in

Passo-a-passo simples para renovar o passaporte

Atenção para a renovação do passaporte brasileiro! Algumas coisas mudaram, como a validade maior e o valor a pagar. Então, para aqueles que estão com o passaporte quase vencendo ou vencido, ou para aqueles que forem obter esse documento pela primeira vez, vejam abaixo o passo-a-passo para solicitar o seu passaporte:

 

O passaporte brasileiro sofreu algumas mudanças, como o prazo de validade que agora passa a ser de 10 anos. O que é ótimo! Com isso, o valor a pagar para obtê-lo também aumentou e passou para R$257,25. A outra mudança é que ele está de cara nova, num tom de azul diferente. Mas não se preocupem, os passaportes antigos são válidos a aceitos até que expire o prazo de validade de cada um.

Confiram aqui as informações da Polícia Federal  e o passo-a-passo para solicitar seu passaporte:

  1. Verifique  a documentação necessária na listagem abaixo. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.
  2. Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 194, ou clique na página da Polícia Federal aqui. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.
  3. Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento. O valor atual é de R$257, 25
  4. Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (confira abaixo), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.
  5. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte  no site da Polícia Federal
  6. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

  • * Documento de identidade para maiores de 12 anos
  • * Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição (nos dois turnos, caso tenha havido)
  • * Comprovante de quitação do serviço militar
  • * Certificado de naturalização, para os naturalizados
  • * Comprovante de pagamento da GRU acima mencionada
  • * Passaporte anterior válido, se houver
  • * CPF

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Sorteio de 1 Tour em Paris – corra que ainda dá tempo! – Le Touriste

Pousada Riacho dos Milagres em São Miguel dos Milagres, Alagoas