in

Bate e volta à Stonehenge! Explorando um mistério milenar!

Falando apenas em termos geológicos, Stonehenge, na Inglaterra, é um alinhamento megalítico da Idade do Bronze. Mas qualquer um que já tenha visto as impressionantes imagens das grandes pedras formando círculos no meio de um campo em Salisbury, sabe que esse sítio arqueológico guarda muitos mistérios e atrai a curiosidade do homem há séculos. Esse é um dos lugares que visitei e mal acreditei que estava de frente para essas formações enigmáticas. Venha saber como é o passeio bate volta a esse Patrimônio Mundial da UNESCO.

É fácil visitar Stonehenge. Para quem estiver planejando férias na Inglaterra, dá para encaixar esse passeio no roteiro sem perder muito tempo. Esse importante sítio arqueológico faz parte da English Heritage. Nós estamos em Londres e decidimos reservar 1 dia de nosso roteiro para esse passeio. Na verdade, existem duas opções: fazer o passeio de meio dia, ou de dia inteiro. E existem várias empresas que oferecem esse tour. Escolhemos a Viator por já conhecermos e gostarmos. Nosso passeio foi de meio período realizado na parte da manhã. Então ainda sobrou muito tempo para turistar por Londres na volta.

Após reservar o passeio e pagar online, imprimimos o voucher que é só o que você precisa para apresentar no dia agendado. Conforme as instruções do Viator, no dia do passeio fomos para o ponto de encontro. Essa agência costuma dar algumas opções de ponto de encontro, geralmente em frente a algum hotel. Basta verificar qual o mais próximo de onde você estiver e se dirigir até o endereço informado. Essa é a primeira etapa do passeio O ônibus passa para buscar os passageiros nos hotéis, segue até o local de saída de excursão, transfere os passageiros para o ônibus maior onde vários outros turistas vão também, e aí sim começa o passeio.

Salisburg fica a cerca de 2 horas de Londres. Então com toda a logística do transporte, gasta-se de 3 a 4 horas no deslocamento. Uma vez que chegamos ao sítio arqueológico, as informações sobre duração da visita, parada para lanche, horário de saída etc são disponibilizadas. E aí tempo tempo livre para explorar Stonehenge. É um lugar que merece ser visto com calma, no seu próprio ritmo. São disponibilizados audio guides em vários idiomas, assim podemos acompanhar toda a história do local, seu descobrimento, os estudos feitos a respeito das pedras, seu provável significado e muito mais. É incrível contornar o grande espaço em que as pedras estão dispostas, formando um círculo, e ver de perto as pedras. Algumas com até 5 metros de altura e 50 toneladas. Ao redor do grande campo onde está Stonehenge, não há nada. Ficamos imaginando como e porque aquelas rochas foram colocadas ali. Existem diversas outras pedras espalhadas pela região, que fazem parte do sítio arqueológico. Ainda é incerta a origem e função das pedras. Pelo que estudiosos já identificaram, as primeiras formações datam de até 3 mil A.C., e deixaram de ser usadas aproximadamente após 1100 A.C.

Acredito que ir a Stonehenge durante a primavera e verão deve ser a melhor época, ainda mais se o visitante der sorte de ver o pôr do sol lá. Nós fomos no inverno, então o frio que fazia, que era muito intenso, prejudicou um pouco a visitação, já que esse é um lugar ao ar livre e não é fácil ficar horas exposto à baixa temperatura e ao vento. Felizmente dentro da área de Stonehenge há um museu, cafeteria e gift shop. O chocolate quente da cafeteria me salvou!

Procure voos baratos para Londres pela Rumbo clicando aqui

A teoria mais comumente aceita é a de que as pedras eram usadas para observação astronômica. Durante a visita ao local, você mesmo vai poder tirar sua conclusão ou formar sua própria teoria sobre o real motivo daquele círculo estar formado ali do jeito que está. E mesmo que não chegue a conclusão nenhuma, só o fato de estar num lugar milenar cercado de mistério, sentindo a energia que aquela impressionante formação nos passa, vale mais do que centenas de teorias!


Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Almoço no Centro de Visitantes Paineiras e subida ao Cristo Redentor – Le Touriste

Comptoir Darna: gastronomia e luxo em Marrakech