in

Visita a Gruta da Lapinha em Minas Gerais

Lagoa Santa, Minas Gerais. Esse lugar localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, apesar de estar tão próximo de um grande centro urbano, ainda não é conhecido de muitos turistas brasileiros. Trata-se de um verdadeiro tesouro nacional, e até mesmo da humanidade.

O que torna esse município tão importante é o fato de que nele se encontra o Parque Estadual do Sumidouro, onde fomos visitar a espetacular e quase indescritível Gruta da Lapinha. Essa gruta belíssima é um bloco de pedra calcária formado há 600 milhões de anos. Tem 40 metros de profundidade e 511 de extensão.

É muito fácil chegar ao Parque, já que existem várias placas indicativas na estrada, logo na saída do aeroporto de Confins. Funciona de terça a sexta feira das 9h as 17h. Pelo que observei, o local apresenta uma ótima estrutura para os visitantes. As visitas à gruta têm hora marcada, e antes de iniciar a descida, um guia especializado já começa a dar explicações sobre a área. Existem painéis explicativos para os turistas, e um museu muito interessante sobre o grande descobridor dessa região: Peter Wilhelm Lund. Ele veio da Dinamarca para o Brasil em 1825 em busca de tratamento médico, e aqui descobriu um mundo escondido. A grande riqueza geológica, paleontológica e arqueológica do interior de Minas Gerias despertaram tanto seu interesse que ele se estabeleceu de vez aqui e iniciou importantes pesquisas. Dessa forma, ele foi responsável pela descoberta e classificação de mais de 100 espécies de gêneros.

Muitos já devem ter ouvido falar no Homem de Lagoa Santa e em Luzia, a primeira mulher brasileira. Pois foi numa das cavernas desse região, em Lapa Vermelha, Lagoa Santa, que esses fósseis foram encontrados. Isso comprovou que essa foi, junto com a Serra da Capivara, a primeira região a ser habitada por humanos na América Latina. Os fósseis dos mais antigos homens americanos foram encontrados durante uma missão franco-brasileira na década de 70, numa tentativa de retomar os trabalhos de Peter Lund.

Toda trajetória do arqueólogo Peter Lund e a linha do tempo da ocupação de seres humanos na região são explicadas no Museu Arqueológico da Lapinha, dentro do parque. É possível ver os fósseis encontrados, objetos usados para manuseio nos primórdios da humanidade, ossos de animais gigantes que não mais existem e muito mais. Até mesmo a réplica do rosto de Luzia está em exposição.

A Gruta da Lapinha foi eleita uma das sete maravilhas da Estrada Real. A iluminação interna com lâmpadas de led valoriza o local, é muito bem projetada. A composição da caverna é de barros e resíduos endurecidos do fundo do mar que foram acumulados em camadas sobrepostas, numa formação absolutamente incrível. Seu interior apresenta ornamentações com desenhos tão lindos que nos deixam admirados com o capricho da natureza. São formadas de calcitas cristalizada, e suas várias formas dão nomes aos salões: Salão de Entrada, Sala da Catarata, Sala da Couve-flor, Salão da Catedral, entre outras. Apesar de ser necessário bastante cuidado e tênis ao adentrar a caverna, além de um capacete de proteção que é dado a cada um, não é um percurso difícil, e somos acompanhados todo o tempo pelo guia. Durante cerca de 1h ele nos mostra toda área possível de ser visitada – existem pontos onde não é possível o visitante comum entrar, inclusive alguns trechos com muitos morcegos. Somente profissionais entram para estudar a área.

Passeio imperdível e de fácil acesso. Nós fomos durante a Copa do Mundo de 2014, quando foi preparado para os turistas a Rota Peter Lund, para que todas as riquezas arqueológicas dessa preciosa região pudessem ser visitadas. Hospedando-se em BH rapidamente chega-se a gruta. Quem preferir, pode se hospedar em Confins. Nós ficamos perto do aeroporto de Confins e do parque, no Comfort Hotel. Dessa forma, fica mais fácil para quem quiser aproveitar para visitar também a Serra do Cipó, ótimo local para atividades esportivas e em contato com a natureza. Mais uma grande oportunidade de explorar as belezas naturais brasileiras.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Guest post: Histórias da Di dá dicas sobre Keukenhof, na Holanda!

Restaurantes românticos em Búzios