in

16 º Festival de Inverno de Petrópolis e Instituto Dell’Arte

Petrópolis, a Cidade Imperial, se prepara para ser aquecida nesta estação com a realização do 16º Festival de Inverno de Petrópolis. O evento, que acontece de 8 a 17 de julho é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. Para o cenário, foram escolhidos espaços considerados patrimônios históricos e artísticos localizados no Centro Histórico de Petrópolis, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, o Theatro D. Pedro, Hotel Solar do Império, Praça da Liberdade e Centro de Cultura Raul de Leoni. Com 10 dias de festa e 35 atrações, o Festival deve atrair centenas de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.

 

O Instituto Dell’Arte promove o festival serrano em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Fundação CESGRANRIO. O evento tem o patrocínio da Vivo por meio da Plataforma Vivo Transforma e do Governo do Rio de Janeiro/ Secretaria de Cultura, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Festival conta ainda com o apoio do OUTLET PREMIUM RJ, FURNAS e SISTEMA FIRJAN/SESI. A proposta do Instituto Dell’Arte é dar continuidade ao trabalho de excelência difundido pela empresa que leva o mesmo nome e foi fundada por Myrian Dauelsberg há 34 anos, a Dell’Arte Soluções Artísticas. Seus conceitos estão baseados em cinco pilares de atuação: identificação e gestão de carreiras de novos talentos, formação de plateias, descentralização territorial da cultura, memória e tradição, articulação e políticas públicas.

Para a idealizadora do Festival é sempre momento de alegria e realização. “A marca registrada do Festival de Inverno de Petrópolis é a experiência e qualidade da Dell’Arte nos seus mais de 30 anos de existência. É um trabalho sem preconceitos de fronteiras, e sem abrir mão da qualidade artística”. Segundo Myrian, o evento busca a cada ano trazer novas ideias com o propósito de colaborar e dinamizar a vida cultural de Petrópolis. “Contamos em nossos eventos com a participação de um público eclético e animado. Mobilizamos além da população, um grande número de turistas que lotam os hotéis e restaurantes da cidade. É um grande momento cultural e artístico para Petrópolis, o que muito me orgulha”, festeja a empresária.

Vivo Transforma

O Festival de Inverno de Petrópolis tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada para promover a conexão entre as pessoas e a democratização do acesso à cultura. Em 2016, serão dezenas de projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal em diferentes regiões do país, com foco em transformação social por meio do ensino, da revelação de novos talentos e da valorização da cultura nacional.

Abertura Oficial

A abertura oficial do evento será no dia 8 de julho, sexta-feira, às 20h, na bela Catedral São Pedro de Alcântara, construída em homenagem ao Imperador D. Pedro II, apresentando um concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio com a participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. A entrada é franca.

No deslumbrante cenário do Palácio de Cristal, encomendado pelo Conde D’Eu e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, a volta da série “Cristal Jazz”, com apresentações confirmadas de Indiana Nomma e Oscar Milito Trio, lançando o CD Unexpected, Nicolas Krassik Trio, Martie, lançando o CD “Quem te viu”, e Taryn, lançando o CD Nouveau Vintage Café, acompanhados de bandas locais, Ana Gazzola & Sonia Santos com o show, “Brasil Brazil Show”, “Canções de Cinema” com Mariano Trio, e uma apresentação especial da “Tribo de Gonzaga”, além de oficinas de: aquarela, brinquedos recicláveis e máscaras. Os concorridos “Concertos ao Meio Dia”, projeto de formação de plateia e de apoio à nova geração de pianistas, e os românticos “Concertos à Luz de Velas”acontecem no Museu Imperial, residência oficial de verão da Família Imperial. Quem abre a série“Concertos ao Meio Dia” são os pianistas Felipe Naim e Silas Barbosa. Depois se apresentam os pianistas, o petropolitano Daniel Burlet (Prêmio Guerra Peixe de 2016) e Ligia Moreno. O consagrado cravista Nicolau Figueiredo, o Duo Hallasz, ganhadores do Grammy Latino de 2015, Tangos, Boleros e Outras Tragédias, com Paulo José Campos (piano) e Andrea Pinheiro (canto), e Angelica De La Riva (soprano) e Katia Ballousier (piano) estão em “Concertos à Luz de Velas”. Ainda no Palácio Imperial, palestra com Estevão Herman, intitulada “Luz, Câmera e Ação”, além de Mostra de Animação Francesa e Mostra de Cinema Francês.

Apresentações de ópera, peças teatrais, shows e balé estão programadas para acontecer no Theatro D. Pedro, referência cultural e artística, inaugurado em 1933 pela Empresa D’Angelo e Cia. Ltda, o prédio traz traços da arquitetura art-nouveau e art-déco. No local, o espetáculo “Uma Noite na Ópera”, apresentando “As mais Célebres Árias de Ópera”, com os solistas: Carla Odorizzi, Ivan Jorgensen, Lucia Bianchini, Santiago Villalba e Taty Caldeira, acompanhados pelo Quarteto Afinatto, sob a regência de Claudio Ávilla; uma apresentação da Cia. Brasileira de Ballet, “Paquita Gran Pas Classique e Noite de Walpurgis”; a peça teatral “Amor”, com Denise Milfond, a apresentação musical do roqueiro Dado Villa Lobos em “O Passo do Colapso”; o show de tenores “Os 3 Tenores do Brasil”, com os cantores Geilson Santos, João Alexandre e Geraldo Mathias; o musical “Começaria tudo outra vez – As Canções de Gonzaguinha”, com os cantores Roberta Spindel e Marcus Brandão acompanhados de banda, apresentação do grupo BlueBeetles, em Tributo aos Beatles, e concerto com a Orquestra de Metais de Barra Mansa.

Duas versões do “Chá Musical” vão acontecer no Hotel Solar do Império, belo casarão construído em 1875, proporcionando ao público uma tarde ao som de populares canções francesas, com o Chansonnier Pascal Maurice Kaham, e outra com Jerzi Milewski no violino e Aleida Schweitzer, ao piano A Praça da Liberdade, projeto paisagístico assinado pelo botânico francês Auguste Glaziou, em 1886, também foi local de reunião de escravos livres para compra de outros que ainda eram mantidos nas senzalas, vai abrigar o tradicional e animado “O Festival vai à praça”, com apresentações de grupos artísticos de alunos das escolas municipais, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis.

No Centro de Cultura Raul de Leoni uma atração para a garotada com apresentação da peça infantil “As Olimpíadas”.

PROGRAMAÇÃO

Data: 8 de julho, sexta-feira

20h – Catedral São Pedro de Alcântara

Abertura do 16° Festival de Inverno de Petrópolis

Orquestra Sinfônica CESGRANRIO

Maestro: Eder Paolozzi

Participação: Coral dos Canarinhos de Petrópolis

Maestro: Marco Aurélio Lischt

Obras de: Mozart, Handel, Verdi e outros

Data: 9 de julho, sábado

10h às 12h – Palácio de Cristal

Oficina de Aquarela

Programação para família

15h – Museu Imperial – Sala Multimidia

Palestra com Estevão Herman

Luz, Camera e Ação

“Os temas musicais inesquecíveis, com cenas dos mais famosos filmes do passado”.

Comentários: Sérgio Batista

18h – Museu Imperial – Cine-Teatro

Concertos à Luz de Velas”

Nicolau Figueiredo, cravo

Obras de Bach, Rameau e Scarlatti

20h – Teatro D. Pedro

Espetáculo “Uma Noite na Ópera”

Solistas: Carla Odorizzi, Ivan Jorgensen, Lucia Bianchini, Santiago Villalba e Taty Caldeira
Acompanhamento: Quarteto Afinatto
Maestro: Claudio Ávila

Data: 10 de julho, domingo

10h – Praça da Liberdade

“O Festival Vai a Praça”

Tema: “Música e Movimento”: Vida Saudável!

Evento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Apresentações artísticas de alunos de escolas municipais de Petrópolis

15h – Centro de Cultura Raul de Leoni

“As Olimpíadas”

Teatro infantil

16h – Palácio de Cristal

Show com a “Tribo de Gonzaga”

19h – Theatro D. Pedro

Dado Villa Lobos com o show “O Passo do Colapso”

Data: 11 de julho, segunda-feira

18h – Palácio de Cristal

Mariano Trio

“Canções de Cinema”

Mariano D`Almeida, voz

André Mendes, piano

Felipe Depoli, contrabaixo

Data: 12 de julho, terça-feira

15h – Museu Imperial

Cineteatro

Mostra de Animação francesa

17h – Solar do Império

“Chá Musical”

“Uma tarde Francesa”

Com o chansonnier Pascal Maurice Kaham. Canções populares francesas com o charme do realejo das ruas de Paris

18h – Palácio de Cristal

Ana Gazzola & Sonia Santos

Com o show: “Brasil Brazil Show”

19h30m – Theatro D. Pedro

“Amor” com Denise Milfont

Peça teatral

Classificação: 16 anos

Data: 13 de julho, quarta-feira

12h – Museu Imperial – Cineteatro

“Concertos ao Meio-Dia”

Pianistas: Felipe Naim e Silas Barbosa

Versão Orquestral: Flávio Augusto

Obras de: Mozart e Saint-Saëns

16h – Museu Imperial – Cineteatro

Mostra de Cinema Francês

19h30m – Theatro D. Pedro

“Os 3 Tenores do Brasil”

Com Geilson Santos, João Lima e Geraldo Mathias

Pianista: Katia Balloussier

20h30m – Palácio de Cristal

“Cristal jazz”

Indiana Nomma e Oscar Milito Trio

Indiana Nomma (voz) Oscar Milito (teclado) Alex Rocha (baixo) e Kim Pereira (bateria)

Lançamento do CD Unexpected

Banda de Abertura: Cristiano Gaviolli Trio (19h às 20h)

Data: 14 de julho, quinta-feira

12h – Museu Imperial Cineteatro

“Concertos ao Meio-Dia”

Pianistas: Daniel Burlet e Ligia Moreno

Versão Orquestral: Flávio Augusto

Obras de: Shostakovich e Tchaikovsky

17h – Solar do Império

“Chá Musical”

“O Violino Mágico de Jerzy Milewski em Todas as Cores”

Jerzy Milewski, violino e Aleida Schweitzer, piano

Clássicos, jazz, tango, country e outros

18h – Museu Imperial – Cineteatro

“Concertos à Luz de Velas”

Tangos, Boleros e Outras Tragédias com Paulo José Campos de Melo (piano) e Andrea Pinheiro (canto)

19h30m – Theatro D. Pedro

Começaria tudo outra vez

“As Canções de Gonzaguinha”

Com os cantores Roberta Spindel e Marcus Brandão acompanhados de banda

Produção Geral: Carlos Alberto Serpa

Textos e Direção: Rubens lima Jr.

Direção Musical e Arranjos: Guilherme Menezes

20h30m – Palácio de Cristal

“Cristal jazz”

Nicolas Krassik Trio

Banda de Abertura: Bruna Souza & Bebel Nunes (19h às 20h)

Data: 15 de julho, sexta-feira

18h – Museu Imperial – Cineteatro

“Concertos à Luz de Velas”

Duo Halász
Franz Halász (violão) e Débora Halász (piano)

Ganhadores do Grammy 2016 / Categoria Melhor Álbum Clássico

Obras de Radamés Gnattali

19h30m – Theatro D. Pedro

BlueBeetles

“Tributo aos Beatles”

20h30m – Palácio de Cristal

“Cristal jazz”

Martie

Lançamento do CD “Quem te viu”

Direção artística e teclado: Claudio Dauelsberg

Participação especial: Marco Lobo (percussão) e

Rodrigo Villa (contrabaixo)

Banda de Abertura: Joãozinho do Cavaco & Familia (19h às 20h)

Data: 16 de julho, sábado

10h às 12h – Palácio de Cristal

Oficina de Brinquedos Recicláveis

Aprenda a confeccionar brinquedos a partir de materiais recicláveis

Programação para família

18h – Museu Imperial – Cineteatro

Concertos à Luz de Velas”

Angelica De La Riva, soprano

Katia Balloussier, piano

Tributo a Carlos Gomes, Granados e outros

19h30m – Theatro D. Pedro

Cia. Brasileira de Ballet

“Paquita Gran Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”

Direção, remontagem, adaptação e ensaios – Jorge Texeira

Música de Ludwig Minkus e Charles Gounod

20h30m – Palácio de Cristal

“Cristal jazz”

Taryn

Lançamento do CD Nouveau Vintage Café

Um tributo as Divas do Jazz

Banda de Abertura: Cristiane Zappa (19h às 20h)

Data: 17 de julho, domingo

10h as 13h – Palácio de Cristal

Oficina de Máscaras – crie máscaras criativas

Programação para família

17h – Teatro D. Pedro

Encerramento do 16° Festival de Inverno de Petrópolis

Orquestra de Metais de Barra Mansa

Maestro: Hercules Alves

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Feriado 7 de Setembro: 5 Destinos para quem ama a natureza –

Burger Fest no Rio: Volta ao mundo em 33 hambúrgueres! – Le Touriste