in

Guest Post_ Dicas do Lago Titicaca

O Guest Post de hoje é da Intiways Travel Agência de Turismo no Peru, escrito por Lia Petruccelli, que compartilha aqui algumas dicas para brasileiros cada vez mais interessados em conhecer o Lago Titicaca. Essa agência é um receptivo de luxo no Peru, especializada em viagens sob medida. Fica localizada em Lima. Muitas vezes procuramos um serviço que façam tours adequados às nossas necessidades, que não sejam pacotes padrões e possam complementar nossas viagens. Essa pode ser uma boa opção para quem sempre quer aquele destino a mais no roteiro, quer chegar mais longe ou ir em cidadezinhas quem nem sempre tem acesso fácil.

Quem vai ao Peru e quer explorar o Lago Titicaca, precisa passar pela cidade de Puno. A cidade está localizada nas margens Titicaca, que é o lago navegável mais alto do mundo. Puno tem um pouco mais de 100.000 habitantes, e por ser uma cidade de tamanho médio para os padrões peruanos, possui uma boa quantidade de hotéis, restaurantes, bares e outras atrações. Sem falar na visita ao lago. No entanto, a maioria dos turistas visita a região para conhecer as ilhas do Titicaca e para poder cruzar a fronteira e ir à Bolívia. Vamos as dicas dessa região!

Tour pelas ilhas do Titicaca

♦ lhas flutuantes dos Uros: As ilhas são habitadas pelos descendentes do povo aymara e são uma parada obrigatória para quem está de passagem por Puno. Elas foram construídas com totora, uma planta aquática muito comum nas regiões de pântanos da América do Sul. Lá você verá famílias que construíram as suas casas, o mercado, a escola e tudo mais o que seja necessário em cima dessas ilhas artificiais. Os moradores vivem da pesca, do artesanato e do turismo. O motivo da construção das ilhas e a origem do povo (Uro) que as construíram continuam sendo um mistério, somente sabe-se com certeza é que eles foram muito anteriores aos incas.

♦ Ilha Taquile: Quem gosta de fazer trekking, não pode deixar de visitar essa ilha. Pra chegar ao ponto mais alto, você tem que subir mais de 500 degraus. Se você acha muito, saiba que vale a pena, pois a vista da parte mais alta é de tirar o fôlego. É possível tirar fotos muito bonitas no lugar, principalmente durante o pôr do sol. Em Taquile moram povos quéchuas que continuam usando as suas roupas típicas e praticando o escambo. Na ilha também podem ser vistas algumas ruinas incas. Os habitantes de Taquile são considerados os melhores tecedores do mundo, por isso não se esqueça de levar alguma roupa ou tecido produzido à mão pelos moradores.

♦ Ilha Amantaní: Ela é conhecida como a Ilha do Amor, já que nela estão localizados alguns templos indígenas dedicados à fertilidade e à mãe terra. Lá moram nativos indígenas quéchuas que se dedicam ao cultivo da batata, das habas e da cevada. Muitas das famílias que moram na ilha abriram as portas das casas deles para que o visitante possa se hospedar com os nativos. Recomenda-se levar de presente alimentos como arroz e frutas para os habitantes da ilha, já que não se produz muito no local. Os habitantes ficaram muito agradecidos pelo seu gesto.

♦ Ilha Anapia: Na verdade não é apenas uma ilha e sim um arquipélago formado por cinco ilhas e que está próximo a fronteira com a Bolívia. A população se dedica à agricultura, à criação de gado e à pesca.

As comunidades do Lago Titicaca são tímidas, mas muito trabalhadoras, solidárias e educadas. Elas possuem uma grande sabedoria e estão dispostas a compartilhar com quem estiver disposto a conhecê-los. Quem quiser fazer turismo por Puno, pode visitar outros lugares interessantes, além do lago. Abaixo estão alguns dos lugares mais conhecidos da cidade:

Catedral de Puno

Construída no século XVII, com a ajuda de índios, mestiços e missionários católicos, a catedral possui um estilo barroco com fortes influências andinas.

Complexo Arqueológico de Sillustani

O lugar é um complexo arqueológico pré-inca, conhecido por ter as “chullpas” mais perfeitas do Peru inteiro. Uma chullpa é um monumento funerário, feito de pedra e barro, construído em forma de torre e com uma portinha. Cobram pela entrada S/ 5.50 nuevos soles.

Museo de la Coca y Costumbres

O museu possui duas salas, uma delas possui uma mostra de vários tipos de coca andina e a outra apresenta uma exposição sobre o seu uso. A entrada é gratuita.

Outras dicas:

Para quem gosta de viagens de trem, é possível ir de Cusco até Puno sobre trilhos.

Não se esqueça de tomar chá de coca para evitar o “soroche” ou mal de altura. Se você sofre de pressão alta, prefira o chá de muña.

Esteja preparado para o frio. Se você costuma ter problemas respiratórios, não se esqueça de levar os seus remédios, já que algumas doenças pioram nos climas de altitude.

Leve bloqueador solar, porque a irradiação na região é muito forte.

Aproveite para experimentar os pratos típicos da região, como por exemplo, o pesqué de quinoa, a huatia e a huajarta. Além de serem deliciosos, esses pratos são muito nutritivos, já que são feitos com produtos andinos que possuem alto valor nutricional.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Spa Rosas & Xocolate: 50 melhores do México

Peru: Onde se hospedar em Cusco