in

Como chegar em Machu Picchu: trem panorâmico Vistadome

Quando programamos uma viagem e detalhes de um roteiro, é inevitável surgir dúvidas quanto à logística. Em países onde há diversas opções de transporte, por exemplo, muitas vezes não temos certeza se para determinados trechos é melhor ir de trem, ônibus, carro alugado etc. E o mesmo acontece em relação a alguns passeios. Fui recentemente para o Peru e, para chegar a atração principal, o espetacular Santuário de Machu Picchu, existem três opções diferentes de trem. Eu fiquei em dúvida sobre qual escolher, já que são categorias diferentes. Acabei optando pelo Vistadome, e pra quem estiver programando viagem ao Peru e tiver dúvidas também, segue aqui os detalhes desse trem.

Estação ferroviária Ollantaytambo

Vistadome é um trem panorâmico muito confortável. As outras categorias para quem vai visitar Machu Picchu são o Backpacker e o Belmond Hiram Bingham. O primeiro, como o nome sugere, é mais simples, sem as janelas panorâmicas que permitem ver toda a paisagem do trajeto, e por ser mais simples é também mais barato. Já o Bingham, batizado em homenagem ao grande explorador americano que redescobriu o sítio arqueológico, é um trem superluxo exclusivo. Oferece um serviço diferenciado, vinho, chá no Hotel Belmond Sanctuary Lodge e jantar gourmet preparado à bordo. Como essas duas opções me pareceram, respectivamente, simples demais, e exagerada demais, o trem intermediário foi sem dúvida a melhor escolha.

O trem parte do povoado de Ollantaytambo, das estações Ollantaytambo ou Urubamamba, ou ainda da Estação Poroy em Cusco, até Águas Calientes, percorrendo um vale belíssimo ao longo d Rio Vilcanota. É importante comprar o bilhete com antecedência, assim como o bilhete para Machu Picchu. Eu programei tudo com bastante calma e comprei uns seis meses antes.

 Clique aqui e confira no site do Peru Rail os tipos de trem, horários e valores

Eu havia passado um dia e uma noite no Valle Sagrado, o que recomendo para todos os visitantes já que essa é uma das regiões mais belas do Peru, então peguei o trem em Ollantaytambo para uma viagem de 1h30 de duração. Meu interesse maior no Vistadome eram suas janelas imensas, que permitem ter uma visão panorâmica enquanto seguimos viagem. Realmente é uma grande vantagem, já que todo o caminho é bastante cênico e faz parte da grande atração que é esse passeio.

Trem Vistadome em Aguas Calientes

Grandes janelas para uma ampla visão

Passamos por campos, vales de uma beleza sem igual, montanhas que compõem o cenário bastante verde e seguimos junto com o rio. É uma ótima oportunidade para conhecer e vivenciar as paisagens andinas. Como não é um trem bala, ele segue num ritmo gostoso, para proporcionar mesmo um passeio na região, a gente consegue admirar com calma toda a paisagem, e até fotografar. Além disso, a música ambiente é típica andina, tornando a viagem ainda mais agradável e graciosa.

O atendimento também é bastante cuidadoso, os passageiros tem todo o conforto o tempo inteiro. Começando no embarque. Assim que chegamos ao vagão designado, os próprios funcionários da Peru Rail levam nossas bagagens para dentro do trem, alocando-a no bagageiro que fica à vista dos assentos. Muito seguro. É permitido levar bagagens de até 23kg, não é preciso deixar as coisas num hotel, você pode fazer o check out de seu hotel normalmente levando sua bagagem, que a agência contratada para o tour em Machu Picchu se encarrega de guarda-la num locker. Custa cerca de 7 soles (moeda peruana) e cabe duas malas pequenas, então é possível pôr mais de uma bagagem se estiver acompanhado.

Janelas panorâmicas do trem Vistadome

Uma vez dentro do trem, o serviço de bordo bem completo tem inicio. Na ida, é servido o café da manhã, acompanhado de frutas frescas oferecidas à vontade aos passageiros. Há muita preocupação da companhia ferroviária com a apresentação, usando artesanato peruano sobre a mesa. Podemos escolher entre café com leite, chá, sucos e refrigerantes. Os funcionários aproveitam o tempo após a refeição para oferecer livros e souvenirs do Peru, e pelo que vi o preço é bastante parecido com o que encontramos nas lojas.

Quando o trem chega no quilômetro 82, é anunciado que uma parada rápida será feita para que as pessoas que farão a Trilha Inca de 4 dias possam saltar. É nesse ponto do caminho que essa trilha tem início, os aventureiros de plantão descem do trem com ânimo para enfrentar a selva, as subidas íngremes e a chuva. É bastante comum chover em Machu Picchu a partir de dezembro, então na bolsa de mão a ser levada durante o passeio, uma capa de chuva é fundamental. Eu dei sorte e não peguei chuva. Um pouco mais adiante, o trem faz outra parada rápida para quem vai fazer a trilha de 1 dia. Seguimos então viagem e no tempo previsto o trem chega em Águas Calientes. Todos desembarcam aqui, onde as agências contratadas recebem seus turistas para encaminhá-los ao ônibus que leva à visitação mais esperada por todos, Machu Picchu.

Chegada ao Distrito de Machu Picchu

Depois de passar o dia conhecendo Machu Picchu, com cerca de 30 minutos de antecedência nos encaminhamos novamente para a estação de trem, conforme orientação por escrito no bilhete. A estação tem uma sala de espera com diversas cadeiras e um pequeno café. O alto falante anuncia quando chega a hora de embarcar, e novamente as malas são carregadas pelos atendentes. Como a volta é feita no fim da tarde, por volta das 17h, é servido um jantar a todos os passageiros. Para quem quiser é possível comprar bebidas alcóolicas para acompanhar a refeição. Tanto na ida quanto na volta, é oferecido também o delicioso milho peruano. Como são muito saborosos e salgadinhos, esses milhos sempre servidos como um snack. O chá de coca também é sempre servido à vontade, já que é necessário para aclimatação na região.

Assentos de trem confortáveis e mesas dobráveis

Quer ajuda para reservar seu hotel? clique aqui !

Os simpáticos comissários de bordo são responsáveis pelo entretenimento dos passageiros. Após o jantar, eles apresentam um desfile com roupas feitas da mais pura lã de alpaca, acompanhados de uma figura folclórica peruana e de música andina. o desfile é muito bonito e acontece ali mesmo no corredor do trem. É um momento da viagem bastante animado e ajuda a fazer o tempo passar.

Serviço de bordo do Vistadome

Após umas quase 4h de viagem chegamos na Estação de Poroy, que foi o destino da volta. Fica um pouco afastado do centro de Cusco e chega por volta das nove horas da noite, então o ideal é programar um transfer para levar ao hotel programado. Todos os horários do trem foram cumpridos e o serviço superou as expectativas. O Vistadome é sem dúvida a melhor opção, tendo ganhado o Certificado de Excelência do TripAdvisor em 2014. Desde o momento em que embarcamos no trem até o momento em que o pequeno ônibus turístico vai se aproximando da montanha da “Cidade perdida dos incas”, é uma emoção única, e essa viagem de trem faz com que toda a experiência se torne ainda mais charmosa e especial.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Rota entre Londres e Paris terá trens ainda mais rápidos

Onde comer no Rio_ Restaurante Aurora, comida luso brasileira desde 1898!