in

Roteiro de 3 dias em Bariloche

Visitar Bariloche na primavera e verão possibilita ver flores que deixam os visitantes maravilhados com as cores, variedade e quantidade. Nessa época não costuma fazer calor já que é região patagônica, mas não é tão frio quanto no inverno. Os dias são bem mais longos, o que permite  aproveitar a cidade até mais tarde, e o azul do céu combinando com os tons de azul e verde dos lagos formam cenários absolutamente deslumbrantes, verdadeiras pinturas. Em dezembro passado estive na cidade e fiz um roteiro de três dias.

As opções de hospedagem de luxo estão em sua maioria na Av. Bustillo, também em frente ao lago. São hotéis lindíssimos, mas um pouco mais afastados do Centro Cívico, que é o coração de Bariloche. Portanto, o Tres Reyes foi uma ótima opção, muito bem centralizado e com todo conforto e requinte necessário.

 

Sala de estar do Hotel Tres Reyes

 

Lounge do hotel

 

Lago Nahuel Huapi

O Tres Reyes fica numa rua transversal a Calle Mitre, onde o comércio se concentra. Ali fica a irresistível Rapa Nui Chocolates e diversos restaurantes, farmácias, agências de viagem e casas de câmbio. Para chocolates um pouco mais em conta, a enorme Chocolates del Turista também é uma ótima opção, costumam dar 10% de desconto em todos os itens. Ainda no centrinho da cidade, a bonita rua V.A. O’ Connor é menos conhecida mas não menos bonita. Lá está também a graciosa Catedral Nuestra Señora del Nahuel Huapi.

 

Centro Cívico

No primeiro dia de passeio,  agendamos uma ida ao imperdível Cerro Otto. O quiosque onde se compra o ticket para o teleférico também ficava muito próximo ao nosso hotel na Calle Mitre. Chegando na base da montanha, é feito o embarque no teleférico, durante a subida bastante alta podemos apreciar a uma vista incrível.  São 1405 metros de subida, o vento pode fazer o teleférico parar no meio do caminho, mas depois começa a subir novamente.  A paisagem vale muito a pena.

 

 

 

Uma vez lá em cima, entre na Confeitaria Giratória, boa opção para almoçar e ter a oportunidade de ver essa paisagem deslumbrante rodando em 360 graus. É lindo!

 

 

Outro passeio maravilhoso no mesmo dia foi o Cerro Campanário. Essa atração pode ser feita dentro do Circuito Chico, que passa nos principais pontos de Bariloche durante uma manhã ou uma tarde. Após o almoço então, pegamos a “aerosilla”, bem mais tranquila de subir, e a vista é ainda mais espetacular. Lá do alto a gente vê as montanhas com picos cobertos de neve envolvendo os diversos lagos. Para cada lado que se olha, uma paisagem mais estonteante que a outra.

 

 

 

Como certamente vai estar ventando muito, aproveite o café local para tomar um chocoñac, mistura de chocolate quente com uma dose ideal de conhaque para dar uma esquentadinha. De volta ao centro, há a opção de visitar o Cerro Viejo, no km 1 da Av. Bustillo. De lá, pode-se descer num tobogã de madeira num ponto próximo do centro da cidade. Não conferi esse porque considero essas outras duas montanhas as mais bonitas de Bariloche.

 

No segundo dia fizemos o passeio aos 7 lagos. São sete lagos de tirar o fôlego de tanta beleza, um mais bonito e plácido que o outro: Lago Espejo, o Correntoso, Falkner, Machónico… Reservamos esse passeio numa agência local na véspera, a van nos buscou no hotel na hora marcada e deu toda assistência durante o passeio. O guia parou em todos  os pontos principais para podermos admirar as lindas paisagens e tirar muitas fotos. A estrada é cênica do começo ao fim.

 

 

 

O Lago Falkner é uma opção para uma estadia mais longa para desfrutar mais da região, que oferece muita estrutura de lazer

 

No meio do caminho fica a famosa  Villa La Angostura, em Neuquen (já fora de Bariloche). Uma gracinha de lugar, muito charmoso e convidativo, com boas opções de cafés e restaurantes

Seguindo mais 100 km chega-se a belíssima San Martin de los Andes. Casinhas de madeira que parecem de conto de fada, rosas gigantescas por todos os lados, lavandas…muitas flores. Restaurantes, praças tão arborizadas que dão a sensação de estar num bosque e até uma praia! Recomendo pernoitar aqui para poder passear com calma pelas deliciosas ruas da cidade, desfrutar os restaurantes e curtir a praia formada pelo Lago Lacar, onde é possível praticar caiaque e outros esportes.

 

 

No terceiro dia fizemos o passeio que na verdade seria a travessia dos Lagos Andinos, que nos levaria até o Chile. Verdadeiramente imperdível, durante toda o trajeto a paisagem é uma perfeição, e o tempo todo somos acompanhados por inúmeras gaivotas. A visão do vulcão Tronador então, sempre coberto de neve, é inesquecível. Viajar pelos lagos, entre as montanhas e com o balé dos pássaros foi um dos passeios mais lindos que já fiz. Dura cerca de 4 horas, e o resto do dia é dedicado a passar pelos trâmites da fronteira entre Argentina e Chile (necessário apresentar passaporte e não é permitido entrar com nenhum tipo de alimento no Chile), e depois continuar a travessia até chegar a Puerto Varas. Confesso que achei a parte do trajeto argentino muito mais bonito, apesar de que o lado chileno, com imponentes vulcões, também é lindíssimo.

 

Bariloche oferece ainda muitas outras atrações, como Puerto Blest, Puerto Pañuelos onde está o tradicional Hotel de luxo Llao Llao, o tour à Ilha Victoria e cavalgadas. Dá pra ficar mais uns 2 dias na cidade que tem programação suficiente para se fazer. Essa região patagônica é muito rica em paisagens, gastronomia e cultura, e para quem prefere neve e a prática de esportes, a alta temporada é durante o inverno quando as estações de esqui são muito procuradas. Mas como eu disse, considero dezembro a época do ano em que a cidade se mostra mais linda aos visitantes, possibilitando passeios visuais deslumbrantes e muitas fotos para guardar de lembrança!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Day Use no Hotel Nacional

Day Use do Hilton Resorts World at Bimini