in

Tour de 3 dias em Skye na Escócia

A Escócia é uma país belíssimo e fascinante. Com paisagens impressionantes e muito marcantes, diferente do que costumamos ver no resto da Europa, e tem ilhas belas, onde podemos fazer um Tour de 3 dias em Skye na Escócia. O ponto alto, além da capital Edimburgo, foi o tour de 3 dias na capital das Highlands.

A agência escolhida para esse tour foi a Timberbush Tours, que fica no número 555 Castlehill, Edinburgh EH1 2ND, Reino Unido (http://www.timberbush-tours.co.uk). Um excelente guia nos nos levou pra percorrer toda ilha, foi praticamente um passeio particular, já que tinha apenas mais duas chinesas conosco nesse tour. A excursão custa cerca de £133 e inclui o transporte e hospedagem com café da manhã. No primeiro dia, partimos de Edimburgo e fizemos uma parada em Glasgow no caminho. Em pouco tempo de estrada, percebemos que as paisagens são todas grandiosas, magníficas. Começamos visitando o Village Luss, caminhando em volta do Loch Lomond com muitos de cisnes e patinhos. O que predomina no cenário são as centenas de Lochs (palavra gaélica que significa lago), inclusive o mais famoso dele, o Loch Ness.

Seguimos por Tyndrum e passamos pelo Glencoe Valley, Fort William, Old Man of Storr, que são impressionantes formações rochosas, sempre com explicação detalhada do guia. Fomos então para Ben Nevis, o ponto mais alto do Reino Unido com 1344m. Era inverno então o frio era muito intenso! De lá chega-se a Kilt Rock, de onde vemos impressionantes cascatas que desaguam no mar. O local é um mirante com uma vista panorâmica incrível. A história da Escócia, suas tradições, origem dos clãs e suas batalhas nos foi contada durante todo o trajeto. Pra quem gosta de história é um prato cheio.

Fim do primeiro dia de passeio com chegada para a base na cidade de Portree, onde fica o centrinho de Skye. Nos hospedamos num Bed & Breakfast, hospedagem muito comum em cidades pequenas da Europa. O Springfield Guest House não poderia ter sido mais perfeito. Cheio de detalhes na decoração, é uma linda casinha onde somos recebido pelos próprios donos, que se reocupam com os mínimos detalhes. Muito acolhedor e confortável. Nos pubs das proximidades provamos a cerveja e o tradicional fish & chips. Outra comída típica da Escócia é o haggis: bucho de carneiro com farinha de aveia. Esse é pra quem tem estômago forte! Como o centro não é muito grande, deu pra ir do centrinho ao hotel à pé.

 

Segundo dia de tour, saída de manhã cedo para visitar alguns castelos. Muitos estavam fechados por ser inverno, conhecemos então os principais, como o Dunvegan Castle e o mais bonito da região, o Eilean Donan Castle. Esse castelo é famoso por ser cenário de diversos filmes, como o Highlander e O Melhor Amigo da Noiva. Na visita está incluído o tour ao ao interior do castelo. Uma parte dos cômodos ainda é usada pela família dona da propriedade.

Não se pode falar em Escócia sem falar em whisky. Nesse passeio há a opção de um tour a uma destilaria. Na verdade, existem várias para se visitar. É muito divertido conhecer todo o processo de fabricação do “spirit”, ver os bonitos tonéis e degustar um pouquinho. Muitas lojinhas que vendem inúmeras garrafas oferecem uma provinha para atrair os consumidores. Não gosto de whisky pois para mim é uma bebida muito forte. Só teve uma pequena degustação que conseguir provar, que misturava um dedinho da bebida com mel!

À tarde fomos ao Urquhart Castle. Na verdade são ruínas do antigo castelo, considerado um ícone da Escócia. Fica numa área muito grande e bonita. Para entrar paga-se cerca de 8 libras. Os pontos das ruínas permitem lindas vistas do mar. A atração oferece um bom centro para o turista, com restaurante, loja e fotografias explicando a história do lugar.

No terceiro dia seguimos para Fort Augustus, um dos lugares mais procurados em Skye. Nesse lindo centrinho estão os barcos que partem para fazer o passeio ao famoso Loch Ness. A lenda do monstro do lago é muito presente lá. A gente ouve falar nele todo o tempo, e constatamos o forte turismo e comércio em torno da lenda. Há até um museu dedicado a Ness! Independente de fazer ou não o tour de barco, Fort Augustus é um óitmo lugar para passear, com casinhas típicas e um ambiente muito gostoso para passar algumas horas.

 

A última parada antes de retornar à capital escocesa foi a cidadezinha de Pitlochry, um lugar bem típico, todo arrumadinho. Com vários restaurantes e lojinhas, muito pacato. Como já era no fim do passeio, não demoramos muito por lá. Foi mais uma parada para um chocolate quente e dar uma voltinha.

O guia então nos levou de volta à Edimburgo após algumas horas de estrada, nos deixando diretamente no hotel que havíamos reservado. Dali para frente seriam mais alguns dias de viagem descobrindo essa cidade sensacional. Dessa forma, conhecemos bem as Highlands com sua natureza exuberante, paisagens drmáticas e cenários marcantes, e também o lado mais urbano da Escócia, que mistura bem o antigo e o novo, castelos reais, marcas de tempos mais sinistros e muita história!

.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Dicas da Região do Vêneto na Itália

Txai Resort Itacaré – refúgio pé na areia na Bahia