11 points de verão no Rio de Janeiro

Rio ferve durante o verão! A estação mais quente do ano  é também aquela em que os turistas mais visitam o Estado em busca de muito sol e praia. Por isso, os lugares ao ar livre costumam ficar cheios, pois parece que as belezas naturais ficam ainda mais bonitas nessa época. Para aproveitar o que há de melhor no Rio e admirar toda a sua beleza, sugerimos um Roteiro com 11 points de verão imperdíveis, desde a Zona Oeste até Niterói, onde as paisagens podem ser vistas de ângulos muito especiais.

CYMERA_20140110_131539
Vista panorâmica da Enseada de Botafogo com o Pão de Açúcar ao fundo

 

1) Pontal do Recreio

A Zona Oeste é uma região do Rio muito especial, que faz com que a gente sinta como se estivesse fora da cidade. O Pontal do Recreio dos Bandeirantes, famoso por causa da música de Tim Maia (quem não lembra dos versos “do Leme ao Pontal, não há nada igual…”), é um reduto de surfistas, dono de uma beleza estonteante. Mais tranquilo do que as demais praias cariocas, aqui não é preciso disputar um lugar na areia. O mar é mais limpo e cristalino, e os quiosques atendem a todos num clima de eternas férias.

20141206_123924
Pedra do Pontal: de um lado a Praia do Recreio, do outro, a Praia da Macumba

 

20141206_124106
Recreio dos Bandeirantes

 

2) Parque Natural Chico Mendes

20151030_142012
Parque Natural Municipal Chico Mendes

Esse parque é uma unidade de conservação ambiental situado no Recreio, e muitos cariocas nem o conhecem! Seu nome homenageia o famoso líder seringueiro Chico Mendes. Sua principal função é preservar a Lagoa das Tachas, em cujo canal habitam jacarés de tamanhos surpreendentemente grandes, e em toda extensão do parque existem muitas tartarugas, capivaras e aves. O parque oferece diversas trilhas e é procurado por moradores locais para a prática de ioga e meditação, devido a toda tranquilidade do ambiente. Trilhas e um pequenino museu também fazem parte das atrações do parque, que nos dá a chance de ver um lado pouco conhecido do Rio de Janeiro e diferentes ângulos do Recreio dos Bandeirantes.

20151030_140325
A Pedra do Pontal vista do Parque Chico Mendes

 

20151030_140508
Trilhas leves podem ser feitas no Parque

 

colagem
Lagoa das Tachas, Recreio

 

3) Parque Dois Irmãos no Leblon

Bem no finalzinho do bairro do Leblon, na Zona Sul, fica o Parque Dois Irmãos. Um lugar que oferece alguma recreação, mas principalmente uma vista diferente do bairro, numa panorâmica que alcança até o início de Ipanema. Subindo de carro pelo parque (há estacionamento), primeiro passamos por um memorial da Air France, e mais adiante uma espécie de parquinho. O ponto mais alto é onde está localizado o mirante com essa bela vista.

CYMERA_20140202_170549
Vista do mirante do Parque Dois Irmãos

 

CYMERA_20140202_204540

 

4) Posto 10 da Praia de Ipanema

Desde os anos 50 esse é o point mais querido da zona sul do Rio. Foi inspiração para Tom e Vinícius comporem a eterna e mundialmente famosa “Garota de Ipanema”. Apesar de hoje em dia não guardar mais aqueles ares tranquilos das décadas passadas, continua sendo um lugar badalado, principalmente no verão, quando há sempre alguma novidade para os banhistas. Também oferece academia ao ar livre, com ótimos equipamentos para quem gosta de malhar. Praticar exercícios a céu aberto é uma das atividades preferidas dos moradores da cidade.

IMG_20140831_111821158
Vista panorâmica de Ipanema

 

2015-01-11 18.26.08
Posto 10, Praia de Ipanema

 

2015-01-11 19.44.59
Na praia de Ipanema dá para praticar exercícios ao ar livre

 

5) Arpoador

Sem dúvida, um dos locais mais procurados pelos próprios cariocas e pelos visitantes é o Arpoador. Faz sucesso até de noite com o refrescante banho noturno, possibilitado por grandes postes que iluminam bem a praia. Mas é no fim da tarde que esse cantinho atrai mais gente, quando a natureza faz seu espetáculo e brinda a todos com um pôr do sol belíssimo. Não é à toa que a tradição aqui há anos é bater palmas para o astro rei!

DSCN0330_1
Do Arpoardor avistamos o Morro Dois Irmãos

 

DSCN0336
Praia do Arpoador

 

foto (2)
Pôr do sol no Arpoador

 

6) Quiosques da Lagoa

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no bairro da Lagoa, é uma ótima atração para turistas. Muitas atividades acontecem nela o ano inteiro, e no verão é o lugar perfeito para passar as tardes apreciando a bela paisagem, emoldurada pelas montanhas e pela estátua do Cristo Redentor. São vários quiosques ao redor da Lagoa, ótima pedida para um bate papo com amigos acompanhado de bons drinques e aperitivos, ou mesmo um jantar mais leve. Alguns contam com música ao vivo.

foto (3)
Vista geral da Lagoa Rodrigo de Freitas a partir do Parque da Catacumba

 

20141120_151353
Lagoa Rodrigo de Freitas com o Corcovado ao fundo

7) Mirante Dona Marta

Na zona sul, um dos melhores lugares para ver a vista da cidade é nesse mirante, onde temos uma visão privilegiada das duas principais atrações do Rio de Janeiro: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Até o Maracanã pode ser avistado. O ideal é ir de carro, subindo a partir do bairro de Santa Teresa. Oferece estacionamento mas não tem muita estrutura, como banheiros públicos (tem, mas quando visitei estavam interditados sem previsão de retorno). Uma boa ideia é emendar com um passeio em Santa Teresa, visitando o Parque das Ruínas e o Museu da Chácara do Céu, ambas construções muito interessantes.

CYMERA_20140125_123118
Corcovado visto do heliponto do Mirante Dona Marta

 

CYMERA_20140125_120402
Pão de Açúcar ao fundo visto do Mirante Dona Marta

VEJA MAIS DICAS DO RIO AQUI:

Passeio pelo Bosque da Barra

4 restaurantes na Barra para curtir após a praia

Visita à Floresta da tijuca

Os melhores restaurantes do Rio pelo prêmio Veja Comer&Beber 2015

8) Pista Claudio Coutinho

Na Urca, o bairro carioca mais bucólico e pacato, a Pista Claudio Coutinho é um lugar excelente não só para praticar caminhada e corrida, mas também para admirar uma bela paisagem. A partir desta pista, é possível subir a trilha do Morro da Urca, ou apenas admirá-lo bem de pertinho, pois aqui estamos exatamente aos pés desse cartão postal do Rio. Podemos ainda ter uma visão panorâmica da Praia Vermelha e brincar com os muitos miquinhos que moram ali no meio da mata.

Praia Vermelha
Praia Vermelha

 

Monica_P_o_de_A_ucar 2
Aos pés do Pão de Açúcar

 

9) Parque do Flamengo

Esse parque possui 1.200.000 metros quadrados, é um dos melhores points para corrida, para andar de skate e bicicleta, praticar circuitos na areia, velejar ou remar no stand up paddle. Ideal para as crianças brincarem no gramado, ver exposições nos Museus Carmem Miranda ou no MAM (Museu de Arte Moderna), ou fazer um gostoso piquenique sob as palmeiras.

Rio1
Parque do Flamengo

 

Colagem
Parque do Flamengo: o gramado, o Monumento à Estácio de Sá, o Museu de Arte Moderna (MAM) e parte da orla da Praia do Flamengo

 

Aterro Piquenique2
Piquenique no Parque do Flamengo

 

10) Parque da Cidade, Niterói

Um dos mirantes com a vista mais incrível de todo o Estado, a visão panorâmica que temos do alto é realmente de tirar o fôlego. Para chegar lá existe uma trilha, mas também é possível subir de carro. Há um amplo estacionamento gratuito. Para quem vem do Rio, basta seguir a placa para as praias oceânicas  após passar a Ponte Rio-Niterói, e depois seguir a placa indicando o caminho para o Parque da Cidade. No topo, duas rampas de salto de asa delta e parapente fazem a festa dos amantes desses esportes. E para nossa sorte, propiciam também uma vista mais do que fantástica de dois lados diferentes da cidade.

20150102_153351
Vista do Parque da Cidade

 

20150102_152914
Rampa do Parque da Cidade

 

 11) Saco de São Francisco

Em Niterói, o bairro chamado Saco de São Francisco, tem uma linda enseada que permite ter uma visão diferente do outro lado da Baía de Guanabara. Então, para qualquer canto que se olhe, vemos o desenho da geografia do Rio de Janeiro. É um ponto excelente para assistir a um lindo pôr do sol e caminhar no calçadão.

14
Orla de Niterói

 

Pôr do Sol visto do Olimpo
Estação de Charitas

 

Reserve hotel no Rio de Janeiro clicando aqui no Booking.com

booking-com


 

Rodapé posts

 

Anúncios

19 comentários em “11 points de verão no Rio de Janeiro

  1. êêêêÊ Nikity marcando presença!!! Hehehehe.. de todos, só nao conheço ainda o Pontal do Recreio! Colocando na listinha jáááá! Beijossss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s