in

Entrevista com Chef Paulo Cordeiro, do Chez Françoise

Aproveitamos a ida ao restaurante Chez Françoise, no Hotel Le Relais La Borie, em Búzios, para uma entrevista rápida e exclusiva com o Chef Paulo Cordeiro. Responsável pela criação do menu apresentado durante o Goût de France, (veja aqui a cobertura completa do evento em Búzios) evento mundial que homenageou a gastronomia francesa em março, Paulinho, como é carinhosamente chamado pelos colegas, tem bastante experiência ao lado de chefs franceses estrelados.

Essa experiência vivenciada através de festivais como o Les Pantagruels, realizado anualmente no restaurante, foi a ferramenta perfeita para que o chef adquirisse um know how perfeito na gastronomia francesa, que serve de base para a maior parte da culinária que conhecemos por aí. E também propiciou a ele encontrar o equilíbrio perfeito entre a cozinha da França e a do Brasil, utilizando temperos e ingredientes regionais para dar o toque ideal aos pratos servidos no Chez Françoise. Nossa curiosidade em relação a assinatura do menu do Goût de France, era saber justamente o que diferencia esse evento dos demais e como a influência, ou barreiras, brasileiras, interferem na cozinha do chef.

Le Touriste: Qual a grande inspiração presente no menu desse evento?

Paulo Cordeiro: O que mais inspirou as criações do menu Goût de France foi mesmo a experiência ao lado de chefs franceses no Les Pantagruels.

Le Touriste: Qual o diferencial em relação ao menu do Pantagruel?

Paulo Cordeiro: Imaginei um menu no mesmo padrão, usando produtos franceses tais como o foie gras, o champagne para acompanhar o peixe, e os legumes confitados, algo bem típico da gastronomia francesa, porém sempre dando um toque brasileiro para equilibrar os sabores. São pratos franceses, mas a diferença é que são elaborados de forma diferente para adaptar-se ao paladar dos brasileiros.

Le Touriste: Acredita que a cozinha francesa caiu no gosto dos brasileiros? Ou ainda há alguma barreira?

Paulo Cordeiro: Sim o brasileiro gosta da cozinha francesa, e isso tem evoluído muito com a vinda de chefs franceses para o Brasil, assim como também a ida de chefs brasileiros para a França para se aperfeiçoar. Portanto, existe uma demanda maior de brasileiros querendo vivenciar uma experiência gastronômica francesa.

Le Touriste: Apresentar o menu do Goût de France, um evento de peso mundial, em uma cidade considerada a Saint Tropez brasileira, aumenta a responsabilidade quanto ao padrão da cozinha do Chez Françoise?

Paulo Cordeiro: Acredito que sim. Aumenta a responsabilidade. As pessoas que participaram do jantar Good France pelo mundo afora e em Búzios, conhecem os pratos franceses, dessa forma, exigem mais do que será degustado, esperam encontrar uma identificação com a culinária francesa, um alto padrão de qualidade.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Onde se hospedar em Buenos Aires: Hotel CasaSur

Guest Post: Dicas do Guia San Diego