in

Dica de roteiro cultural no Rio de Janeiro

Set of motivational hand lettered travel quotes with small symbols.

O blog está de volta ao Rio depois de alguns dias de sol no Nordeste, e aproveitamos as intensas atividades da cidade carioca para fazer uma rápida programação cultural no Centro. Atualmente, duas exibições imperdíveis de artistas estrangeiros estão em cartaz, e o melhor é que são gratuitas. Uma delas só continuará em exposição até o fim de março, então é preciso correr para não perder! E como dois programas que casam muito bem são comida e arte, no final desse texto o leitor vai encontrar também uma super dica gastronômica no coração do centro da cidade.

Quem for passear pelo Rio Antigo, ou mesmo quem estiver apenas de passagem pelo Centro da cidade, pode aproveitar para visitar uma ou mais exposições, já que os museus são muito perto um do outro. E tem para todos os gostos. Para os fãs de arte moderna e abstrata, como também para quem aprecia pinturas clássicas. Então, não perca as dicas do roteirinho a seguir!

Exposição Kandinsky, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ficará em cartaz até 30 de março. Além da trajetória e quadros clássicos do pintor russo, a exibição conta com diversos objetos super interessantes – e belos – da Rússia do século XVIII, XIX, a maior parte trabalhado em madeira. Todos que vão ao CCBB, além de apreciar belas obras, ainda ganham de bônus a linda arquitetura do prédio, podendo admirar sua deslumbrante cúpula que nunca deixa de nos encantar.

Logo ali ao lado, em outro prédio clássico de linhas muito bonitas, está a belíssima exibição O Rio de Janeiro de Debret, no Centro Cultural dos Correios. Quem se interessar tem até dia 3 de maio para visitar o museu. As pinturas e desenhos do artista francês estão expostas em comemoração aos 450 anos do Rio. São o mais fiel retrato da vida carioca na época da chegada de Dom João VI e da vida na corte, retratando também o dia a dia dos escravos. Jean-Baptiste Debret veio ao Brasil junto com a Missão Artística Francesa, contratada pelo Rei de Portugal, e documentou as cenas e fatos do Brasil Império de forma admirável. Um acervo valiosíssimo para o Brasil e o mundo.

Para completar o tour pelo Centro, certamente vai bater fome após algumas horinhas dentro dos museus. As opções gastronômicas nessa região são muitas. Uma das melhores fica exatamente no quadrilátero desses dois centros culturais, o Restaurante Cais. Não bastasse a boa comida, o casarão onde está instalado é uma atração à parte. Antigamente funcionava ali um pequeno mercado que vendia produtos vindos do Oriente, que chegavam através do porto próximo dali. Quando o local se tornou restaurante, o nome escolhido foi Cais do Oriente, inspirado no seu passado. Em 2014, o local passou por uma reformulação e agora se chama somente Cais. Seu interior é muito bonito e a qualidade permanece. Não deixem de provar o bolinho de bacalhau servido como tira gosto! É o fechamento perfeito para um dia cultural no Centro do Rio de Janeiro!

♦ Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

♦ Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

♦ Restaurante Cais

Rua Visconde de Itaboraí, 8 – Centro

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Free shop: Dufry tem novidades no site de reservas

Vinhos do Alentejo em Portugal_ o melhor de 2015