in

Bate e volta a Ouzoud Falls no Marrocos

Ouzoud Falls no Marrocos é uma das grandes atrações disponíveis para quem vai a Marrakech. Mas ainda não são muito conhecidas dos brasileiros. No entanto, há uma grande oferta de agências de viagem que fazem o passeio bate e volta a partir de Marrakech, indo e voltando no mesmo dia. Então é possível reservar lá mesmo e pagar na hora em euros ou na moeda local. Confira como é o passeio bate e volta a Ouzoud Falls.

 

Pesquisei bastante antes de escolher a agência porque o preço pode variar muito, como tudo no Marrocos. E muitas vezes é possível até negociar, dependendo da agência. Existem ainda aquelas que fazem o tour em carros privados e cobram muito mais caro por isso.

Pedi ajuda ao hotel onde fiquei hospedada, já que fiquei em dúvida entre algumas opções opções. Escolhi a agência Sahara, que cobrou 25 euros por pessoa. Esse preço inclui o transporte ida e volta (buscando no seu próprio hotel) e o guia local. O trajeto até as cascatas dura cerca de 3 horas numa estrada boa com a parada técnica no meio do caminho. Ao chegar somos recepcionados pelo guia e o passeio começa.

Reserve hotel no Booking.com

 

Tapetes feitos pelo povo local Bérbere

 

Na verdade, o passeio começa com a descida até a base da cachoeira. As cascatas de Ouzoud são a segunda maior da África, atrás apenas de Victoria Falls no Zimbábue. Então, a trilha para chegar lá embaixo é um pouco puxadinha. Ideal ir com roupas leves e sapatos apropriados. Até porque tem parada para mergulho, o momento mais esperado pela maioria, e muitos vão com biquíni por baixo da roupa. Logo que chegamos já podemos ter a dimensão do seu tamanho, pois temos uma visão completa da paisagem do alto, no topo de uma montanha.

Pouco depois de iniciar a trilha, o guia local faz uma parada para explicar a cultura local, os costumes do povo Bérberer, original da região, e também a geologia daquela área. O guia, aliás, falava cinco línguas! Algo bastante comum entre os marroquinos.

Continuamos descendo até chegar numa das quedas, onde é formada uma bela piscina natural de cor e visual convidativos. A parada aqui dura quase 1 hora, tempo suficiente para quem quer mergulhar e relaxar ali tomando sol ou bebericando alguma coisa nas mesinhas montadas.

 

 

Quase mais uma hora de trilha até finalmente chegar à base das cascatas. De perto são ainda mais bonitas. Aqui também se forma uma piscina, e podemos ficar calmamente ali apreciando a água cair de cima. Uma volta em barquinhos aqui nesse ponto é possível para quem quiser se aproximar das quedas. A plataforma com os turistas vai lentamente até a beira da queda principal, dá uma volta e retorna. Valeu a pena toda a descida para encontrar essa paisagem praticamente em pleno deserto, já que essa região é bastante árida.

 

 

 

Na hora do almoço, ainda podemos apreciar por mais algumas horas as cascatas, dessa vez por outro ângulo. A partir da base, uma escadaria leva a uma série de restaurantes que funcionam ali, todos com vista para Ouzoud. São mesinhas ao ar livre num ambiente bastante descontraído. É também nesse caminho que ficam as lojinhas e barraquinhas de souvenirs e artesanato local.

Lojinhas com artesanato

Nosso guia nos levou então até o restaurante onde seria nosso almoço, que servia um menu incluindo bebida, salada, prato principal, frutas frescas de sobremesa, e claro, o tradicional chá no fim da refeição. Custa cerca de 9 euros e vem em porções bem servidas. Comida bastante saborosa e, apesar de ser um local muito simples, a vista era espetacular, com direito a arco íris sobre as cascatas.

Brochete de frango, uma das opções de almoço, além de tajine e couscous

 

Após o almoço, ainda tivemos a surpresa de diversos macacos muito dóceis virem brincar no local. Sempre em busca de alimento, rapidamente se tornaram a grande atração da tarde, posando para fotos e subindo nos ombros dos turistas. Esse tour é um programa que dura o dia inteiro e é bastante proveitoso.

A organização não teve falhas e conforme previsto, as 17h a agência deixou cada passageiro de volta ao seu hotel em Marrakech. Foi uma grande oportunidade de ver a segunda maior cascata de um continente tão grande como a África.

 

 

 

.

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Fazenda São Luiz da Boa Sorte, requinte e história no Vale do Café

Como passar uma noite no Deserto do Sahara