Onde comer no Rio: Restaurante Aurora, comida luso brasileira desde 1898!

O restaurante Aurora, no Humaitá, RJ, foi reformado recentemente. Com muita história e tradição, que vem desde 1898, recebemos o convite para ir conhecer sua culinária luso brasileira com muita satisfação, e provamos uma comida de qualidade num lugar charmoso que manteve seu estilo lisboeta num ambiente clean. Para começar, uma boa porção de bolinho de bacalhau!

Nova Imagem
Porção de bolinho de bacalhau do Aurora

A generosa porção de bolinho de bacalhau vem com 12 unidades. Estava no ponto certo, crocante, fresco, e com recheio caprichado. Tanto que tinha espinha em alguns bolinhos, o que nesse caso é algo bom, já que mostra que o bolinho é feito com bacalhau de verdade. Sabemos que alguns estabelecimentos colocam tanta batata no bolinho que quase não sentimos seu real gosto. Para acompanhar, existem várias cervejas disponíveis, inclusive a Malzebier, que normalmente é difícil encontrar com frequência nos restaurantes do Rio.

colagem
Algumas especialidades do Aurora, que tem 118 anos de tradição em cozinha luso brasileira

Com cardápio extenso, com quase cem alternativas de pratos à disposição, partimos para escolher os pratos principais. O próprio garçom nos informou que os pratos são bem caprichados e dão para duas pessoas tranquilamente. Sendo assim, escolhemos o Bacalhau à Gomes de Sá, para matar a vontade de provar uma das especialidades da casa de tradição portuguesa. Aprovado!  Bastante bacalhau, batatas, azeitonas pretas, ovos e muito azeite. Um vinho branco chileno, o sauvignon blanc da Concha y Toro, foi uma combinação muito boa para esse prato. O Aurora conta com a opção de garrafas de vinho ou apenas taças, ideal para quem não quer beber muito.

colagem2
Parte do salão principal do Aurora e um dos principais pratos da casa: bacalhau à Gomes de Sá

O outro prato pedido foi um dos meus favoritos de um modo geral: Camarão à baiana. Tal qual uma boa moqueca, o prato chega fumegando numa bela panela de barro. Muito apetitoso, vem acompanhado de arroz branco e farofa de dendê e também serve duas pessoas. Muito gostoso, com uma boa quantia de camarões na panela. Outras opções como tapas e beliscos, sopas e caldos, carnes, aves, peixes e frutos do mar, pratos leves, sanduíches e até opções infantis.

20160326_134431
Camarão na bela panela de barro
20160326_134211
Camarão à baiana do Aurora
20160326_134633
Muito camarão no Aurora!

Uma das sobremesas tradicionais é o Mineiro de Botas, que é um tipo de rocambole com goiabada, queijo Minas e banana. Como nunca resistimos a um pastel de nata, essa foi a nossa pedida. O garçom teve o cuidado de perguntar se queríamos que aquecesse o doce, o que foi prontamente atendido. Gostamos da experiência no Aurora, um almoço super agradável num restaurante com serviço que funciona, e um ambiente que é a cara do Humaitá. O salão reformado ficou muito bonito ao mesmo tempo que manteve sua autenticidade tanto na área externa quando na interna e no segundo andar. Os tijolinhos brancos na parede dão um ar novo ao Aurora, mas a marca dos seus 118 anos de existência estão por todos os lados, das paredes às mesas. Um centenário que ganhou novo fôlego para mais um século de histórico no Rio de Janeiro.

Aurora

Rua Capitão Salomão, 43

Botafogo – Rio de Janeiro

Funciona diariamente do meio dia à meia noite


Rodapé posts

Anúncios

3 comentários em “Onde comer no Rio: Restaurante Aurora, comida luso brasileira desde 1898!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s