Rio de Janeiro: Passeio pelo Bosque da Barra, perfeito para um piquenique!

O Rio de Janeiro ainda tem muitos cantinhos que as pessoas não conhecem. E lugares que até mesmos os cariocas nunca foram ou raramente ouvem falar. O Bosque da Barra, no bairro da Barra da Tijuca, é um desses lugares! A primeira vez que estive nele foi ano passado, depois de já ter passado várias vezes em frente e não ter reparado na sua entrada. Mas a tendência a partir de agora, e principalmente com o evento das Olimpíadas no Rio em 2016, é esse bairro ficar cada vez mais popular. Vamos então conhecer um pouquinho mais dele hoje aqui!

Nova Imagem1
Bosque da Barra, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

O Parque Natural Municipal Bosque da Barra está localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, na famosa Barra da Tijuca. É mais um dos bairros com muita beleza natural como muitas outras que o Rio oferece. Esse bosque é um pequeno tesouro em plena área urbana, e como mencionamos acima, muitos moradores da zona sul da cidade não o conhecem!

Nova Imagem3
Um oásis de tranquilidade e natureza em plena cidade

Trata-se de uma reserva que abriga floresta nativa, lindos lagos, manguezais, e animais silvestres. É uma área extensa é super convidativa para famílias ou casais que adoram programas tranquilos e românticos, e possui estacionamento próprio. A entrada é gratuita. O grande lance aqui é caminhar por ele sem pressa e sem muito rumo, deixando que seus caminhos e trilhas nos levem pelas paisagens bucólicas. Dessa forma, uma hora nos deparamos com a vista da Pedra da Gávea, em outra damos de cara com um grande lago com árvores que dão ótimas sombras e banquinhos e mesinhas para lanchar ou descansar. E existem várias opções de laser, contando até com um campo de futebol.

Nova Imagem4
Um dos lagos do Bosque da Barra
mapa
O Bosque da Barra fica na Av. das Américas, um pouco depois do Shopping New York City

A preservação do local é importante, para isso, existe uma espécie de escolinha dentro do parque, onde palestras são dadas para ensinar sobre a fauna e flora local, que inclui vários tipos de aves, micos, capivaras, jacaré do papo amarelo e até preguiças. É um meio ambiente rico dentro da cidade, muitas vezes não nos damos conta disso. Um grande jacaré empalhado fica na porta dessa escolinha, representando bem os “moradores” dessa região do Rio. Vale ressaltar que não existem praticamente opções de venda de comida dentro do parque, por isso é recomendável levar água e prestar atenção às lixeiras de coleta seletiva lá dentro, para ajudar a preservar a região.

20151110_144526
Capivaras típicas da região

Veja mais:

Dicas do que fazer e onde comer no Rio de Janeiro 

20141121_100653
Cliquem aqui para ver 11 points com as melhores vistas do Rio!

Mas como todo bom carioca adora um programa ao ar livre, uma das melhores pedidas no parque é fazer um piquenique no seu grande gramado. Há várias áreas a escolher. Em alguns pontos, pais e filhos já têm o costume de se reunir para um lanche descontraído, geralmente nos trechos mais arborizados para se protegerem um pouco do sol.  Certamente com a chegada de mais turistas durante as Olimpíadas no Rio em 2016, as atrações do bairro da Barra da Tijuca serão mais frequentadas. E para quem é da cidade mas ainda não conhece o Bosque da Barra, atualmente está ainda mais fácil visita-lo, já que uma estação do ônibus BRT para bem em frente ao parque. É a estação “Bosque da Barra”, no quilômetro 6 da Avenida das Américas. Não tem desculpa para explorar o Rio de Janeiro e amar e preservar ainda mais essa cidade!

6342225675_c5406c1093_b
Pedra da Gávea vista do Bosque da Barra

Bosque da Barra

Avenida das Américas 2430 – Barra da Tijuca

Funcionamento: terça a domingo de 8h às 17h

 


Rodapé posts

Anúncios

6 comentários em “Rio de Janeiro: Passeio pelo Bosque da Barra, perfeito para um piquenique!

  1. É possível manter a forma física e mental ….. Um lugar bem cuidado. Com a entrada bem em frente a avenida das américas e numa das paradas do BRT carioca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s