Gruta de Santo Antônio: melhor restaurante Português de Niterói

Boa notícia para quem ama Portugal e sua culinária: um pedacinho de sua cozinha está aqui, bem próxima dos cariocas, em Niterói. Notícia melhor ainda para quem mora na Zona Oeste do Rio, já que em breve uma filial do restaurante Gruta de Santo Antônio, o Filho da Mãe, vai chegar à Barra da Tijuca! Será um ponto obrigatório, dentro do novíssimo shopping Vogue Square, o novo pólo gastronômico do bairro. Quando estive passando um fim de semana em Niterói fui convidada a conhecer o Gruta, comandado pelo chef Alexandre Henriques, eleito o melhor português do Rio em 2014 e a melhor opção em frutos do mar em Niterói. Não é para menos, afinal Alexandre ganhou esse ano o prêmio de melhor chef do Rio pelo Jornal O Globo.

Matéria atualizada em set/16

IMG_3028

IMG_3051

IMG_3060

A casa localizada no centro de Niterói já cativa logo na entrada com a bela  imagem de Santo Antônio na fachada. Por dentro é bastante aconchegante e ampla. Em algumas paredes, quadros que fazem alusão aos tradicionais azulejos portugueses, e espalhados por todo ambiente retratos de Dona Henriqueta, mãe do chef Alexandre e também proprietária. Um doce de pessoa que recebe pessoalmente os seus clientes. É possível perceber que ali o amor pela comida vem de família.

IMG_3025

 

Durante o excepcional jantar, provei o menu degustação tendo o privilégio da apresentação dos pratos ter sido feita pelo próprio chef. Difícil encontrar palavras para descrever a perfeição de um prato após o outro. Acabei de voltar de Portugal onde comi maravilhosamente bem em Lisboa, e posso dizer que o Gruta apresenta uma culinária tão boa quanto os restaurantes de lá. Para dar início aos trabalhos,o fiel bolinho de bacalhau. Tão bom que basta um fiozinho de azeite para complementar!

IMG_3031
Logo após, o menu começa a ser apresentado com um pastel de nata de bacalhau inexplicável…a mesma massa folhada crocante do pastel de nata com um bacalhau desfiado de comer rezando! Na verdade Alexandre explicou o segredo desse pastel tão divino, mas o melhor é ir lá e descobrir pessoalmente…

IMG_3033
Em seguida, o camarão a Bulhão Pato que vem num molhinho de alho, manteiga e azeite saborosíssimo. Fica melhor ainda acompanhado de pão para poder molhar no molho. Que tempero! E ainda de entrada, uma panelinha de lagostins cujo aroma ao abrir a delicada tampa já dá mostras de que é coisa muito boa. São entradas leves com sabores incríveis.

IMG_3036

IMG_3037

O prato principal não poderia ser outro. O Bacalhau do Chef não deixa dúvidas do porquê do restaurante ser considerado o melhor português da atualidade. Macio, saboroso, leve e ao mesmo tempo marcante. Vem acompanhado de batata aos murros e cebolas caramelizadas, desmanchando no garfo e na boca. Com o mercado de peixes tão próximo do restaurante, as iguarias são sempre super frescas. Talvez seja esse um dos grandes diferenciais do lugar.

IMG_3040
A degustação se encerrou com o Pijaminha de doces portugueses, um trio representando o que há de melhor em termos de sobremesas típicas de Portugal. Ele é composta pelo famoso pastel de nata, rocambole de laranja com amêndoas moídas e toucinho do céu. O pastel estava no ponto certo, crocante por fora e cremoso por dentro, digno do que se come em Belém. O doce de laranja é do tipo em que o sabor  e aroma invadem o céu da boca! E o toucinho do céu, que é uma das minhas sobremesas favoritas, também estava perfeito e não me decepcionou. Um toque de canela e não precisa mais nada para ficar tudo perfeito.

IMG_3043

O restaurante tem uma adega imponente, com algumas raridades e muita história. Alexandre apresentou alguns de seus 320 rótulos e deu uma aula sobre vinhos portugueses,  me fazendo viajar nas lembranças das caves do Douro…

IMG_3046

IMG_3058
Com o chef Alexandre Henriques na adega da Gruta

A experiência desse jantar e o bate papo com o chef mostraram porque ele vem ganhando prêmios um atrás do outro. Com uma cozinha portuguesa de excelência, o estabelecimento promove ainda aulas gastronômicas. É uma forma de perpetuar a tradição da comida portuguesa e continuar passando para frente os ensinamentos de Dona Henriqueta, que tiveram origem em Alcobaça com a sua mãe, que também era uma cozinheira de primeira.  A Gruta de Santo Antônio é um pedaço mais do que original de Portugal muito bem instalado em Niterói e que vale muito a pena conferir.

Gruta de Santo Antônio

Rua Silva Jardim 148, Centro – Niterói

Tel: 2621-5701

Aberto de 5af a sab das 11h30 às 22h30; dom, 4af e feriados das 11h30 às 16h30

 

 


 

Rodapé posts 2

Anúncios

4 comentários em “Gruta de Santo Antônio: melhor restaurante Português de Niterói

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s