Brasil, Santa Catarina

Como chegar na trilha do Canyon Itaimbezinho, em Aparados da Serra

Pensando em viajar para Aparados da Serra, no Sul? Programando quais passeios e trilhas fazer e qual agência contratar? Vamos te dar uma ajudinha e contar aqui como chegar a uma das trilhas mais procuradas, não é preciso guia….veja agora como é a trilha para o Canyon Itaimbezinho!

C360_2015-12-22-12-15-05-209
Canyon Itaimbezinho, Aparados da Serra

Se você estiver com seu próprio carro em Aparados da Serra, ou se tiver alugado um, é muito fácil chegar ao Canyon Itaimbezinho. Vamos por etapas:

1) Compre sua passagem com destino ao aeroporto de Porto Alegre, a melhor porta de entrada para visitar os cânions do Sul.

mapa
Caminho de centro de Praia Grande, em Santa Catarina, até a Serra do Faxinal onde está o Canyon Itaimbezinho. Ele fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, que como é localizado na fronteira, divide os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

2) Ainda no aeroporto (ou pesquise antes e procure descontos na locação), alugue um carro e siga para cidade de Praia Grande, fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Essa é a melhor base para ficar hospedado e visitar os cânions. Um opção diferente de hospedagem em Praia Grande é a Pousada Pacatatu. Bem inserida no contexto da região, é uma pousada ecológica, que procura se misturar à paisagem local. De estilo rústico, simples e com uma ótima localização no centrinho, distante apenas 500 metros da praça principal.

colagem
Placas indicativas, o carro comum que alugamos para rodar por Aparados da Serra, e a vista da estrada para os cânions

3) Reserve um dia de tempo bom, com céu claro e limpo, para visitar Itaimbezinho, pois se o tempo estiver fechado não há visibilidade nenhuma.

4) Com um carro de passeio é possível subir a Serra do Faxinal (há placas indicando a partir do centrinho de Praia Grande) onde fica o Parque Nacional de Aparados da Serra.  É nesse parque que se encontram os cânions, como o Malacara e o Fortaleza. A estrada no início alterna entre asfalto e terra, e depois toda sua extensão é de terra. Não é super bem conservada, mas também não está impraticável, então dá para ir devagarinho. No caminho, há placas indicando a direção do Parque Nacional. A paisagem da estrada dá para os cânions, é linda!

colagem 3
Cascatas do Canyon Itaimbezinho e o Rio do Boi, na base do cânion

5) Após cerca de 50 minutos a 1 hora de estrada, uma grande placa indica que chegamos no Parque Nacional de Aparados da Serra. Tem estacionamento gratuito no local e um centro de informações turísticas com banheiros e bebedor.

IMG_0296
O Centro de Informações do Parque Nacional de Aparados da Serra
IMG_0319
Um dos mirantes do Canyon Itaimbezinho

6) Uma placa indica o início da Trilha do Cotovelo – que leva ao Canyon Itaimbezinho – e informa o tempo de duração da trilha: 3 horas
A partir desse ponto, não é preciso guia para fazer a trilha, pois ela é toda plana sem nenhum tipo de obstáculo. Basta seguir o caminho já traçado. De tempos em tempos tem placas indicando quantos metros faltam para chegar ao canyon.

IMG_0299
Gralha Azul, pássaro típico da região

7) Leve uma garrafa d’água, protetor solar, chapéu e um bom tênis. Ao chegar no Canyon Itaimbezinho, existem vários mirantes para poder observar a grande fenda. Toda a paisagem é linda e de qualquer ponto dá para ver o cânion. Um convite a parar e fazer muitos registros fotográficos!

IMG_0323
Os paredões do Canyon Itaimbezinho

Depois de permanecer no Canyon Itaimbezinho pelo tempo que desejar, já que você estará fazendo o passeio por conta própria, basta voltar pelo mesmo caminho. Nossa sugestão é, caso tenha deixado para fazer esse passeio no último dia, aproveite e siga do Canyon Itaimbezinho para a cidade de Canela, que fica a 1 hora de distância. Você vai passar por Cambará do Sul, uma pequena cidade que é o outro lado da fronteira do Parque Nacional de Aparados da Serra, já no Rio Grande do Sul, e logo logo chegará a Canela. Cidade fofa, cheia de atrações e parques com mais um monte de cânions deslumbrantes a se visitar!

mapa2
Seguindo da Serra do Faxinal, onde fica o Parque Nacional de Aparados da Serra, até Canela, no Rio Grande do Sul

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


Anúncios

4 thoughts on “Como chegar na trilha do Canyon Itaimbezinho, em Aparados da Serra”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s