Cruzeiro para ver baleias no Canadá com a Croisières AML

Viajar pela Costa Leste no Canadá é uma delícia cheia de atrativos variados. No mínimo duas semanas são necessárias para poder conhecer os principais pontos e cidades, e ainda explorar cantinhos não tão visitados. Assim, podemos fazer desde o passeio para as famosas Cataratas do Niágara como fazer um Cruzeiro para observar baleias! Passeio imperdível oferecido pela Croisières AML. Essa é nossa dica de hoje!

Matéria atualizada em fev/17

c700x420
Grand Fleuve da AML (Foto: divulgação AML)

O blog Le Touriste foi convidado pela empresa Croisières AML, especializada em tours de barco na Baía de Sainte Catherine, a fazer um cruzeiro para observação de baleias. Essa baía fica no Golfo de St. Lawrence, considerada a melhor região do mundo para observação de baleias devido a grande quantidade de krill, o alimento desses animais. E também por causa das corrente marítima vinda de Labrador, já quase no Ártico. A logística do passeio funcionou perfeitamente. Após confirmada a reserva do tour, na data do passeio, o shuttle da empresa veio nos buscar no hotel, passando também em vários outros para buscar os demais passageiros. Depois disso, pegamos a estrada e seguimos em direção à Tadoussac, que é um dos pontos de onde o cruzeiro sai. Fica na região da Baie Ste. Catherine, um local belíssimo. Já no caminho, podemos apreciar a linda paisagem, principalmente quando passamos por Malbaie. Fizemos uma parada deliciosa – literalmente – numa fazenda de queijo para poder saborear um lanchinho e utilizar os banheiros.

IMG_9855
Uma fazenda de queijo deliciosa próxima à região de Malbaie

Essa região rural é especializada na produção de queijo. A fazenda é uma graça, parece um cenário, e o queijo é irresistível. Provei o tipo cheddar. O cheddar produzido nessa região não é enjoativo como o que costumamos comer por aqui. Com um sabor bem realçado, não é pesado e sim muito saboroso. Em seguida, a viagem continuou. O trajeto completo entte Québec e Tadoussac leva quase 4 horas, o motorista do ônibus é também guia turístico, que dá todas as informações sobre a região.

IMG_9868
Há um ponto de apoio onde os bilhetes para as embarcações podem ser comprados, informações sobre a vida marinha são disponibilizadas e alguns souvenirs estão à venda

 

IMG_9894
Fizemos o cruzeiro para ver as baleias num lindo dia de sol

Para o cruzeiro, a AML disponibizila duas opções de embarcação: o Zodiac e o Grand Fleuve, que é um catamarã. Sem dúvida o catamarã foi a melhor opção, pois oferece mais conforto e possibilidades de locomoção em seu interior. Como é um barco grande, podemos percorrer ele todo e ver vários ângulos da paisagem, seja no deck inferior ou no superior. Além de um snack bar e banheiros disponíveis. E também muito relevante é o fato de podermos ficar no interior do barco sempre que quisermos e quando o vento frio apertar. No Zodiac, por ser um barco pequeno, cada passageiro deve permanecer sentado o tempo inteiro, e aguentar o frio.

O Zodiac é praticamente um bote que permite um contato mais próximo com as baleias (Foto: divulgação AML)

 

IMG_9953
Já o catamarã oferece uma visão mais ampla, mais conforto e espaço

Foi do deck inferior que vi de pertinho muitas baleias e muitas focas. Lindo! Existem vários tipos de baleias nessa baía, até orcas e belugas. Mas as que vimos foram do tipo Minke (baleia-anã), que pesa de 6 a 8 toneladas, é cinza escura e tem a barriga branca. Todos no barco ficam muito emocionados e extasiados a cada vez que elas surgem na superfície do mar. Pena que é difícil fotografar pois elas ficam só alguns segundos respirando do lado de fora dá água.

IMG_9990
A bordo do Grand Fleuve

 

CAN02253
É emocionante ver as baleias surgindo na superfície do mar (Foto: divulgação AML)

A experiência com a AML vai além, pois se durante o cruzeiro o capitão do barco considerar que não foram avistadas baleias, caso elas não apareçam no dia do passeio, os passageiros ganham um ticket para poder fazer o cruzeiro em outra data.

IMG_9888
Vimos também muitas focas nadando livremente

Adorei fazer esse passeio. Além de toda beleza, do contato com a natureza e da explicação de uma bióloga marinha durante o tour, o cruzeiro da AML navega também pelo lindo Fiorde du Saguenay. Sim, um fiorde no Canadá!  Com formação geológica da Era Glacial, essa parte do passeio é muito contemplativa…. A AML tem a sensibilidade de por como som de fundo uma música clássica, e então ficamos ali no deck contemplando o mar, fotografando, filmando, admirando toda essa beleza canadense. Valeu muito!

IMG_9914
Farol de Tadoussac

 

colagem
O barco passa colado ao farol para que todos possam observar de pertinho

 

20150919_152937
Paisagem do Fiorde du Saguenay

Ao final, após o barco voltar ao pier, embarcamos novamente no ônibus e fomos levados de volta ao hotel, chegando por volta das 19h30, 20h. Tudo muito pontual e bem organizado com  a AML Croisiéres. Realizados, ficamos um bom tempo lembrando das imagens marcantes desses enormes mamíferos em seus habitat natutal, pensando na maravilha e grande oportunidade de poder observar baleias numa paisagem tão linda. Uma experiência emocionante e inesquecível!

IMG_9987
Fiorde du Saguenay, na região de Tadoussac, Canadá

bio-rodape-atual

Anúncios

2 comentários em “Cruzeiro para ver baleias no Canadá com a Croisières AML

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s