in

Cruzeiro para ver baleias no Canadá!

Viajar pela Costa Leste no Canadá é uma delícia cheia de atrativos variados. No mínimos duas semanas são necessárias para poder conhecer os principais pontos e cidades, e ainda explorar cantinhos não tão visitados. Assim, podemos fazer desde o passeio para as famosas Cataratas do Niágara como fazer um Cruzeiro para observar baleias! Essa é nossa dica de hoje!

blog Le Touriste foi convidado pela empresa Croisières AML, especializada em tours de barco na Baía de Sainte Catherine, para fazer um cruzeiro para observação de baleias. Essa baía fica no Golfo de St. Lawrence, considerada a melhor região do mundo para observação de baleias devido a grande quantidade de krill, o alimento desses animais, e também à corrente vinda de Labrador, já quase no Ártico. Tudo certo e combinada a data do passeio, o shuttle da empresa veio nos buscar no hotel, e foi passando em vários outros para buscar os demais passageiros. Depois disso, pegamos a estrada e seguimos em direção à Tadoussac, que é um dos pontos de onde o cruzeiro sai. Fica na região da Baie Ste. Catherine, local belíssimo. Já no caminho podemos apreciar a linda paisagem, principalmente quando passamos por Malbaie. E fazemos uma parada deliciosa – literalmente – numa fazenda de queijo para poder fazer um lanchinho e utilizar os banheiros.

Essa região rural é especializada na produção de queijo. A fazenda é uma graça, com jeitinho de cenário, e o queijo é irresistível. Provei o tipo cheddar. O que é roduzido nessa região não é enjoativo como o que costumamos comer por aqui. Com um sabor bem realçado, não é pesado e sim muito saboroso. O trajeto completo leva quase 4 horas, e o motorista do ônibus é também um guia, que dá todas as informações sobre a região.

Para o cruzeiro, a AML disponibizila duas opções de embarcação: o Zodiac e o Grand Fleuve, que é um catamarã. Sem dúvida o catamarã foi a melhor opção pois oferece mais conforto e possibilidades de locomoção em seu interior. Como é um barco grande, podemos percorrer ele todo e ver vários ângulos da paisagem, como no deck inferior ou no superior. Além de um snack bar e banheiros disponíveis. E também muito relevante é o fato de podermos ficar no interior do barco sempre que quisermos e quando o vento frio apertar. No Zodiac, por ser um barco pequeno, cada passageiro deve permanecer sentado o tempo inteiro, e aguentar o frio.

Foi do deck inferior que vi de pertinho muitas baleias e muitas focas. Lindo! Existem vários tipos de baleias nessa baía, até orcas e belugas. Mas as que vimos foram do tipo Minke (baleia-anã), que pesa de 6 a 8 toneladas, é cinza escura e tem a barriga branca. Todos no barco ficam muito emocionados e extasiados a cada vez que elas surgem na superfície do mar. Pena que é difícil fotografar pois eles ficam só alguns segundos respirando do lado de fora.

A experiência da AML vai além, pois se durante o cruzeiro o capitão do barco considerar que não foram avistadas baleias, caso elas não apareçam no dia do passeio, os passageiros ganham um ticket para poder fazer o cruzeiro em outra data.

Simplesmente amei fazer esse passeio. Além de toda beleza, do contato da natureza e da explicação de uma bióloga marinha, o cruzeiro navega também pelo lindo Fiorde du Saguenay. Sim, um fiorde no Canadá! Formação geológica da Era Glacial, essa parte do passeio é muito contemplativa…. A AML ainda põe como som de fundo uma música clássica e então ficamos ali no deck, fotografando, filmando, admirando toda essa beleza canadense. Valeu muito!

Ao final, após o barco voltar ao pier, embarcamos novamente no ônibus e fomos levados de volta ao hotel, chegando por volta das 19h30, 20h. Tudo muito pontual e bem organizado com a AML Croisiéres. Realizados, ficamos um bom tempo lembrando das imagens marcantes desses enormes mamíferos em seus habitat natutal, pensando na maravilha e grande oportunidade de poder observar baleias numa paisagem tão linda. Uma experiência emocionante e inesquecível!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Musée Marmotan: conhecendo Paris fora do circuito turistão

Medieval Times Toronto: uma noite e um jantar únicos!