in

Viaje pela Califórnia através dos vinhos

Um piquenique super agradável em plena Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para celebrar os vinhos californianos. O local não poderia ter sido melhor escolhido pelo pessoal do Visit California e See Santa Monica, pois programas ao ar livre tem tudo a ver com a Califórnia, e principalmente com os cariocas! Conheça abaixo os vinhos dessa região, que é uma excelente produtora, e viaje pela Califórnia através de seus sabores!

Piquenique organizado pelo Visit Califórnia

O clima e o alto astral da Califórnia são conhecidos mundialmente. Foi por isso que escolhi esse Estado americano para estudar anos atrás. Foi amor à primeira vista e dura até hoje! Conhecido pelo carinhoso apelido de “The Golden State”, acho que é justamente por transmitir a alegria de seu clima sempre ensolarado que ele produz vinhos tão bons, pois imprimem a cada rótulo a leveza e alegria da região. Dos que provei até hoje, o La Crema – um vinho mais sofisticado produzido com técnicas e castas da Borgonha – casa bem com meu paladar, sendo meu favorito. E não è à toa que esse é um dos mais vendidos em restaurantes dos Estados Unidos. Santa Mônica, Santa Barbara, San Diego, a bela Laguna Beach que me deixou tantas saudades…essas são algumas das cidades de praia tão adoradas pelos adeptos da vida saudável e life style ao ar livre. E nas regiões das vinícolas, como a conhecida Napa Valley, e Redwood Valley, a grande pedida é percorrer sem pressa cada uma delas e descobrir um outro ritmo de vida californiano. Há tanto a aprender nessa região! É interessante o fato de apesar de ser um Estado que recebe muita luz solar, o clima também tem influência das correntes mais frias do Pacífico, fazendo com que seu solo seja muito apropriado para o cultivo de uvas.

Uma delícia de degustação! Piquenique na Lagoa com vinhos californianos!

No piquenique organizado na Lagoa, pudemos provar e comprovar, já que alguns dos vinhos apresentados eu já conhecia, o quanto são leves, aromáticos e perfeitos para o nosso clima.

Vejam alguns dos rótulos que foram apresentados no piquenique e que valem ser degustados pelos amantes dessa bebida:

LA CREMA

PINOT NOIR MONTEREY 2012

PINOT NOIR LA CREMA

CHARDONNAY MONTEREY 2012

CHARDONNAY JF EDMEADES

ZINFADEL MENDOCINO 2012

ZINFANDEL IRONSTONE

VINEYARDS IRONSTONE RESERVA CABERNET 2007

RESERVA ZINFANDEL 2010

RESERVA CHARDONNAY 2010

Servidos numa toalha quadriculada típica de piquenique, com saladinhas, sanduíches, mini quiches e delicados brownies e cupcakes, para dar um toque bem americano, foram um excelente acompanhamento, mostrando que podem ser uma boa escolha para entradinhas, bem como pratos principais. O Ironstone provei pela primeira vez e gostei bastante desse tinto, suave mas com personalidade. O Edmeades, da família Jackson Family Wines, já conhecia um pouco, e também gostei bastante. É um bom vinho tinto para acompanhar, por exemplo, pratos com carne vermelha.

Jornalistas e blogueiros de viagem no piquenique na Lagoa para degustação dos vinhos da Califórnia (Foto: Dayane Souza)

Gosto de apreciar o vinho californiano tanto pelo seu sabor quanto pelas belas imagens que eles me remetem. Seja nas vinícolas ou no litoral, a Califórnia é muito rica em beleza e contagia a todos com seu estilo de vida despojado. Vontade de voltar para lá a cada gole degustado… e vontade maior ainda de fazer um roteiro no estilo do filme Sideways e curtir cada vinícola, cada taça ao pôr do sol, e deixar os sabores do seu terroir e de sua energia positiva nos conquistar de vez!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Peru Week em São Paulo: La Peruana Cevicheria

6 principais atrações do centro histórico de João Pessoa, na Paraíba