O que fazer em Canela, RS: Parque do Vale da Ferradura

Aqui no blog estamos sempre tentando dar dicas que não sejam já super manjadas. Pensando nisso, a dica que temos da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, é sobre um lugar que reparamos que é menos falado do que deveria, tendo em vista que é um dos lugares mais lindos do Brasil. Nossa dica do que fazer em Canela é visitar o Parque do Vale da Ferradura, onde estivemos recentemente. É demais!

IMG_0352
Vale da Ferradura, Rio Grande do Sul

Localizada no Estado do Rio Grande do Sul, a pequenina Canela é mais conhecida por ser vizinha da famosa Gramado, uma das cidades mais encantadoras do país. Porém, Canela merece uma visita com mais atenção. Sua arquitetura não é tão rica quanto a de Gramado, mas em compensação, suas belezas naturais são de cair o queixo. Por isso, quem viajar para o Sul e visitar essas duas cidades que mais parecem uma dupla, “Gramado & Canela”, além de visitar a conhecida Catedral de Pedra e o Parque do Caracol, não deixe de visitar em hipótese alguma o maravilhoso Parque do Vale da Ferradura. Como o próprio nome indica, fica num vale, formando um cânion impressionante no formato perfeito de uma ferradura. Já estivemos em alguns cânions no Brasil e no mundo, mas a visão do Vale da Ferradura foi realmente impactante. Como é rica a natureza do nosso país!

colagem

A beleza do vale impressiona. Além de muito tipos de animais, como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, cutia, gambá, veado-mateiro, as araucárias predominam, já que a região onde o vale se encontra é chamada de Planalto das Araucárias. Mas há um elemento que dá ainda mais beleza ao parque, formando um cenário de sonho…imagine estar dentro de um bosque todo formado por arbustos cheios de hortênsias de várias cores, algumas alcançando tamanha altura que dão a impressão de serem paredões de flores. Belíssimo.

colagem1
Hortênsias para todos os lados em Canela
colagem2
Um bosque de hortênsias dento do Parque da Ferradura

Fiquei completamente encantada com esse cenário. Já tinha estado em Gramado e Canela antes, mas a quantidade de hortênsias que vi dessa vez era absurda. Em toda a cidade, ao longo de toda a estrada, nos gramados dos parques e hotéis…fazendo da cidade de Canela um grande jardim maravilhoso! Sem exagero, foi um dos lugares mais lindos em que já estive.

Veja abaixo tudo o que é preciso saber para visitar o Parque do Vale da Ferradura

COMO CHEGAR

Carro – O parque se encontra no Km 12 da RS 466, Canela, RS, conhecida como Estrada do Caracol. É muito fácil chegar, já que o vale está a apenas 13km do centrinho de Canela. Além dos ônibus de turismo que levam até lá, dá para ir facilmente de carro, seguindo a estrada que vem de Gramado direto até chegar no parque. Há placas indicativas no caminho. Após passar pelo Parque do Caracol, é preciso seguir alguns quilômetros por estrada de terra. Vale ressaltar que a estrada é belíssima e ao longo do percurso, além de muitas hortênsias compondo a paisagem, percorremos o Caminho das Graças. São delicadas imagens religiosas feitas pelos próprios moradores e que enfeitam a estrada com muito bom gosto.

Bus Tour – Ônibus turístico de 2 andares, sendo o andar de cima aberto, propiciando vista completa de Gramado e Canela, as cidades por onde o Bus Tour passa. No total, são mais de 30 atrativos da região que fazem parte do itinerário, com diversas paradas e horários, passando pela Estrada do Caracol. Custa 59 reais por pessoa, e uma das vantagens é dar descontos nos principais atrativos das duas cidades. O ticket vale pelo dia inteiro, permitindo ao passageiro subir e descer quantas vezes quiser. Na alta temporada, a circulação é diária. O ponto inicial é na agência Brocker Turismo Canela, o ticket pode ser comprado lá ou em qualquer parada do ônibus, ou ainda, no site http://www.bustour.com.br

2015-12-22 16_31_36
A estrada que leva ao Parque da Ferradura, cercada de hortênsias

INGRESSOS

O valor do ingresso para adultos é 12 reais, e para crianças e idosos, 6 reais. Podem ser adquiridos na bilheteria do parque. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30 de terça a domingo.

IMG_0343
Entrada do Parque da Ferradura

MIRANTES

Mirante Vale da Ferradura

A grande atração do parque é o Mirante Vale da Ferradura, o principal, que dá para  cânion de 420 metros de extensão. Ali, bem de frente para essa formação geológica, é possível ter uma visão completa do formato da ferradura. Um lugar para parar por uns bons momentos e contemplar toda a natureza ao redor. Lá de cima, avistamos a Cascata do Arroio Caçador e o Rio Santa Cruz.

20140619_035935
Vale da Ferradura, em Canela, Rio Grande do Sul

Mirante do Vale do Arroio Caçador
Com vista completa do vale do Arroio Caçador. O acesso é por uma trilha leve  de cerca de 2 minutos.

Mirante da Cascata do Arroio Caçador
Proporciona vista da cascata do Arroio Caçador. Para acessar, é preciso percorrer uma trilha um pouco mais íngreme.

colagem3
A cascata do Arroio do Caçador e o Rio Santa Cruz, que compõem o cânion da Ferradura

O QUE FAZER

Para quem for mais aventureiro e quiser descer até a base do cânion (o vale possui cerca de 750 metros de altura), existem 4 trilhas a percorrer: trilha do Rio Caí, trilha do Pórtico, trilha das Cutias e trilha das Pinguelas. No parque, há também uma área com  churrasqueira, playground e lanchonete.

IMG_0380
Diversas opções de lazer no Parque da Ferradura, em Canela

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:
    Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

    Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars
Encontre aqui a melhor cotação de câmbio
melhor-cambio

Rodapé posts

Anúncios

2 comentários em “O que fazer em Canela, RS: Parque do Vale da Ferradura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s