Onde comer em São Paulo: comida ítalo-caipira no Attimo

O blog Le Touriste esteve em São Paulo, e o convite para conhecer o premiado restaurante Attimo encheu de charme a passagem pela capital paulista. Com comida ítalo-caipira, alta gastronomia e pratos que inovam e agradam ao paladar. Uma delícia unir esses dois tipos de cozinha que traduzem muito bem a alma paulista.

 

 

Fachada do Restaurante Attimo
Fachada do Restaurante Attimo

 

IMG_4902

 

Localizado numa rua muito arborizada e tranquila na Vila Nova Conceição, o Attimo, que significa “momento” em italiano, na realidade nos proporciona vários bons momentos. A casa onde está instalado é linda, de estilo moderno. As características de fazenda só são percebidas nos pequenos detalhes. E na música ambiente que toca sempre com uma viola ao fundo. E não é que combinou bem com a decoração?!

 

Montagem
Attimo: vários ambientes

 

Antes de iniciar o almoço, uma atração à parte é oferecida: o trio de salgado com bife à cavalo, cone com recheio de camarão e ovas e coxinha de galinha d’angola acompanhada molho de catupiry e pimenta. Gostosuras em pequenas mordidas! Como estava bastante quente nesse dia de verão em pleno mês de janeiro, minha escolha para a bebida foi perfeita: um refrescante coquetel de frutas à base de manga e groselha. Provamos também o guaraná orgânico, uma novidade para nós.

 

IMG_4915

 

IMG_4907

 

Para entradinha, pedimos a salada caprese. O que chegou à mesa foi sorvete e gelatina! Jefferson Rueda fez uma releitura dessa salada italiana tão clássica, inovando e acertando em cheio. Então, o que saboreamos é um sorvete de tomate,  gelatina de tomate, e tomate seco recheado com muzzarela de bufala bem cremosinha, e ainda miolo de tomate. Vem com pequenas gotas de aceto balsâmico.

 

IMG_4913

 

O prato principal foi igualmente surpreendente. A carne de porco à moda caipira em cinco versões, composta de medalhão com bacon, linguiça da casa, pancetta, codeguim (linguiça fresca com carne suína) e leitão crocante. No cardápio desde 2008! Engraçado que mesmo sendo um prato mais pesado, fica um pouco mais leve devido à forma como é apresentado. Provamos também uma massa, o raviolini de camarões e lagostins, bisque e gengibre crocante. Estava muito saboroso e como a massa é fresca também torna a degustação mais leve. O gengibre é bem leve, quase não se sente. O molho é cremoso, no ponto, arrematando o prato.

 

IMG_4916
Carne de porco à moda caipira

 

IMG_4917
Raviolini de camarões e lagostins

 

O momento preferido, a sobremesa, foi realmente incrível. Foi difícil escolher, tudo perecia ótimo e bem diferente. Decidimos etnão pelo sorvete de banana com paçoca e banana da terra brulée. E também pelo Pavê de Romeu e Julieta numa nova versão, com goiaba em seis tempos, digamos assim! Com sorvete de goiaba, goiabada cremosa, a própria fruta fresca, telha crocantezinha e uma calda de queijo deliciosa.

 

IMG_4932

Duas sobremesas absolutamente perfeitas. Tanto em textura quanto sabor, além de misturar sabiamente o sorvete geladinho que vem para quebrar o excesso de doce. Espero que os leitores provem na primeira oportunidade essas sobremesas, só experimentando para entender o quanto são boas e diferentes.

 

IMG_4935

 

IMG_4933

 

O cafezinho no final vem com um charminho à parte. Uma linda travessa com docinhos em miniaturas. Delícia de acompanhamento em pequenos pedaços!

 

20150118_143858 A

 

Não é à toa que Rueda está entre os 50 melhores chefs da América. Pelo que observei, ele sabe como ninguém misturar duas gastronomias tão clássicas e marcantes, aliando o tradicional ao moderno. Brinca com nossa memória com comidas tão presentes na infância de quem viveu ou cresceu no interior de São Paulo, ao mesmo tempo que não tem medo de inovar. Sucesso merecido!

 

Cozinheiros em ação no Attimo
Cozinheiros em ação no Attimo

 

NOTA DA EDITORA: em 2016 o chef Rueda não está mais à frente do Attimo, porém o menu do restaurante continua na mesma linha

Attimo

Rua Diogo Jacomé 341

Vila Nova Conceição – SP

reservas@attimorestaurante.com.br


Rodapé posts

 

 

Anúncios

6 comentários em “Onde comer em São Paulo: comida ítalo-caipira no Attimo

  1. Republicou isso em Le Touristee comentado:

    Recentemente fui convidada a almoçar no Attimo, em SP, restaurante que acaba de ganhar 1 estrela no Guia Michelin RJ e SP que está sendo lançado essa semana. Trata-se do guia gastronômico mais importante e respeitado no mundo! Esse é o primeiro da América Latin e pouquíssimos restaurantes brasileiros foram agraciados com alguma das estrelinhas tão cobiçadas. Foi um enorme prazer conhecer esse restaurante e sua comida “ítalo-caipira” de primeira! Nessa matéria contei os detalhes sobre ele, delícia de recanto na Vila Nova Conceição!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s