in

Onde ficar em Chichén Itzá

No México um dos principais lugares que queríamos visitar era o sítio arqueológico de Chichén Itzá, mas não queria fazer apenas um bate volta a partir de Cancun pois nossa intenção era explorar mais a atração e região ao redor. Para não ficar hospedados longe da grande atração maia em Chichén Itzá, escolhemos o excepcional Mayaland Hotel & Bungalows, que custou 250 reais em 2014 pelo Booking.com. Esse hotel fica dentro do sítio arqueológico de Chichén Itzá, localizado dentro da selva que cerca as ruínas, com uma natureza muito rica e exuberante. A infra é estrutura excelente, com quartos espaçosos, bangalôs, três piscinas, spa, restaurante, bar, um anfiteatro que recria os antigos observatórios astronômicos, uma grande loja de souvenir e até mesmo um museu do chocolate que oferece degustação gratuita.

A recepção conquista logo na chegada com um drinque de boas vindas. E ali mesmo da recepção já avistamos as ruínas de Chichén Itzá. É incrível! Já dentro do quarto enorme, com um banheiro muito espaçoso com banheira e roupões, uma cafeteira com café e chá à disposição, e janelões de vidro que davam para uma grande varanda, o mais inacreditável foi a vista diretamente para a pirâmide de Chichén Itzá!

O café da manhã nas mesas ao ar livre do pátio em estilo yucateco é delicioso e acompanhado por pavões que passeavam por entre as mesas e pássaros vinham nos fazer companhia. Um privilégio saber que poderíamos tomar o café com calma, sem a correria das excursões turísticas, já que estávamos a apenas poucos passos da pirâmide.

Esse lindo resort fica a somente cinco minutos de caminhada do hotel até a bilheteria do monumento. Entramos cedo no local das ruínas, ainda vazio sem a presença dos grupos turísticos, e ficamos o tempo que desejamos vendo tudo com calma e fotografando. Conseguimos fotos exclusivas de frente para a pirâmide sem mais ninguém na paisagem! À noite o hotel oferece a opção de assistir a apresentação que o Mayaland faz no observatório da propriedade, uma réplica do antigo observatório maia. Um belíssimo filme em 360 graus contando toda a história desse povo desde seu surgimento. Aprendemos muito com essa apresentação e saímos da sala de projeção diretamente pro ambiente em que eles viviam, já que o resort está dentro do sítio arqueológico.

Chichén Itza é mesmo impressionante. Datada de cerca de 455 A.C. e declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988, era o centro político e econômico da civilização maia. Possui um cenote sagrado e diversas construções, a mais importante é o Castillo de Kukulkán, e ainda o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, o Campo de Jogos e o observatório astronômico.

Nos arredores no povoado de Piste, há ainda uma das melhores atrações do México, o cenote Ik Kil. Além de grutas e cavernas abertas à visitação. Por esses motivos passar mais de 1 dia por ali foi uma das melhores coisas que fizemos em nossa viagem pela Península do Yucatán.

 

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como tirar visto para os EUA em 5 passos simples

Onde comer fondue no Rio: 5 restaurantes tradicionais