in

Deserto do Atacama: dicas e recomendações antes de ir

Nossa intenção nesse post é dar alguns lembretes necessários para aqueles que vão ao Atacama pela primeira vez. É preciso estar minimamente preparado. Já estive em outros desertos, como o Sahara, e considero o Atacama mais complicado pela sua altiture e extrema aridez.

Existem diversas ofertas de passeios na região, das mais variadas agências. Para começar a montar um roteiro e planejar uma viagem a esse lugar exótico, seguem algumas dicas sobre onde ficar, o que levar, cuidados ao reservar passeios e etc. Confira abaixo Deserto do Atacama: dicas e recomendações antes de ir

San Pedro do AtacamaMapa turístico da região

Deserto do Atacama: dicas e recomendações antes de ir

Onde se hospedar

Escolhi o hotel La Casa de Don Tomás, localizado próximo à rua principal, na Calle Tocopilla.O hotel está entre os mais recomendados no ranking do Trip Advisor dos hotéis de Atacama. Não fica coladinho a rua principal do vilarejo, mas dava para ir à pé até lá tranquilamente. É um lugar refinado, com uma piscina providencial para o calor que faz em Atacama, jardins e lounges para relaxar muito agradáveis, e aquele cenário do deserto que nos dá a sensação de estarmos vivendo uma pequena aventura.

Fachada da La Casa de Don TomásPiscina do hotel

 

As acomodações são excelentes. Muito espaçosas, há opções com cama king, mobília de qualidade e muito confortável. Não há televisão do quarto, algo comum nas redondezas. O banheiro também é muito bom. Um quarto que oferece todo o necessário durante a estada na cidade.

Detalhe do salão do café da manhã

Hidrate-se

Uma das preocupações do Don Tomás é oferecer aos hóspedes duas garrafas d´água por dia. Algo fundamental no deserto que é um dos mais áridos do mundo. Vemos bastante pessoas enfrentando problemas de saúde por causa da altitude, cerca de 2.400m acima do nível do mar, e do clima extremamente seco.

Lounges ao ar livre no Don Tomás O hotel é todo feito de tijolinhos

Cuidado com a reserva de passeios

Além disso, o hotel Don Tomás dá toda assessoria necessária para os passeios que são feitos, com informações e pacotes, e colocam à disposição dos turistas que saem bem cedo para os tours um compacto café da manhã que vem num pacote bastante prático. Verifique com o hotel escolhido se oferecem tours para os principais passeios. Na rua principal de San Pedro, existe uma infinidade de agências que vendem tours para todas as atrações locais. Umas mais baratas que as outras, mas nem todas são de qualidade. É preciso pesquisar bem antes pela internet, avaliando através das opiniões de outros turistas, para decidir qual escolher, e preferencialmente não escolher uma em cima da hora já em Atacama.

Rua principal de San PedroArtesanato local

Recomendações e o que levar

A época em que fui era verão, então fazia bastante calor durante o dia e não havia muita queda na temperatura à noite, não foi preciso um casaco pesado para isso. As recomendações aqui são as mesmas que em lugares como Cusco, no Peru: nos primeiros dias de viagem devemos fazer tudo bem devagar para não nos cansarmos rapidamente. Usar bastante protetor solar (o sol é muito forte) e repelente sempre ajuda, beber bastante chá de coca para não estranhar a altitude e beber muita água de um modo geral.

ATENÇÃO:

Quem achar mais recomendável consultar um médico antes de viajar, existe um remédio contra o mal de atitute que ele pode prescrever e é preciso tomar 2 dias antes de desembarcar na cidade, para ir aclimatando o organismo antes de chegar ao destino.

Um item primordial para quem tem pele mais sensível: traga um ótimo hidratante porque a aridez realmente “arrebenta” a pele. Um sapato confortável e resistente será extremamente importante para os passeios. Além de um bom chapéu para ajudar a proteger da forte insolação. Alguns passeios chegam a 4.300m, portanto é fácil imaginar o quanto essas precauções são importantes.

Chá e balas de coca podem ser encontrados em qualquer lojinhaChapéu, calça e tênis confortáveis a caminho do Vale da Lua

Três passeios imperdíveis no Atacama

Para alguns passeios a lugares mais altos e que são feitos logo nas primeiras horas da manhã, é necessário uma roupa bem quente e apropriada, como é o caso da visita aos gêiseres. Ou durante o passeio que mais gostei, que foi o seguinte:

(1) Tour Astronômico. Feito à noite, obviamente, faz um frio mais gostosinho nessa época, e a atmosfera é mágica. Um parque de super telescópios no meio do deserto que nos permite observar todo o céu durante a explicação privilegiada de um astrônomo. Vemos constelações, planetas, estrelas cadentes, nebulosas…fantástico! Veja no site da Spaceobs detalhes desse passeio e como reservar.

(2) Termas de Puritama. Para lugares tranquilos e deliciosos como as Termas de Puritama tudo o que você precisa é um biquíni, canga e um par de chinelos! É muito gostoso ficar relaxando e tomando sol ali, nesse lugar bem diferente com água quentinha e cor de esmeralda. Não esqueça o protetor solar!

 (3) Laguna del Cejar . É uma lagoa onde a gente boia sem fazer esforço! É o mesmo que acontece no Mar Morto, devido a salinidade concentrada no local. Além do biquíni, é bom ter à mão uma toalha e garrada d´água tanto para beber quanto para tirar o sal da boca e do rosto após se banhar. Como a quantidade de sal ali é muito grande, é bom lavar ao menos o rosto para não sensibilizar a pele. As agências costuma servir um refrescante Pisco Sour quando os banhistas saem da lagoa.

Termas de PuritamaLaguna Cejar

Transfer

É importante saber que os voos chegam de Santiago a Calama, e não diretamente em San Pedro. De lá é preciso contratar um traslado até San Pedro de Atacama, que fica a cerca de 3 horas do aeroporto. Próximo ao aeroporto de Calama há terminais de ônibus, para quem não for de transfer até a cidadezinha. Para pegar um taxi até esse terminal, é preciso desembolsar cerca de 5.000 pesos chilenos. Considero o transfer a melhor opção, pois essas 3 horas de viagem em pleno deserto são bem cansativas e monótonas. Para mais informações e para programar seu roteiro detalhadamente, visite o site www.sanpedroatacama.com

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

7 Spas Exclusivos em Aruba!

Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros e o Quilombo Kalunga –