Onde comer em Arraial do Cabo: Bacalhau do Tuga

Em qualquer cidade litorânea o forte em termos de gastronomia são frutos do mar e pescados. Porém, em Arraial do Cabo as coisas são diferentes. Um imigrante português veio para o Brasil e quebrou um pouco essa tradição, surpreendendo a culinária local. Dessa forma, o restaurante Bacalhau do Tuga se tornou o melhor da região e um dos melhores da cozinha portuguesa.

Nova Imagem

 

Estabelecido em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, há cerca de 7 anos, o Bacalhau do Tuga é um dos mais indicados no Trip Advisor e Lonely Planet. É um restaurante simples, onde tudo foi feito à base de muito empenho e trabalho pelo próprio Tuga e sua esposa Bianca, que junto com ele comanda a casa e atende os clientes de forma toda especial. Preparando pratos de forma artesanal e com a máxima qualidade, eles oferecem o que há de melhor em comida portuguesa, e também diversos outros tipos de pratos arrebatadores. Por isso surpreende. Além de poder saborear bolinhos de bacalhau de receita autêntica, ainda é possível optar por pratos como costela de porco ou um filé mignon tão bons quantos em restaurantes especializados. Os proprietários costumam até dizer que os comensais às vezes estranham um pouco o bolinho de bacalhau, porque vem com mais bacalhau do que batata na massa!

 

IMG_3525

 

Já de aperitivo abrindo o apetite, uma porção de azeitonas pretas mostrou que a degustação ali seria especial. O tempero das azeitonas estava tão saboroso e diferente, impossível não comer. Esse tempero é um dos segredos do restaurante, que faz com que tantas pessoas sejam atraídas para lá.

 

IMG_3526

 

Durante minha estadia na cidade, no jantar oferecido pelo restaurante tive oportunidade de provar então mais de um tipo de especialidade, comprovando os motivos que levaram o Tuga a ser tão indicado em Arraial do Cabo. Seguindo  sugestão da própria Bianca, foi levado à mesa um pouco de tudo. Como não poderia deixar de ser, o prato à base de bacalhau estava delicioso e foi o meu favorito:  bacalhau em natas. Leve, quase um suflê, cremoso e saboroso de forma suave e não muito forte. Para o meu gosto, estava no ponto.

 

IMG_3529

 

Nova Imagem1
Antes e depois…

 

Ainda à base de pescado, foi servido também um filé de peixe com manga e laranja, acompanhado de arroz e farofa de coco, igualmente saboroso. A farofa então… deliciosa. Vale dizer que são pratos bem servidos, e que também há uma carta de vinhos à disposição para quem quiser harmonizar com os pedidos. Não provei nenhum vinho nesse jantar, mas os próprios donos podem  indicar qual combina melhor com cada prato.

 

IMG_3533

 

IMG_3535

 

IMG_3523

 

Seguindo também a sugestão da Bianca, provei uma das grandes atrações do restaurante: costelinha de porco ao molho barbecue. Pode ser curioso esse tipo de prato ser um dos carros chefes de um restaurante português, mas é isso que surpreende aqui, a variedade e qualidade. Uma travessa enorme de costela com molho, acompanhado de batata frita, faz a festa de quem vai ao Tuga. O prato já ganhou o apelido de “costela broncossauro”, de tão grande que é. Muito saborosa, é irresistível. Faz forte concorrência aos pratos tradicionais da cozinha lusitana.

 

IMG_3532

 

Depois de experimentar os principais pratos do menu, tive ainda uma provinha de algumas das sobremesas mais pedidas. Destaque para a baba de camelo, que é tipo uma mousse de doce de leite, e essa vem com um toque de limão, o que também torna a sobremesa bastante diferente.

Após o jantar impecável posso dizer que o Bacalhau do Tuga é uma parada obrigatória em Arraial do Cabo. O pequeno restaurante faz muito sucesso na região e costuma lotar nos finais de semana e feriados. Já virou ícone na cidade e referência em gastronomia, fazendo com que uma visita à Arraial fique incompleta para quem não tiver a experiência de passar por lá. Sem contar a simpatia contagiante do casal Tuga e Bianca. Eles começaram de forma despretensiosa na Praia Grande ao chegar no Brasil sem muita experiência na área gastronômica, ele vindo como imigrante e ela retornando ao seu país de origem. Depois, se estabeleceram na Praia dos Anjos onde estão até hoje, ganhando fama através do trabalho que inevitavelmente recebeu destaque . Trouxeram para a Região dos Lagos o que há de melhor em cozinha portuguesa e ainda inovaram, acertando em cheio no gosto do público. Com clientela fiel e sempre atraindo novos visitantes, todos são conquistados pela boa cozinha do Tuga. Portanto, não deixe de fazer sua reserva no restaurante em sua próxima visita a Arraial do Cabo, e se puder reserve um dia para almoçar e outro para jantar lá para poder ter a chance de provar mais de um prato e conferir a diversidade e qualidade!

Bacalhau do Tuga

Praia dos Anjos, Arraial do Cabo

Tel: (22) 2622-1108 / (22) 9209-2525

Email: bacalhaudotuga@gmail.com

 

 


 

Rodapé posts 2

 

 

Anúncios

4 comentários em “Onde comer em Arraial do Cabo: Bacalhau do Tuga

  1. Na próxima visita à Arraial do Cabo, não deixem de conhecer a Bodega y Taperia HG, localizada perto da praia grande (Rua Fernando Lee, 1; esquina com a Av. Getúlio Vargas.
    Lá eles servem porções pequenas, para poder degustar vários pratos. O destaque lá é a tábua de Tapas Españolas, montadas no pão artesanal. Outro destaque é a porção de Jamón Serrano, cortado na hora.
    Cada prato do cardápio tem uma dica de harmonização de vinhos.
    Sextas e Sábados tem música ao vivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s