Onde comer o melhor ceviche de Lima? Cebicheria La Mar!

Já estivemos três vezes no Peru, e em duas delas fomos no Restaurante La Mar. A última vez foi esse ano de 2016. Essa é sem dúvida a melhor dica gastronômica de Lima, o famoso restaurante do mestre Gastón Acurio. Em uma viagem ao Peru, é imperdível conhecer, além de Machu Picchu, um pouco da tão afamada gastronomia peruana. Minha primeira parada na cidade de Lima não poderia ser outra que não em um dos restaurantes do consagrado chef. Praticamente desembarquei do avião e fui pra lá, sem pensar duas vezes, já que fui gentilmente convidada a conferir seu restaurante especializado em ceviches, o La Mara melhor cevicheria limenha! Sucesso em várias cidades do mundo e aqui você vai saber tudo sobre ela!

Matéria atualizada em maio/2016

IMG_3849
Entrada do La Mar

Reserve seu hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Localizado na Avenida La Mar, no belo – e florido – bairro de Miraflores, o restaurante é, merecidamente, um dos mais procurados em Lima. Logo ao chegar, fui cativada pela atmosfera do local, festiva, alegre e leve. O grande salão tem um ar informal, e é tão arejado e bem iluminado pela luz do dia que parece ser ao ar livre. Um ambiente delicioso que combina perfeitamente com o propósito das cevicherias peruanas: ser um local onde se celebra a vida e o mar, onde se compartilha a alegria e a natureza. Fui recebida com muita simpatia pelo Chef de Cozinha Andrés Rodrigues, que apresentou um carpichadérrimo menu degustação com os principais pratos e explicou cada um deles com entusiasmo.

IMG_3859
Ambiente descontraído em Lima

 

IMG_3860
Mesas para grupos grandes

Para abrir o apetite, um bom aperitivo é o rolinho empanado de frango e mandioca. Muito saboroso, tudo sempre acompanhado de molhos interessantes, um mais picante e um mais adocicado. Não deixem de provar o Pisco Maracuyá, é delicioso! Leve, cremoso e refrescante. Vai muito bem com o ceviche clássico.

20160407_134519
Empanados do La Mar
20160407_134538
Pisco de maracujá e ceviche

Começamos então a degustar os “cebiches” com um ceviche clássico que pode ser feito, entre outros, de linguado, bonito e corvina. Vem acompanhado de molhos apimentados típicos do Peru, basicamente feitos com milho. E logo em seguida trouxeram uma iguaria chamada Concha Negra, um ceviche feito de um marisco bastante raro. A apresentação dos pratos sempre alegra os olhos, são bonitos e muito coloridos, ou elegantes apresentando os ceviches quase como joias.

Nova Imagem
A maior variedade de ceviches

 

IMG_3862
Iguarias peruanas

Claro que o acompanhamento perfeito para os pratos foi um pisco sour tradicional. Já conhecia o Pisco do Chile, e estava curiosa para provar o peruano. Confesso que gostei bem mais do que é feito no Peru. Com a dosagem ideal, não estava muito forte, mas muito saboroso e com a espuma de clara de ovo que vem no topo da bebida no ponto certo. É o drinque ideal também para acompanhar o tira gosto que é servido antes das comidinhas, sempre junto de algumas porções de milho das mais variadas formas e tamanhos.

IMG_3869
O famoso Pisco Sour

 

IMG_3858
Milho e batata: tradição

Depois foi a vez do “cebiche erizo”, ou seja, ceviche de ouriço. Todos são acompanhados de molhos, grãos de milho e temperos que dão um toque todo especial, e claro, todos são regados ao limão. Um dos mais gostosos foi o ceviche nikei, feito de um corte de atum ao tamarindo que lembra muito um sashimi, delicioso. E um dos principais servidos no restaurante, também um dos preferidos do próprio chef Gastón, é o “pejerrey”. Feito com um peixe também mais difícil de se achar, portanto pescado de forma sustentável, é cortado finamente de forma artesanal, conforme Andrés mostrou através de um vídeo. Muito interessante ver a preocupação do restaurante com a preservação da pesca. Por isso, eles só adquirem peixes que estão na época certa, e o chef faz uma forte campanha no Peru para conscientizar outros produtores e restaurantes a seguirem essa linha. Sua posição no país é tão importante atualmente, que, graças a essa campanha, a maior parte dos restaurantes também tem esse mesmo cuidado hoje em dia.

divulgação
Ceviche do La Mar

 

IMG_3889
Campanha pela pesca sustentável espalhada pelo restaurante

 

IMG_3887
Peixes frescos diariamente

Faça seu seguro viagem aqui pelo Real Seguros

realseguro

Provei ainda o ceviche misto, preparado com o peixe do dia, também um dos mais apreciados. E junto com uma refrescante chicha morada, bebida que é a cara do Peru, feita à base de milho, experimentei o famoso Causa Peruana. Vem num lindo barco decorativo como travessa. Na degustação teve também o tiradito Gastón, feito com pejerrey, e o tiradito laqueado, com atum grelhado ao molho de mel.

IMG_3879
Refrescante Chicha

 

IMG_3876
Mais ceviche!

 

IMG_3871
Alguns dos nossos pratos favoritos no Lar Mar

Para encerrar a degustação desses maravilhosos ceviches, foi servido um prato que me surpreendeu ainda mais. O “anticucho de pulpo”, feito com polvo grelhado, foi um dos mais saborosos que já comi. Até então eu não havia provado nenhum prato com polvo que me despertasse paixão, mas esse estava irresistível. Tempero maravilhoso, textura perfeita.

IMG_3877
Polvo grelhado e perfeito: abundância em frutos do mar

Não poderia deixar o La Mar sem conhecer também algumas das sobremesas. E também para minha surpresa, as duas que provei estão entre as melhores. O “suspiro limeño” é divino! Uma mousse muito consistente de doce de leite com merengue no topo, que nos faz comer até a última colherada. E o sorvete que foi servido…sorvete de leite! Nunca imaginei que um sorvete nesse sabor pudesse ser tão gostoso. Na verdade, trata-se do “helado a 4 leches”, composto por, obviamente 4 tipos de leites, e a gente toma o sorvete conseguindo saborear cada um deles. Muito bom! Difícil descrever, tem que provar.

IMG_3883
Sobremesa dos deuses!

 

IMG_3884
Suspiro Limeño

Quando saí do restaurante cerca de duas horas depois, já havia fila grande na porta. O Lar Mar costuma encher bastante, e por esse motivo não faz reserva. Chegando até as 13h é mais fácil conseguir mesa, e há ainda um bar no restaurante onde é possível  aguardar enquanto saboreia uns “piqueos” (aperitivos). Minha primeira impressão do Peru e da cozinha de Gastón Acurio foi a melhor possível. Fui totalmente conquistada pela gastronomia limenha, mais especialmente, desse chef aclamado mundialmente e que faz muito jus à fama que ganhou.

IMG_3892
A cozinha do La Mar

O La Mar é um restaurante consagrado mundialmente, com filiais em Miami, Bogotá, São Paulo, entre outras cidades, e seu criador, o chef Gastón Acurio, é Embaixador da Cozinha Peruana.

La Mar
Av. La Mar, 770 – Miraflores
Lima, Peru
Reservas: lamar@lamarcebicheria.com.pe

 

 


 

Rodapé posts 2

 

 

 

 

 

 

Anúncios

16 comentários em “Onde comer o melhor ceviche de Lima? Cebicheria La Mar!

  1. Mônica, excelente matéria. A título de esclarecimento, o pisco chileno é GRAPA e não pisco. Ele é feito do resto da fermentação da uva. Já o Pisco peruano, é o produto principal, feito com uva, utilizando em torno de 7 kg para extrair um litro desta bebida.

    1. Obrigada Antônio! Não conhecia essa informação sobre o pisco chileno, pelo visto isso realmente faz diferença no sabor. Vai ver que é por isso que há uma richa entre eles, pois o chileno é na realidade grapa, e não poderia ser chamado de pisco! rs

  2. Excelente matéria! Copiei tudo que pude para não esquecer onde comer um ceviche em Lima, que visitarei com minha esposa, sogra e cunhada no dia 2 de dezembro de 2016. Como ficaremos hospedados em Miraflores será mais fácil de achar.
    Parabéns!
    Humberto – Manaus – AM

    1. Olá Humberto,
      Muito obrigada!
      Pode ter certeza que você irá no melhor restaurante de Lima, vale muito a pena. Sim é fácil chegar lá a partir de Miraflores, um bairro super agradável.
      E o melhor, na minha opinião, é que é um restaurante de qualidade excepcional mas ao mesmo tempo é um lugar descontraído, com um clima muito gostoso.

      Aproveite bem a viagem!

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s