in

Gruta: o melhor restaurante Português do Rio

Boa notícia para quem ama Portugal e sua culinária: um pedacinho de sua cozinha está aqui, bem próxima dos cariocas. No final de semana que passei em Niterói, fui conhecer o restaurante Gruta de Santo Antônio (www.grutadesantoantonio.com.br), magistralmente comandado pelo chef Alexandre Henriques, eleito o melhor português do Rio em 2014 e a melhor opção em frutos do mar em Niterói. Não é para menos, afinal Alexandre ganhou esse ano o prêmio de melhor chef do Rio pelo Jornal O Globo.

A casa localizada no centro de Niterói já cativa logo na entrada com a bela  imagem de Santo Antônio na fachada. Por dentro é bastante aconchegante e ampla. Em algumas paredes, quadros que fazem alusão aos tradicionais azulejos portugueses, e espalhados por todo ambiente retratos de Dona Henriqueta, mãe do chef Alexandre e também proprietária. Um doce de pessoa que recebe pessoalmente os seus clientes. É possível perceber que ali o amor pela comida vem de família.

Durante o excepcional jantar, provei o menu degustação tendo o privilégio da apresentação dos pratos ter sido feita pelo próprio chef. Difícil encontrar palavras para descrever a perfeição de um prato após o outro. Acabei de voltar de Portugal onde comi maravilhosamente bem em Lisboa, e posso dizer que o Gruta apresenta uma culinária tão boa quanto os restaurantes de lá. Para dar início aos trabalhos,o fiel bolinho de bacalhau. Tão bom que basta um fiozinho de azeite para complementar!

O prato principal não poderia ser outro. O Bacalhau do Chef não deixa dúvidas do porquê do restaurante ser considerado o melhor português da atualidade. Macio, saboroso, leve e ao mesmo tempo marcante. Vem acompanhado de batata aos murros e cebolas caramelizadas, desmanchando no garfo e na boca. Com o mercado de peixes tão próximo do restaurante, as iguarias são sempre super frescas. Talvez seja esse um dos grandes diferenciais do lugar.

O restaurante tem uma adega imponente, com algumas raridades e muita história. Alexandre apresentou alguns de seus 320 rótulos e deu uma aula sobre vinhos portugueses,  me fazendo viajar nas lembranças das caves do Douro…

A experiência desse jantar e o bate papo com o chef mostraram porque ele vem ganhando prêmios um atrás do outro. Com uma cozinha portuguesa de excelência, o estabelecimento promove ainda aulas gastronômicas. É uma forma de perpetuar a tradição da comida portuguesa e continuar passando para frente os ensinamentos de Dona Henriqueta, que tiveram origem em Alcobaça com a sua mãe, que também era uma cozinheira de primeira.  A Gruta de Santo Antônio é um pedaço mais do que original de Portugal muito bem instalado em Niterói e que vale muito a pena conferir.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

3 Hotéis na Barra da Tijuca com Day Use – Le Touriste

Dicas da África do Sul: o que saber antes de ir