Africa e Ásia, marrocos

Como passar uma noite no Deserto do Sahara

Para quem tem pedido dicas do Marrocos, principalmente sobre o passeio ao Deserto do Sahara, basta conferir aqui o post que fizemos contando em detalhes a experiência nesse lugar único. Nós viajamos com especialistas nativos que falam português fluente. Isso faz toda a diferença. Foi com eles que conhecemos o Deserto do Sahara. Em setembro, final do verão, pegamos um clima ótimo: calor de manhã,  ameno à noite. No deserto também foi assim. Quando é inverno no Magreb, faz bastante frio, é preciso ir preparado para a queda brusca de temperatura nas dunas. Todos os detalhes dessa viagem inesquecível abaixo. Não percam esse relato!

Matéria atualizada em out/2017

IMG_1913 (800x600)

 

DSC03310

A região do deserto fica a cerca de 7h de carro de Marrakech, nosso ponto de partida. Há muitas cidades interessantes a visitar no caminho, contamos com o apoio do guia de nossa agência parceira Viagens em Marrocos, que oferece assistência e segurança em tours especializados. É possível ir de ônibus para a cidade mais próxima do Sahara ou alugar um carro e ir por conta própria. Essas opções são bem mais cansativas e tem o fato complicador do GPS não funcionar no deserto. O carro com guia é mesmo a solução mais agradável. Especializada em trabalhar com brasileiros – o guia fala Português perfeitamente, outro grande facilitador para esse tour – , essa agência tem vasta experiência em passeios no deserto e todo o restante do Marrocos.

Para reservar os serviços dessa agência, envie-nos um email que providenciamos e passamos as informações sobre preços: letouristeblog@gmail.com

Reserve hotéis no Marrocos aqui no Booking.com

Nova Imagem

Nosso guia Omar Bakabou
Nosso guia Omar Bakabou

Rota definida, partimos então em direção a Merzouga, a cidade chamada por eles de “porta do deserto” pois fica aos pés das dunas. Fomos avançando de carro a partir de Marrakech, passando pela espetacular cadeia de montanhas do Alto Atlas, e por diversas cidades turísticas. No nosso caso, fizemos o passeio em 5 dias para conhecer bem a região, mas o roteiro pode ser feito em 3 dias também. Então, no terceiro dia estávamos na tão falada Merzouga.

IMG_1869 (800x600)
Camelos e dunas em frente ao hotel

 

IMG_1859 (800x600)

O esquema desse tipo de tour é chegar no hotel em Merzouga, onde há mais estrutura, se hospedar e se preparar para o passeio de camelo no fim da tarde. Tudo é muito bem preparado e não passamos por nenhum tipo de dificuldade. Ficamos no Hotel Nomad Palace estrategicamente situado de frente para as dunas! No estacionamento, literalmente haviam camelos e jipes!! O hotel é escolhido pelo próprio viajante, a agência reserva de acordo com a nossa vontade. O hotel pode ser o mais luxuoso ou mais econômico, basta indicar a preferência.

Hotel Nomad Palace
Hotel Nomad Palace

 

IMG_1809 (800x600)

 

IMG_1810 (800x600)

Conforme planejado, às 18h horas partimos do hotel junto com a caravana de camelos. Os próprios Berberes,  marroquinos nascidos naquela região, preparam os camelos, providenciam  garrafas d´água e dão toda assistência.

Guia berbere liderando a caravana
Guia berbere liderando a caravana

A época que escolhemos para estar no Marrocos também foi a ideal, pois no final de setembro o calor não é tanto quanto no verão, e as 18h o sol já não está forte mas ainda sobra bastante tempo para ver ele se pôr.

IMG_1931 (800x663)

 

Nós, os camelos e as dunas
Nós, os camelos e as dunas

IMG_1926 (800x567)

Essa era a grande expectativa do passeio, e após cerca de 1h andando de camelo, que são muitos bonzinhos e até fáceis de “pilotar”, já estávamos bem no meio das grandes dunas para admirar o lindo pôr do sol.

IMG_1967 (800x600)

Não é exagero dizer que o céu é um dos mais lindos, pois esse cenário das dunas douradas com os raios do sol pincelando tudo ao redor, é absolutamente deslumbrante. É maravilhoso estar inserido nessa paisagem em meio ao silêncio do deserto vendo o sol baixar. Difícil descrever, é preciso ir ver pessoalmente! Além disso, as curvas das enormes dunas formam desenhos belíssimos. Um espetáculo!

Pôr do sol no Sahara
Pôr do sol no Sahara

IMG_1988 (800x600)

+Guia Rápido do Marrocos

+Tudo o que você precisa saber para ir ao Marrocos

+Onde jantar em Marrakesh

 

Após a parada para esperar o sol se pôr, continuamos o passeio em cima dos camelos por mais uma meia hora até chegar em nosso acampamento em pleno deserto.

IMG_1991 (800x600)

Tudo isso é feito tendo o guia nos seguindo de perto. E no acampamento montado para os hóspedes do Nomad Palace, o guia também estaria lá caso precisássemos de alguma coisa. O desert camp tem uma ótima estrutura, com tendas individuais para casais, cama, iluminação e uma área comum montada para o jantar e a apresentação dos berberes que cantam músicas típicas à noite. Porém não há banheiro, afinal estamos no meio do deserto. Cada viajante leva uma mochila ou sacola de viagem com o que vai precisar durante a noite, e um casaquinho leve também pois esfria um pouco de madrugada. Mas fora isso não é preciso muita coisa.

Nossa tenda particular no deserto
Nossa tenda particular no deserto

 

IMG_1999 (800x600)

Antes do jantar é o momento ideal para caminhar para fora do acampamento e admirar o céu noturno do alto de alguma duna. O breu é total, perfeito para as estrelas se mostrarem todas, junto com meteoritos (o que chamamos de estrelas cadentes) e satélites. Demos sorte de pegar a lua crescente, iluminando o suficiente para poder admirar o céu por completo. Por mim não precisava de mais nada, chegar em pleno deserto e sentir a areia fina e macia do Sahara foi maravilhoso.

Na manhã seguinte bem cedinho, por volta das 7h, o guia berbere que nos acompanhou todo o tempo acordou o grupo que se preparou para retornar ao hotel de camelo. É a oportunidade de ver o sol nascer por trás das dunas. E como a agência Viagens em Marrocos presta total assistência, tinha também a opção de voltar de jipe 4×4 das dunas até o hotel.

Nossa caravana

Depois desse passeio único e fantástico voltamos para o hotel onde toda a equipe está a espera para oferecer um bom café da manhã e disponibilizar quartos individuais para que todos possam tomar banho. Quem quiser pode seguir viagem ou optar por ficar mais um dia hospedado no hotel e aproveitar a excelente piscina que é providencial no calor que faz no Marrocos.

Piscina do Hotel Nomad Palace
Piscina do Hotel Nomad Palace

Passear pelas dunas foi muito gostoso e marcante, e dormir no deserto foi inesquecível. Foi muito bom constatar que esse é um passeio com estrutura completa, e que mesmo estando em pleno Sahara não ficamos à mercê da sorte. Nada como fazer um passeio assim com a segurança que o próprio povo local passa pra gente, afinal, não tem como usar GPS e eles conhecem as dunas como ninguém! E com um guia que fala tão bem o Português ficou bem mais fácil moldar o tour exatamente do jeito que queríamos.

Passeio que vale muito a pena. Ir ao Marrocos e não passar uma noite no deserto é como ir a Roma e não ver o Papa!

IMG_1798 (800x600)

 .

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:
    Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

    Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars



 

Anúncios

25 thoughts on “Como passar uma noite no Deserto do Sahara”

  1. Oi gente! Que experiência Mara hein? To indo em junho com uma amiga meio cricri e queria detalhes sobre o percurso ouarzazate – merzouga. É muito longo? A estrada é boa? O
    Deserto próximo de ouarzazate é tão bonito quanto em merzouga? E a noite no deserto é muito demorado chegar ao acampamento? Da pra ir de carro? Super obrigada!

    Curtir

    1. Oi Tatiana!
      O percurso de Ouarzazate à Merzouga leva umas 5h, a estrada é ótima!!!! Todas as estradas que pegamos no Marrocos são excelentes, além de um visual maravilhoso nessa região das montanhas do Atlas. Em Ouarzazate não é deserto de dunas igual Merzouga (as dunas de Merzouga já são o que chamamos de Sahara), então pra ver aquela paisagem linda do deserto com as dunas imponentes, é legal fazer o passeio em Merzouga ou Erg Chebbi.

      Já no deserto demora cerca de 1h no camelo para chegar até o acampamento. Isso é que é o principal do passeio, o caminho pelo meio das dunas vendo o pôr do sol. Dá pra ir de carro sim, mas vc vai ter que estar com um guia pois o GPS não funciona nas dunas. Os guias conhecem aquilo com olhos fechados. Nosso guia Omar foi ótimo porque falava português, facilita muito. Se quiser o email dele me fala que te passo. O acampamento é super tranquilo e bem organizado. Muito legal a experiência. Qualquer outra dúvida me fala ok?
      Eu tive muuuuitas dúvidas antes de ir, quanto mais informação melhor 😉

      Bjos
      Monica

      Curtir

  2. Monica muito obrigada pelos esclarecimentos e de fato, vieram mais duvidas…rsrs
    Considerando que depois de Merzouga nossa proxima parada seria Fez, qual transporte indicaria como menos doloroso? Voltar para Ouarzazate e pegar o aviao ou seguir pela estrada ate Fez de carro? Entre Merzouga e Fez tem alguma cidade que merece uma noite de estadia? Minha rota inicial seriam 3 noites em Marrakech, 1 em Ouarzazate, 1 em Merzouga e 3 em Fez/Meknes. Vou fazer com agencia e carro e guia privativo. Acha legal? Super obrigada!

    Curtir

  3. Eu particularmente acho que vale a pena fazer com um guia esse trecho Ouarzazate-Merzouga-Fez, pois apesar da estrada ser boa, são muitas horas de viagem, fica bastante cansativo.
    Andei de ônibus no Marrocos para ir de Marrakech a Essaouira e confesso que não gostei muito da experiência, apesar de ser bem mais barato.

    Então acho essa sua rota inicial ideal. Acho que se voltar a Marrakech para pegar avião, fica mais cansativo (acho que não tem avião de Ouarzazate para Fez…), e penso que não tem necessidade de pernoite em nenhuma cidade entre Merzouga e Fez (são umas 7h de carro, faça um pit stop na floresta de cedro que dizem ser muito bonita). Se for pegar voo em Casablanca depois, não deixe de ver a Mesquita, é a principal do Marrocos e é a mais linda.
    Qualquer coisa vai me falando por aqui 😉

    Bjos!

    Curtir

  4. Olá Mónica!
    Pode dar-me informações sobre o preço que pagou e o que incluia?
    Sabe quanto se paga nessa agência por uma viagem de apenas 2 ou 3 dias ao deserto?

    Obrigada.

    Curtir

    1. Oi Silvia,

      Por 3 dias deve ser uns 300 e poucos Euros, se quiser me passe qual roteiro vc quer fazer e confirmo o preço pra vc. Eu passei 5 dias, inclui todo o transporte com guia, todos os hoteis nas cidades por onde passa e todos os deslocamentos até os locais dos passeios. Como é um passeio privado, vc pode moldar da forma que quiser.
      Qualquer coisa me fala!

      Curtir

  5. Olá Mónica,
    Amei as fotos e as informações. Vamos a Marrakech -8 dias – em janeiro. Pretendemos ficar em um riad. Você poderia nos dar uma dica de alojamento com preço menor que os dos riads? Neste alojamento deixaremos nossas malas os 4 dias que estivermos de passeio. Muito obrigada, Rejane

    Curtir

    1. Oi Rejane, obrigada pela visita.
      Você pode entrar na imagem do Booking.com na página inicial do meu blog e lá pesquisar diversos hotéis em Marrakech. São milhares de opções de hotéis e até riads com preços mais em conta. Basta vc ver qual se adequa melhor ao seu orçamento.

      Abraços!

      Curtir

  6. Mônica, que viagem dos sonhos. Adorei tudo, todas as fotos, as dicas, uma viagem incrível da qual me deu mais vontade ainda de ir conhecer. Adoro esses lugares exóticos, principalmente em se tratando de conhecer uma cultura tão diferente da nossa. Parabéns 🙂

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  7. OLA MONICA, SERA QUE OMAR AINDA ESTA COMO GUIA NO MARROCOS, ESTOU INDO PARA LA, E ADORARIA UM GUIA EM PORTUGUES E COMPRAR O PACOTE DESERTO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s