in

O que fazer no Rio de Janeiro: 10 points de verão

Categoria: Rio de Janeiro, Viagem Tags: Brasil, férias, Ipanema, mirante, natureza, Niterói, parques, pôr do sol, praia, rio de janeiro, roteiro, sol, trilha, verão 8 Comentários

O Rio de Janeiro, fevereiro e março…é o Rio que ferve durante o verão! A estação mais quente do ano é também aquela em que os turistas mais visitam a cidade em busca de muito sol e praia. Por isso, os lugares ao ar livre costumam ficar cheios, pois parece que as belezas naturais cariocas ficam ainda mais bonitas nessa época. Para aproveitar o que há de melhor no Rio e admirar toda a sua beleza, vamos a um roteiro com 10 points de verão imperdíveis, desde a Zona Oeste até Niterói, onde as paisagens podem ser vistas de ângulos muito especiais.

1) Pontal do Recreio

Na Zona Oeste, um pedaço da orla do Rio muito especial, que faz com que a gente se sinta como se estivesse fora da cidade. O Pontal do Recreio dos Bandeirantes, famoso por causa da música de Tim Maia (quem não lembra dos versos “do Leme ao Pontal, não há nada igual…”), é um reduto de surfistas dono de uma beleza estonteante. Mais tranquilo do que as demais praias cariocas, aqui não é preciso disputar um lugar na areia. O ritmo passa devagar, o mar é mais limpo e cristalino, e os quiosques atendem a todos num clima de eternas férias. Perfeito!

De um lado: Praia do Recreio. Do outro: Praia do Pontal

Recreio dos Bandeirantes

2) Parque Dois Irmãos no Leblon

Bem no finalzinho do bairro do Leblon, na Zona Sul, fica o Parque Dois Irmãos. Um lugar que oferece alguma recreação, mas principalmente uma vista diferente do bairro, numa panorâmica que alcança até o início de Ipanema. Subindo de carro pelo parque (há estacionamento), primeiro passamos por um memorial da Air France, depois existe uma espécie de parquinho. O ponto mais alto é onde está localizado o mirante com essa bela vista.

Vista da Praia do Leblon e de Ipanema

3) Posto 10 da Praia de Ipanema

Desde os anos 50 esse é o point mais querido da zona sul do Rio. Foi o berço da Bossa Nova, inspirando Tom e Vinícius a comporem a eterna e mundialmente famosa “Garota de Ipanema”. Apesar de hoje em dia não guardar mais aqueles ares tranquilos das décadas passadas, continua sendo um lugar badalado, principalmente no verão, onde sempre apresenta alguma novidade para os banhistas. Esse ano, uma das atrações é uma academia ao ar livre, com ótimos equipamentos para quem gosta de malhar. Praticar exercícios a céu aberto é uma das atividades preferidas dos moradores da cidade.

Posto 10, Praia de Ipanema

4) Arpoador

Sem dúvida, um dos locais mais procurados pelos próprios cariocas e pelos visitantes é o Arpoador. Faz sucesso até de noite com o refrescante banho noturno, possibilitado por grandes postes que iluminam bem a praia. Mas é no fim da tarde que esse cantinho atrai mais gente, quando a natureza faz seu espetáculo e brinda a todos com um pôr do sol belíssimo, um dos mais lindos do Rio. Não é à toa que a tradição aqui há décadas é bater palmas para o astro rei!

Praia do Arpoador

Pôr do sol no Arpoador

5) Quiosques da Lagoa

A grande Lagoa Rodrigo de Freitas, no bairro da Lagoa, é uma atração à parte. Muitas atividades acontecem nela o ano inteiro, e no verão é o lugar perfeito para passar as tardes apreciando a bela paisagem, emoldurada pelas montanhas e pela estátua do Cristo Redentor. São vários quiosques ao redor da Lagoa, ótimas pedidas para um bate papo com amigos acompanhado de bons drinques e aperitivos, ou mesmo um bom jantar. Alguns contam com música ao vivo!

Vista geral da Lagoa Rodrigo de Freitas a partir do Parque da Catacumba

6) Mirante Dona Marta

Na zona sul, um dos melhores lugares para ver a vista da cidade é aqui. Nesse mirante, temos uma visão privilegiada das duas principais atrações do Rio de Janeiro: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Até o Maracanã pode ser avistado. O ideal é ir de carro, subindo a partir do bairro de Santa Teresa. Oferece estacionamento mas não tem muita estrutura, como banheiros públicos (tem, mas quando visitei estavam interditados sem previsão de retorno). Uma boa ideia é emendar com um passeio em Santa Teresa, visitando o Parque das Ruínas e o Museu da Chácara do Céu, ambas construções belíssimas.

Corcovado

Pão de Açúcar

7) Pista Claudio Coutinho

Na Urca, o bairro carioca mais bucólico e pacato, a Pista Claudio Coutinho é um lugar excelente não só para praticar caminhada e corrida, mas também para aproveitar uma bela paisagem. A partir desta pista, é possível subir a trilha do Morro da Urca, ou apenas admirá-lo bem de pertinho, pois aqui estamos exatamente aos pés desse cartão postal. Podemos ainda ter uma visão panorâmica da Praia Vermelha e brincar com os muitos miquinhos que moram ali no meio da mata.

Praia Vermelha

Aos pés do Pão de Açúcar

8) Parque do Flamengo

Um dos meus preferidos, esse parque com 1.200.000 metros quadrados, é um dos melhores points para corrida, andar de skate e bicicleta, praticar circuitos na areia, velejar ou remar no stand up paddle. Ideal para as crianças brincarem, ver exposições nos Museus Carmem Miranda ou MAM, ou fazer um gostoso piquenique no gramado sob as palmeiras.

Parque do Flamengo: gramado, Monumento à Estácio de Sá, Museu de Arte Moderna (MAM) e orla da Praia do Flamengo

Piquenique no Parque do Flamengo

9) Parque da Cidade, Niterói

Um dos mirantes com a vista mais incrível de todo o Estado, a visão panorâmica que temos do alto é realmente de tirar o fôlego! Para chegar lá existe uma trilha, mas também é possível subir de carro. Há um amplo estacionamento gratuito. Quem vem do Rio, basta seguir a placa para as praias oceânicas após passar a Ponte Rio-Niterói, e depois seguir a placa indicando o caminho para o Parque da Cidade. A subida é bastante íngreme. No topo, duas rampas de salto de asa delta e parapente fazem a festa dos amantes desses esportes. E para nossa sorte, propiciam também uma vista mais do que fantástica de dois lados diferentes da cidade.

Vista do Parque da Cidade

Rampa do Parque da Cidade

 10) Saco de São Francisco

Em Niterói, o bairro chamado Saco de São Francisco, tem uma linda enseada que permite ter uma visão diferente do outro lado da Baía de Guanabara. Então, para qualquer canto que se olhe, vemos o desenho da geografia do Rio de Janeiro. É um ponto excelente para assistir a um lindo pôr do sol. Aproveite que ali está localizada a Estação Hidroviária de Charitas, que serve também como um mirante, e aprecie toda a beleza que a natureza nos deu.

Estação de Charitas

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Onde comer no Rio_ Í Bistro e o novo cardápio de Morena Leite

Dicas da Barra da Tijuca e Zona Oeste