ou mais econômico, basta indicar a preferência.

Conforme planejado, às 18h horas partimos do hotel junto com a caravana de camelos. Os próprios Berberes,  marroquinos nascidos naquela região, preparam os camelos, providenciam  garrafas d´água e dão toda assistência.

A época que escolhemos para estar no Marrocos também foi a ideal, pois no final de setembro o calor não é tanto quanto no verão, e as 18h o sol já não está forte mas ainda sobra bastante tempo para ver ele se pôr.

Essa era a grande expectativa do passeio, e após cerca de 1h andando de camelo, que são muitos bonzinhos e até fáceis de “pilotar”, já estávamos bem no meio das grandes dunas para admirar o lindo pôr do sol.

Não é exagero dizer que o céu é um dos mais lindos, pois esse cenário das dunas douradas com os raios do sol pincelando tudo ao redor, é absolutamente deslumbrante. É maravilhoso estar inserido nessa paisagem em meio ao silêncio do deserto vendo o sol baixar. Difícil descrever, é preciso ir ver pessoalmente! Além disso, as curvas das enormes dunas formam desenhos belíssimos. Um espetáculo!

Após a parada para esperar o sol se pôr, continuamos o passeio em cima dos camelos por mais uma meia hora até chegar em nosso acampamento em pleno deserto.

Tudo isso é feito tendo o guia nos seguindo de perto. E no acampamento montado para os hóspedes do Nomad Palace, o guia também estaria lá caso precisássemos de alguma coisa. O desert camp tem uma ótima estrutura, com tendas individuais para casais, cama, iluminação e uma área comum montada para o jantar e a apresentação dos berberes que cantam músicas típicas à noite. Porém não há banheiro, afinal estamos no meio do deserto. Cada viajante leva uma mochila ou sacola de viagem com o que vai precisar durante a noite, e um casaquinho leve também pois esfria um pouco de madrugada. Mas fora isso não é preciso muita coisa.

Antes do jantar é o momento ideal para caminhar para fora do acampamento e admirar o céu noturno do alto de alguma duna. O breu é total, perfeito para as estrelas se mostrarem todas, junto com meteoritos (o que chamamos de estrelas cadentes) e satélites. Demos sorte de pegar a lua crescente, iluminando o suficiente para poder admirar o céu por completo.

Por mim não precisava de mais nada, chegar em pleno deserto e sentir a areia fina e macia do Sahara foi maravilhoso.

Na manhã seguinte bem cedinho, por volta das 7h, o guia berbere que nos acompanhou todo o tempo acordou o grupo que se preparou para retornar ao hotel de camelo. É a oportunidade de ver o sol nascer por trás das dunas. E como a agência Viagens Marrocos presta total assistência, tinha também a opção de voltar de jipe 4×4 das dunas até o hotel.

Depois desse passeio único e fantástico voltamos para o hotel onde toda a equipe está a espera para oferecer um bom café da manhã e disponibilizar quartos individuais para que todos possam tomar banho. Quem quiser pode seguir viagem ou optar por ficar mais um dia hospedado no hotel e aproveitar a excelente piscina que é providencial no calor que faz no Marrocos.

Passear pelas dunas foi muito gostoso e marcante, e dormir no deserto foi inesquecível. Foi muito bom constatar que esse é um passeio com estrutura completa, e que mesmo estando em pleno Sahara não ficamos à mercê da sorte. Nada como fazer um passeio assim com a segurança que o próprio povo local passa pra gente, afinal, não tem como usar GPS e eles conhecem as dunas como ninguém! E com um guia que fala tão bem o Português ficou bem mais fácil moldar o tour exatamente do jeito que queríamos.

Vale muito a pena! Ir ao Marrocos e não passar uma noite no deserto é como ir a Roma e não ver o Papa!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Bate e volta a Ouzoud Falls no Marrocos

Grécia: Road trip pela ilha de Creta