Ecoturismo no Sul da Amazônia: passeios na Reserva Cristalino

Esse é o ano de viajar pelo Brasil, ninguém questiona isso com o dólar alto como está. Então hoje vamos te contar sobre uma das maiores preciosidades do Brasil e do mundo! Recentemente, estive no Cristalino Jungle Lodge (como contei a vocês nesse post), localizado no Norte do Mato Grosso  em Alta Floresta, hotel que faz parte do seleto grupo do Circuito Elegante. Essa região faz parte do SUL DA AMAZÔNIA, o pulmão do mundo!!!!!!!!!!! E como o hotel fica na Reserva Biológica do Rio Cristalino, a grande atração lá são os passeios ecológicos realizados diariamente. Conforme havia prometido, vou compartilhar aqui os principais que tornam esse destino imperdível. Um tesouro que todos os brasileiros devem ir descobrir correndo.

Nova Imagem8
Passeios de barco do Cristalino Jungle Lodge

A própria agência de turismo do Cristalino Jungle Lodge organiza os passeios diários, que são feitos com guias especializados. Nosso guia foi o Francisco, que explica tudo sobre o ecossistema da reserva e nos transmite sua paixão pela natureza. Dentre as atividades propostas pelo hotel, os que considero Top 4 estão descritos abaixo:

.

PASSEIOS ECOLÓGICOS

.

Focagem de jacarés:
Já no primeiro dia de chegada ao Cristalino dá para aproveitar e fazer esse passeio à noite. O barco que leva cerca de seis passageiros sai do píer do hotel por volta das 18h quando já está anoitecendo, quase escuro. O guia vai pilotando o barco bem devagar para não fazer muito barulho e com uma lanterna potente procura pelos jacarés. Quando vemos nas margens do rio dois olhinhos vermelhos brilhando, nos aproximamos e ficamos bem pertinho do bichano! Alguns se escondem logo, outros ficam parados à mostra. Podemos ver desde filhotinhos até jacaré grandão. Pra quem é de cidade grande, é uma aventura!

IMG_6318
Saímos para o primeiro passeio no fim do entardecer
Nova Imagem1
Focagem de jacarés à noite (Foto Flavia Pires)

.

Nascer do sol na Torre de Observação:

Acordar cedo aqui vale muito à pena. Às cinco da manhã saímos com o guia para uma trilha tranquila de cerca de 40 minutos pela floresta. Ainda no escuro, caminhamos com lanternas. Quando começa a clarear, chegamos à uma das torres de observação do Cristalino, com 50 metros de altura.

colagem

colagem 2
Observação de pássaros na torre do Cristalino

Lá de cima a visão é magnífica! Vemos toda a floresta abaixo de nós, indescritível ver o topo das árvores da Amazônia ganhando cores conforme o sol vai nascendo. Na torre, podemos observar também diversas espécies de aves, seja a olho nu ou através da luneta especial que o guia leva. Francisco nos mostrou pássaros lindos, de todas as cores e tamanhos. Esse passeio nos propiciou momentos de grande privilégio, uma chance imperdível de vermos nossa esplendorosa floresta, o pulmão do mundo.

                             Cenas de um amanhecer….

Nova Imagem5
A floresta envolta na bruma da manhã
Nova Imagem3
O sol surgindo aos poucos
Nova Imagem13
Os primeiros raios de sol do dia
nova-imagem12
A floresta vista com a luz do dia

.

Trilha da Castanheira:

Passeio que pode ser feito à tarde. Caminhamos por pouco mais de 1 hora numa trilha plana pela floresta. O grupo segue em silêncio, pois quem fala aqui é a natureza. É a oportunidade para observar de perto vários pássaros e ouvir seus sons. Tivemos a grande sorte de ver e ouvir o canto do Uirapuru, ave símbolo da Amazônia. Que coisa linda! Continuamos caminhando floresta adentro, observando borboletas, palmeiras como a do açaí, até chegar à secular castanheira que simboliza tão bem a região. E por falar em simbolismo, ao encontrar a castanheira o grupo todo abraça a árvore, numa demonstração de nosso comprometimento com a preservação da natureza.

nova-imagem9

.

Canoagem e pôr do sol no rio Cristalino:

O passeio que considerei o segundo melhor, foi a saída no fim da tarde para descer o rio de canoa e contemplar o pôr do sol. As canoas vão num ritmo lento e tranquilo, numa total integração com o rio, em momentos de muita paz e beleza. Não é preciso ter prática em remar, uma vez que o rio é muito calmo e corre devagar. O ideal é ir de chinelos e uma roupa mais confortável, pois como todo caiaque e canoa, quem rema sempre se molha um pouco. Sempre lembrando de usar repelente contra mosquitos, apesar de que aqui eles são até tranquilos, os de Ilhabela, em São Paulo, são verdadeiras feras!

Outro detalhe para quem for para o Mato Grosso, é que lá não é preciso ter a vacina contra febre amarela. Eu, no entanto, como gosto de viajar bastante por aí, sou vacinada e acho que não custa nada estamos com nossa caderneta de vacinação em dia. O bom é viajar sempre tranquilo!

Nova Imagem10
Grupo pronto para canoagem

Nesse passeio percebemos que o nome do rio é mais do que apropriado, já que suas águas refletem todo o verde da floresta ao redor, iluminadas pela bela luz dourada do cair da tarde. Remando tranquilamente, chega-se ao encontro do Cristalino com o rio Teles Pires, e nesse momento mágico vemos uma explosão de beleza quando o céu fica todo alaranjado e o sol se mostra uma grande bola de fogo se pondo no horizonte. Esse foi um pôr do sol dos mais lindos que já vi! Parece que tudo fica mais bonito sob a luz dos últimos raios solares do dia, não é?! Esse lugar é tão especial e esse momento foi tão único, que deixou a todos no grupo maravilhados e totalmente apaixonados pela Reserva Natural do Rio Cristalino. Esse é um lugar para aprender (a não ter pressa, a deixar o celular de lado, a contemplar e respeitar a natureza, a apreciar as coisas simples…), se aventurar, relaxar, admirar a natureza e se integrar a ela. É totalmente imperdível, inspirador e revigorante!

Nova Imagem11
Canoagem no rio Cristalino
Nova Imagem2
Um pôr do sol inesquecível no rio Teles Pires

 

20150613_175528_LLS
A paisagem com os últimos raios solares do dia é espetacular, uma das áreas de preservação mais lindas do Brasil!

 

 


 

Rodapé posts 2

Anúncios

11 comentários em “Ecoturismo no Sul da Amazônia: passeios na Reserva Cristalino

  1. wow, que lindo 🙂 Uma maravilha que se encontra no nosso Brasil. Ainda não conheço o Amazonas, tenho planos de ir conhecer em breve. Me desculpe a pergunta,mas sempre ouço que viajar para o Amazonas acaba saindo um pouco caro, qual a sua opinião?

    1. Hoje em dia tem pacotes que acabam tornando um pouco mais barato, é que como geralmente fica-se em hotéis que providenciam toda infra estrutura, o acesso (transfer) e passeios, sempre acaba sendo um tipo de viagem mais cara. E tb geralmente os hoteis são no esquema pensão completa. Mas se conseguir passagem aérea de milha ou alguma promoção já facilita, e o hotel + passeios paga parcelado!

      1. Que ótimo Monica, obrigada pelas informações 🙂 Eu nunca comprei nenhum pacote de viagem, mas pelo que andei pesquisando sobre ir para o Amazonas, realmente será a opção mais sensata.

      2. É que naquela região nem sempre o acesso é fácil né. Mtos lugares só se chega pelos rios aí tem que contratar transfer e passeio com alguma operadora, e aí as combinações de pacotes podem ser mais vantajosos. Se depous vc for me conta! 😉

      3. Obrigada Monica 🙂 Pode deixar, que eu vou contar sim e compartilhar tudo da viagem também quando eu for para lá. E parabéns pelo blog, suas fotos estão lindas. Elas encantam o post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s