in

Bate-volta em Celestún: Colônia de flamingos

A Península do Yucatán, onde está localizada Celestún, que significa “pedra pintada” em maia, é uma região rica em belezas naturais. A costa do Golfo do México, dona de belas praias, abriga uma das maiores atrações da área, uma colônia de flamingos. A Reserva Natural da Biosfera de Celestún fica a cerca de 1h20 da cidade de Mérida, capital do Estado do Yucatán, de onde partem os tours com duração de um dia. Durante a viagem ao México, alugamos carro durante todo o período, então fomos por conta própria.

estrada para lá é muito tranquila. Leva cerca de 1h praticamente uma reta só. Ao chegar, atravessamos uma ponte rosa que leva ao grande rio da reserva. Logo depois do estacionamento fica a bilheteria, o local tem uma ótima estrutura. Comprando o ingresso, é só embarcar em um dos muitos barquinhos que ficam a postos aguardando os turistas, que saem a todo momento. Recomendado aguardar algum barco encher com mais visitantes para dividir o valor do ingresso. O bilhete é cobrado por embarcação e custa 1000 pesos mexicanos (cerca de US$83 em abril de 2014). Com cinco pessoas no barco o preço já fica bem melhor, apenas 200 pesos para cada.

O passeio dura cerca de 2h pelo rio bastante extenso. Aos poucos a cor da água se torna vermelha, então sabemos que que a colônia está próxima. Quando conseguir avistar os primeiros flamingos parecem um enorme tapete rosa. O barco diminui a velocidade até parar completamente para que possamos admirar os milhares de flamingos passeando pelas águas do rio, que nessa parte é bastante raso. Alguns levantam voo, outros procuram comida na água, lindos e graciosos! A ponta do bico e parte das asas são pretos, o que só conseguimos ver quando estão voando. Os flamingos mais jovens são quase branquinhos, porque ainda não adquiriram betacaroteno suficiente proveniente da alimentação composta principalmente de camarão

É um passeio muito tranquilo, o barquinho segue sem muita pressa, aproveitando a oportunidade de interagir com a fauna e flora. Nos aproximamos também de recantos onde algumas espécies de aves se abrigam.

Celestún é um refúgio para a vida selvagem, além dos flamingos existem muitos pelicanos e várias espécies de aves, cerca de 200 tipos de pássaros, assim como peixes, tartarugas e até crocodilos.

Seguimos depois para outras áreas do grande Ría Celestún, passando por uma área de mangue e logo depois entrando na chamada floresta petrificada. À princípio a impressão é que não há por onde o barquinho passar, mas depois de umas duas manobras do guia, damos de cara com a impressionante paisagem: uma verdadeira floresta flutuante, onde as raízes das árvores ficam à mostra, parecem esculturas.

Depois dos flamingos, não sabia que ainda teria uma parada especial. Após atravessar essa floresta, o barquinho nos deixa numa parte do rio onde é possível mergulhar. A cor da água é esmeralda, e é muito límpida e cristalina. Cheia de peixinhos. É uma delícia mergulhar ali, imperdível. Temperatura perfeita. Merecia uma parada mais longa para ficar algumas horinhas ali.

Quando o passeio acabou, pegamos novamente o carro e rodamos pelo centrinho da cidade. É bastante simples, há bastante restaurantes de palapas, que são construções típicas do Yucatán com teto de sapê. Almoçamos no Los Pampanos, na beira da praia, com excelentes opções de peixes e frutos do mar. Ótima opção com pratos muito bem servidos (cera de 80 a 120 pesos). No cardápio, opções também de saladas e ceviches, sempre com uma porção de nachos para acompanhar. A melhor opção para beber é uma cerveja Corona bem gelada, combina muito bem com o visual e o clima maravilhoso do México.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Onde se hospedar em Ilhabela

Free shop: Dufry tem novidades no site de reservas