O que fazer em Essaouira no Marrocos? A gente conta aqui!

Falar em Marrocos é falar sobre Medinas, Mesquitas e deserto, certo? Porém, muita gente esquece que o Marrocos é banhado pelo Mediterrâneo e pelo Atlântico, fazendo dele um destino muito procurado por banhistas. Foi com o intuito de conhecer as diversas facetas desse país que procuramos uma das cidades litrorâneas para visitar: Essaouira.

IMG_2177 (800x600)
A praia de Essaouira

A dúvida ficou entre a badalada Tânger, no Mediterrâneo, muito procurada pelos espanhois, e as cidades banhadas pelo nosso conhecido Atlântico. Entre essas opções, as mais procuradas são Essaouira e Agadir. Optamos por Essaouira e fomos descobrir uma praia no Marrocos! Localizada na costa sudoeste do Marrocos, antigamente era conhecida como Mogador por ter sido dominada pelos portugueses em 1506. O maior resquício desse domímio é o Forte de Essaouira com sua muralha, Skala em árabe, se destacando na paisagem da cidade.

IMG_2090 (800x600)
A skala de Essaouira

IMG_2424 (600x800)

Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, os bem conservados canhões portugueses e os baluartes são uma das grandes atrações fotografadas pelos turistas. Vive fortemente da pesca, tendo no seu porto também umas de suas maiores atrações.

IMG_2485 (800x600)
Os famosos canhões portugueses no Forte de Essaouira

Em relação a praia, é também um destino muito procurado pelos estrangeiros, mas por suas águas serem mais frias e agitadas, acabou se tornando mais visada pelos esportistas. A prática de windsurf é perfeita aqui, já que Essaouira é conhecida como “Cidade do Vento”. Essaouira fica a 180 kilômetros de Marrakech, por esse motivo é um dos tours oferecidos como day trip a partir dessa cidade. Considero esse um passeio muito corrido e um pouco cansativo para se fazer em um só dia. Preferimos então pernoitar para conhecer com mais calma esse lugar histórico. A opção é ir para lá de carro ou de ônibus, cuja passagem custa cerca de 8 Euros e leva umas duas horas e meia de viagem.

IMG_2081 (800x673)

Quem comprar o bilhete na rodoviária não deve esquecer de adquirir  também o ticket que dá direito a levar mala no bagageiro, custa um valor simbólico, mas é preciso ir num balcão separado fazer o “enregistrement de bagage” (cadastro de bagagem).

IMG_2208 (800x600)
Muitas cores no artesanato marroquino
IMG_2212 (800x609)
Souk dentro das ruelas da Medina

E foi melhor não fazer passeio de um dia somente, já que isso propiciou disponibilidade para desvendar a Medina, que é o tipo de lugar que se caminha com mais tempo para ver as muitas opções de artesanato que os souks – os mercados tradicionais – oferecem. São muitas ruelas e lojinhas. Foi lá que encontrei as melhores e mais bonitas pashminas para comprar, não sem antes negociar o preço.

IMG_2497 (800x605)
Típico do Marrocos

E como não poderia deixar de ser, há muita oferta também de óleo de argan, já que grande parte das cooperativas que o produzem estão na região. As fotos que vemos de lá de cabras perfeitamente equilibradas em cima dos galhos das árvores de argan não são photoshop! Pela estrada vemos elas realmente suspensas nessas árvores, em pé e bem tranquilas, num equilíbrio admirável!

IMG_1107 (800x595)
Preparo do óleo de argan

Também é bom caminhar com calma até o forte e respirar um pouco de história. Os canhões enfileirados, a muralha que dá diretamente para o oceano, as portinhas que dão para os espaços onde antigamente eram guardadas munições e mantimentos para os soldados e hoje em dia são lojinhas, são lugares que ficam cheios de turistas.

 

IMG_2442 (800x597) 1
Forte de Essaouira
IMG_2427 (800x612)
Muito artesanato à venda dentro do Forte
Lojinha localizada no Forte
Antigos locais para guardar armamento se transformaram em lojinhas

E por ser uma importante fonte de renda, o porto é um local meio agitado e, lógico, com forte cheiro de peixe, não achei o melhor ponto para se passear. No entanto, a imagem dos barquinhos pesqueiros na frente de uma da torres é um dos cartões postais de Essaouira, despertando o interesse dos visitantes. Um pouco antes do porto fica a praça com várias opções de restaurantes. Mas atenção, nenhum aceita cartão de crédito! O pagamento nos estabelecimentos é feito em dinheiro, na moeda local Dirham ou Euro.

IMG_25091 (800x592)
O porto de Essaouira

O destaque, é claro, vai para o que mais queríamos ver: o mar. A linda visão das ondas batendo nas rochas e nas muralhas foi o ponto forte de nossa visita.

IMG_2114 (800x600)1
A cidade vive da pesca

É uma paisagem marcante, que faz um bonito contraste com as construções brancas, e é quase hipnotizante ficar admirando as inúmeras gaivotas que sobrevoam a orla sem parar, ou descansam  sobre as rochas. Com o céu azul, é o tipo de cenário que dá para passar horas admirando. Mais um bom motivo pra não termos feito um bate volta!

IMG_2177 (800x600)
Mar no Marrocos. Essaouira é banhada pelo Oceano Atlântico
IMG_2185 (800x600)
Muitas gaivotas na cidade litorânea

Essaouira, a cidade do vento e do mar. Com seus lindos portais azul royal, que é sua cor símbolo, merece uma esticada mais demorada  justamente para deixar para trás a agitação de Marrakech e vivenciar o ritmo mais lento de seu estilo de vida. Dormir com o barulho das ondas em pleno Marrocos certamente é um diferencial que vale a pena!

IMG_2204
As lindas portas na cor azul royal de Essaouira

 

 Reserve seu hotel pelo Booking.com clicando aqui

Banner Booking.com


Rodapé posts 2

Anúncios

7 comentários em “O que fazer em Essaouira no Marrocos? A gente conta aqui!

  1. Sonia leu seu blog e nos telefonou para dar os parabéns. Elogiou tudo, encantando-se com seu texto e também c/ as belas fotos. Mandou te dar beijos por ela e Antonio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s