Imperdível! Roteiro de 3 dias nos Lençóis Maranhenses

No mês de julho fomos conhecer os Lençóis Maranhenses. Como muitos já sabem, o período entre junho e setembro é considerado o melhor para visitar os Lençóis, visto que suas lagoas ficam cheias devido às chuvas na região. Comprovamos isso em nossa viagem, todas as lagoas estavam cheias e lindas! Às vezes devido às chuvas, pode até acontecer de uma lagoa não estar mais sendo visitada por ter enchido demais, fazendo com que as dunas em volta desmoronem. É o caso da Lagoa Verde nessa temporada, ela desmoronou então não fomos até lá. O tempo de permanência depende do interesse de cada um. Nós ficamos 5 dias cheios, mas como muitas pessoas não tem todo esse tempo disponível, vamos sugerir um Roteiro de 3 dias nos Lençóis Maranhenses com os passeios que consideramos imperdíveis.

IMG_7674
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
IMG_20150712_143726
Lençóis: Mais uma da wish list!

Dividimos o roteiro em 3 dias com os passeios mais tops dos Lençóis Maranhenses, de acordo com nossa opinião, é claro. Lembrando que há uma outra cidade de entrada aos Lençóis além de Barreirinhas, a cidade de Santo Amaro. Mas como não a conhecemos ainda, o roteiro abaixo é para quem chega e parte por São Luiz-Barreirinhas.

 

1° DIA

LAGOA AZUL

Chegada em São Luiz. Uma boa opção é pegar um voo tarde da noite, chegando em São Luis por volta das 4h da madrugada, já que a van que leva até Barreirinhas passa no aeroporto por volta das 5h da manhã. Para quem for passar uns dias em São Luis, basta reservar o transfer na data desejada. Pegamos então o transfer São Luis-Barreirinhas com a agência São Paulo Ecoturismo. Nos pegaram pontualmente no horário. A viagem dura 4h com uma parada estratégica para tomar café da manhã, por 12 reais por pessoa.

SAM_7443
Lagoas que são um convite ao mergulho
IMG_7697
Lençóis Maranhenses: Escolha a sua lagoa!

À tarde, as 13h, reservamos o passeio a  Lagoa Azul para poder ver o pôr do sol. Esse passeio geralmente é feito em meio período, reservamos na parte da tarde para aproveitar a região já no primeiro dia de chegada. Antes de chegar a essa lagoa há paradas na Lagoa da Preguiça, na Lagoa Esmeralda, Lagoa da Paz e Lagoa do Toyoteiro. Todas lindas e irresistíveis! Para quem quiser fazer uma caminhada um pouco mais longa, há a opção de ir até a Lagoa dos Peixes. Acredito que esse pôr do sol visto da Lagoa Azul são as melhores boas vindas que alguém pode ter! Também agendamos esse passeio com a São Paulo Ecoturismo, não foi preciso reservar com antecedência. Lá mesmo em Barreirinhas conferimos a programação e fizemos nossa reserva.

IMG_7680
Lagoa Azul
SAM_7459
Caminhe tranquilamente pela areia fresca dos Lençóis
IMG_7760
O entardecer nas dunas
IMG_7775
Pôr do Sol visto da Lagoa Esmeralda
Nova Imagem
Lagoa Azul linda no pôr do sol

O passeio termina assim que o sol se põe, mas até retornar ao 4×4 e sair do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, aguardar a balsa que atravessa o Rio Preguiças (parte do trajeto para chegar ao Parque) e retornar ao hotel, já são cerca de 19h, 20h.

 

2° DIA

PEQUENOS LENÇÓIS, MANDACARU E PRAIA DO CABURÉ

Passeio pelo Rio Preguiças com paradas nos Pequenos Lençóis, Mandacaru e Praia de Caburé. Um trajeto lindíssimo! Todo visitante na cidade de Barreirinhas convive lado a lado com o rio, que é muito grande e imponente. Com 45 km de extensão, ele nos leva até diversos cantos da região, proporcionando diversos passeios.

SAM_7504
Rio Preguiças e os Pequenos Lençóis ao fundo

Navegar pelas suas águas é um privilégio, o cenário é  belíssimo e muito rico em fauna e flora. A quantidade e variedade de palmeiras que vemos ao longo do caminho é incrível.

SAM_7663
Rio Preguiças: mais um lindo rio desse nosso Brasil

A primeira parada desse tour é nas dunas dos Pequenos Lençóis, que não são tão pequenos assim. Também é possível se banhar nas lagoas ali, ou mesmo na pequena prainha que se forma logo no início das dunas. Uma grande atração local são os macaquinhos que ficam rondando os turistas. Ninguém resiste a correr atrás deles para fotografar!

SAM_7539
As dunas e o Rio Preguiças ao fundo
SAM_7551
As dunas dos Pequenos Lençóis e uma de suas lagoas
sam_7531
Macaquinhos dóceis

Logo depois, seguimos para o vilarejo de Mandacaru, muito simples, e o principal atrativo é o Farol Preguiças, onde é possível subir para admirar a vista. O artesanato é muito presente no Maranhão, e nesse povoado muitas lojinhas, também simples, vendem diversos produtos feitos de palha de buriti. Bolsas, chapéus, toalhas de mesa etc… lindíssimos e com bons preços. Vale a pena.

SAM_7575
Farol Preguiças em Mandacaru

A última parada é na Praia de Caburé, onde há também a opção de almoço. O interessante aqui é o encontro do Rio Preguiças com o mar, e claro, areia e mais areia a perder de vista. É aqui também que o pessoal aproveita para andar de quadriciclo pela praia, o aluguel custa 50 reais por pessoa para um período de 1h. Dá tempo de fazer essa atividade e ainda almoçar. São vários restaurantes, mas todos no mesmo estilo e mesma faixa de preço, com pratos para duas pessoas custando cerca de 80 a 120 reais.

SAM_7582
Caburé

Após o almoço, não dá pra resistir às redes estrategicamente colocadas debaixo de uma grande cabana em frente ao rio. Dá pra tirar um gostoso cochilo ali sentindo o vento agradável. E depois, é hora de partir pelo Rio Preguiças novamente para mais um trajeto de cerca de 1h pelas suas belas e calmas águas. Passeio reservado com a agência São Paulo Ecoturismo, uma das maiores da cidade e com ótima estrutura.

SAM_7581
Relaxando no Caburé

3° DIA

CIRCUITO DA LAGOA BONITA

Passeio à Lagoa  Bonita para ver pôr do sol. Esse nós agendamos com a empresa Off Road Adventure, que cumpriu tudo que o que foi programado. Passeio simplesmente imperdível e inexplicável! A paisagem aqui certamente é diferente de tudo que já vimos. É impressionante demais ver o pôr do sol ali. Chegar no conjunto das lagoas do Circuito da Lagoa Bonita não é muito fácil. O jipe 4×4 leva um pouco mais de uma hora de trajeto dentro do Parque dos Lençóis Maranhenses, mas o caminho é todo feito por uma estrada de areia que sacoleja muito. Parece que não vai chegar nunca! Mas chega. Só que quando chega…aí vem mais uma grande surpresa. O jipe estaciona numa espécie de clareira no meio daquela mata toda que forma o Parque e o que vemos é uma paredão em forma de uma gigantesca duna. E é essa duna que temos que subir.

montagem
Chegando no Circuito da Lagoa Bonita

Na verdade, ela é tão inclinada que só conseguimos subir com a ajuda de uma corda. Cerca de 10 minutos subindo, no máximo, e aí sim chegamos. O que se vê lá do alto é inesquecível. Um conjunto de dunas e lagoas sem fim, em diversos formatos e diferentes tamanhos.

IMG_7793
O conjunto de lagoas e dunas dos Lençóis
IMG_7821
Lençóis Maranhenses: beleza sem fim

Ali, temos a clara noção do deserto que é essa área, uma grande extensão de areia a perder de vista. Um dos lugares mais lindos que já vi, difícil descrever com palavras. Podemos caminhar para qualquer um dos lados das dunas, escolher em qual queremos ficar e nos banhar, ficar caminhando pela areia isolados ou em grupo. Para quem escolher ir na direção oposta a que o guia leva, como eu fiz, basta ficar de olho na bandeirinha fincada no alto da maior duna, para não se perder. Como os guias costumam levar os grupos num ritmo meio acelerado, e nem sempre onde eles levam é onde nós queremos ficar, preferimos algumas vezes nos separar do grupo e aproveitar cada lagoa e as dunas no nosso próprio ritmo.

20150711_164040
Uma das muitas lagoas do Circuito da Lagoa Bonita
IMG_7836
O melhor programa do dia: admirar o sol se pondo de dentro da lagoa

20150711_171000

É um lugar mágico, perfeito para aproveitar o momento e meditar, ter alguns minutos de reflexão e, principalmente, admirar aquela beleza natural inigualável. E claro, agradecer por estar ali. Quando chega a hora do pôr do sol o espetáculo se completa. Lindo demais ver o sol ir embora lá do alto das dunas, com o barulho do vento e nada mais. Faça o passeio da Lagoa Bonita no período da tarde para não perder a chance de ver o sol se pôr ali. Viva esse momento único que certamente não vai sair da memória jamais. É a magia dos Lençóis Maranhenses!

SAM_7636
Pôr do sol no alto das dunas

IMG_7849

E no último dia o viajante que já tiver que partir vai precisar reservar um transfer para voltar a São Luis. Não vá embora do Estado sem antes conhecer o Centro Histórico da capital, com seus casarões e suas fachadas de azulejo. Sempre vale a pena conhecer ao menos um pouco das capitais do Brasil. Para quem tiver mais disponibilidade de tempo, existem outros passeios possíveis, mas certamente esses você não pode perder!

Acompanhe o nosso blog para ver também nossa dica de hotel em Barreirinhas! Em breve!

sam_7741
Centro Histórico de São Luis

 

 


 

Rodapé posts

Anúncios

8 comentários em “Imperdível! Roteiro de 3 dias nos Lençóis Maranhenses

  1. MIGA.

    Lindíssimo! Belíssimas lagoas! Mas acho que já não tenho mais idade para caminhar em dunas, e muito menos andar em jipe 4×4, por uma estrada ruim. Esse passeio ficará para a próxima reencarnação. kkk Parabéns à Monica pela matéria. Cada dia melhor. Bjs. Rosaly

  2. Adorei seu post para três dias, achei os passeios sensacionais! Infelizmente só terei dois dias para aproveitar em Barreirinhas, o sábado e o domingo, chegando sábado de manhã e voltando para São Luis no domingo à noite. Você poderia me dar sua sugestão dos passeios mais proveitosos para fazer esses dois dias?
    Beijos!

    1. Passeio em Barreirinhas ou nos Lençóis? Bom, em Barreirinhas tem o passeio pelo Rio Preguiças que vale muito a pena, é lindo! Visual maravilhoso, esse passeio chega até a área de mangue. Nos Lençóis, considero imperdível o Circuito da Lagoa Bonita e Pôr do sol na Lagoa Azul. Obrigada pela visita! Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s