Road trip: Roteiro de 4 dias em Creta, Grécia

Creta, no belíssimo Mar Egeu, é a maior ilha grega, oferecendo muitas atrações em toda sua extensão. Nada mais adequado do que explorar as suas cidades numa road trip! Compartilhamos aqui nosso roteiro de 4 dias, e ficamos super felizes de ter tido o feedback de alguns viajantes que seguiram as dicas e curtiram. Confiram!

247
Dias de sol, praias paradisíacas e boa comida na Grécia!

 

234
Uma visão incrível do mar grego

Reserve seu hotel em Creta aqui pelo Booking.com

Booking.com

Cercada por alguns mitos, o maior deles o do Minotauro, é uma ilha com atrativos para todos os gostos. Praias incrivelmente belas, paradisíacas mesmo, lagos em meio a montanhas, centrinhos históricos cheios de charme, um famoso farol, cavernas, desfiladeiros impressionantes e sítios arqueológicos importantíssimos.

DSC00213
Muito o que fotografar em Creta

 

285
Old Town em Chania

 

DSCN4513 (800x600)
Farol veneziano de Chania

Para percorrer a ilha de norte a sul, leste a oeste,  uma estadia de pelo menos 4 a 5 dias é o ideal. Ainda mais pelo fato de que algumas estradas são um sobe e desce sem fim, em curvas as vezes vertiginosas, o que torna a viagem ao mesmo tempo deslumbrante e mais longa.

277 (484x363)
Pelas estradas de Creta

Estivemos lá no mês de setembro, que é uma ótima época com muito sol e calor, mas sem os ventos fortes que começam a soprar em outubro.

268
O lindo mar de Creta

Chegamos na ilha de avião vindo de Atenas até Chania, onde nos hospedamos durante 2 dias. Alugamos o carro previamente pela internet com a Avis, e durante esse período conhecemos bem Old Town, o centrinho de Chania que lembra Veneza  por ter sido dominada por eles durante um período, e as lindas praias e lagos da região.  Só o passeio de carro já é uma viagem inesquecível. A primeira praia visitada no primeiro dia foi Elafonisi, no sudeste da ilha. A sensação ao ver a cor e beleza daquele mar translúcido foi a de ter chegado no paraíso.

233
Placas indicativas na estrada…em grego!

 

236

As águas são super gostosas para se banhar e toda a praia tem estrutura de barracas, espreguiçadeiras e bares. Ótimo local para o uso de snorkel.  A praia fica quase encravada nas montanhas, chegar lá demora um pouco (cerca de 70km de  Chania), mas vale muito e é impactante avistá-la de longe.

DSCN4443 (800x600)
Elafonisi, a praia dos meus sonhos

 

250

No dia seguinte, fomos conhecer o Kournas Lake, a meia hora de Chania, um lago não muito profundo também cercado por montanhas. Bastante familiar, é ideal para passar o dia, fazer um piquenique e almoçar. A cor da água desse lago é estonteante devido a sua mistura de tons, o que é um grande convite a um passeio de pedalinho. Muitos patinhos e gansos nos acompanharam ao longo do passeio!

330
Vista panorâmica do lago

 

319
Pedalinho no Lake Kournas

 

DSCN4564 (800x600)
Lake Kournas

FAÇA SEU SEGURO VIAGEM AQUI COM  REAL SEGUROS

realseguro

A próxima parada ficava um pouco mais distante. Seguimos para a inacreditável cidade de Fragkokastello, também no sudeste mas já próximo ao meio da ilha. Ao nos aproximarmos já era possível admirar a vista que se  tem dessa estrada, incrível! O mar tem um tom belíssimo, convidativo, chamado Mar Líbio, pois Creta fica próxima da costa do Egito e Líbia.

357
Mar perfeito!

A água é um pouco mais fria, mas é realmente irresistível mergulhar e curtir aquilo tudo só pra você. Além da praia, a outra atração famosa do local é o Forte Veneziano de Fragkokastello, de 1371, que fica em frente à praia. O forte está em ruínas mas sua visitação é possível. Depois da praia almoçamos lá mesmo, no Restaurante Ostria.

378
Fachada do restaurante

Nossa opção foi: um prato farto de camarões, preço barato e a melhor vista que se pode ter na região. Essa é uma taverna bem típica grega, pintada de azul e branco, toda decorada e cercada de bouganvilles.

DSCN4589 (800x600)

As mesas são voltadas para o mar num azul a perder de vista.

379
Creta e suas paisagens irretocáveis

Voltamos para o último pernoite em Chania. A noite lá é bastante animada, todos os barzinhos e restaurantes em frente ao porto ficam cheios. Uma gentileza que nos surpreendeu em todos os restaurantes gregos é que  após pagar a conta, sempre oferecem uma cortesia como uma sobremesa, um prato de frutas ou uma garrafinha de licor ou Ouzou, a bebida grega típica. No terceiro dia em Creta seguimos para Heraklion para mais duas noites. Fizemos algumas paradas no caminho já que existem muitos sítios arqueológicos na ilha. O primeiro a visitar foi Festos, no Vale de Messara.

420
Entrada para o sítio arqueológico

 

DSCN4720 (800x600)
Festos, em Creta

Alugue carro aqui e organize sua viagem

419

No local havia um palácio de cerca de 2 mil a.c.  e somente em meados do século 19 esse sítio arqueológico foi descoberto. Do alto da montanha do lado de fora do sítio é que se tem uma visão geral fantástica e uma boa noção da dimensão dessa antiga construção. Pegamos o carro novamente e em cerca de 35 minutos  chegamos na disputada praia de Matala.

421

As famosas cavernas de Matala dominam o lado norte da pequena baía. É impressionante estar na praia e ver aquele paredão rochoso quase branco cheio de cavernas onde turistas podem subir e explorar o local. De lá pode-se ver de perto esses estranhos buracos e ter uma visão panorâmica da praia. O curioso é que essas cavernas foram feitas pelo próprio homem, com o propósito de utilizá-las como tumbas durante o domínio romano.

Matala
Praia de Matala, Creta

 

425
Cavernas de Matala

Depois desse passeio fantástico chegamos então a Heraklion no fim da tarde, prontos para no dia seguinte desfrutar de uma das atrações principais da ilha. Por isso, o quarto e último dia em Creta foi dedicado a conhecer o histórico Palácio de Knossos. Esse é um dos sítios arqueológicos mais significativos do mundo. É enorme e tem muita área ainda bastante preservada. Não se sabe ao certo como a civilização que ocupava essa região desapareceu, o que colabora para tornar o lugar ainda mais lendário. Poder ver de perto os afrescos com as representações do Minotauro, os antigos aposentos do gigantesco palácio, as cores fortes que eram usadas nas paredes e colunas… nossa! Pra quem curte história e arqueologia é emocionante!

DSCN4796 (800x600)
Ruínas do Palácio de Knossos

 

No centro da capital  localiza-se o Museu Arqueológico, onde os objetos achados nas ruínas, estão cuidadosamente guardados. O famoso  Disco de Festos, um marco para a civilização, encontra-se nesse museu. É bacana ir no museu antes de visitar o palácio pois assim entendemos melhor o seu significado.

DSCN4794 (800x649)

O palácio era um complexo onde vivia a civilização minoica, da era do bronze, e é considerada a cidade mais antiga da Europa. Dentro desse palácio, segundo a lenda,  existia um labirinto dedicado ao mítico Minotauro, daí vem a história do Rei Minos. As escavações restauraram parcialmente o belo palácio e suas colunas majestosas e afrescos que retratavam a vida na época, além do grande culto ao Minotauro com enormes chifres espalhados pelo local. Alguns teóricos afirmam que a explosão do vulcão de Santorini, ilha próxima a Creta, tenha sido responsável pelo abandono do povo dessa região. Ao visitar Knossos e desvendar seus labirintos, as histórias da mitologia grega vão  voltando à mente!

DSCN4793 (800x600)
Sítio arqueológico de Knossos

 

DSCN4801 (800x600)
Interior do Palácio de Knossos

 Ainda há muito mais a explorar na ilha, principalmente numa viagem de carro. A nossa já estava acabando, então decidimos que valia a pena mais uma esticadinha de alguns quilômetros para uma  última parada na linda cidade litorânea de Agios Nikolaos.  Com uma grande marina, lembra muito o estilo das cidades da Riviera Francesa. Obrigatório caminhar a tarde por lá pra sentir o clima do lugar. Fomos com o carro até o belo Lago Volismeni, que visto de cima pode ser contemplado por inteiro, e de lá rodamos a cidade toda à pé.

DSCN4815 (800x600)
O belo lago cretense

Pra terminar passamos o fim da tarde, já com o sol se pondo, num dos inúmeros restaurantes ao longo da Mirabelo Bay. Hora de saborear a  autêntica salada grega, regada a muito azeite grego  e queijo feta. Não precisa de mais nada!

DSCN4820 (800x600)
Super clima Mediterrâneo!
DSCN4837 (800x600)
Deliciosas e saudáveis saladas gregas

Depois de dias explorando bem Creta, porém com a certeza de que muito mais ainda poderia ser explorado, devolvemos o carro e pegamos o ferry no Porto de Heraklion para chegar a Santorini.  Saímos da terra do Minotauro e fomos para a ilha do vulcão, em outra parada mágica nesse arquipélago grego fascinante…

ACOMPANHE TODAS AS NOSSAS VIAGENS PELO NOSSO INSTAGRAM: @blogletouriste

Banner ig


Rodapé posts 2


 

Anúncios

4 comentários em “Road trip: Roteiro de 4 dias em Creta, Grécia

  1. Felicidade ao ver esse sonho tornar-se realidade! Vida longa ao Letouristeblog!!! Parabéns Monica!!! Agora sim, meu blog preferido de viagens!!! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s