in

Filé do Lira no Leblon: festival de sanduíches e almoço de sábado tradicional

Para um almoço de sábado (ou domingo) bem tradicional, existe um lugar que já é parada certa no Leblon: Filé do Lira, onde fomos convidados a conhecer e provar seu famoso filé! A especialidade da casa não decepciona, e vem em generosa porção. O prato que comi era individual, mas daria tranquilamente para dividir. Dá uma olhadinha!

 

A tradição do Filé do Lira começa, na verdade, logo que chegamos e sentamos à mesa. Os garçons passam pra lá e pra cá com uma bandeja atraente abastada de linguiças, como resistir a essa tentação já de cara?! Quando ele perguntou se queríamos uma, logicamente a resposta foi sim. A linguiça de pernil é conhecida por ali, e é uma tradição juntamente com os filés.  Nossa sugestão então é que se começa com essa linguiça, depois escolha uma das entradas. Há opções de saladas, mas o sábado tinha mais a ver com uma boa porção de pastel. Os sabores a escolher são queijo, carne e camarão, e pode pedir uma porção mista.

Passada essa etapa “difícil”, hora dos pratos principais. As porções são extremamente generosas, principalmente dos filés que são os mais pedidos na casa. Porções para duas pessoas, como o carro chefe, Medalhões ao Lira, que vem com dois ovos estrelados por cima do bife. Mais tradição impossível. Escolhi o filé mignon de carne (para quem quiser, há também filé de frango), e diversos acompanhamentos podem ser selecionados do cardápio. O meu foi a batata rostie e legumes cozidos com azeite, e o molho madeira que combinava bem. Filé alto e super macio, no ponto exato em que pedi, suculento. Claro que há uma expectativa ao provar esse prato, afinal os filés reinam nesse restaurante. Provado e aprovado!

Para variar um pouco, e aproveitando que o Filé do Lira tem um cardápio diversificado, pedimos também uma das sugestões do dia, o Bacalhau ao Braz, que pode vir em porção para duas ou uma pessoa. Com cebolas, azeitonas pretas e ovos. Alguns docinhos também estão no cardápio para dar um fechamento à refeição, como os também tradicionais pudim de leite e mousse de chocolate. Ou ainda, frutas da estação.

Lembrando que à noite o Filé do Lira oferece ainda mais opções, como o fondue de carne. E para comemorar os 6 anos de inauguração, a casa preparou o Festival de sandubas do Lira, que terá duração até 29 de junho e vai oferecer sete opções de várias carnes e recheios. Como os sanduíches de filé (de carne ou de frango) com queijo e abacaxi.

Homenageando o bairro onde está instalado, com o nome da famosa Rua João Lira dando nome ao restaurante, ali encontramos comida tradicional para o carioca que procura um ambiente descontraído para os fins de semana, uma boa taça de cerveja e grandes porções para agradar a família toda!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

3 Hotéis de luxo em Milão na Itália

Onde se hospedar em Florianópolis: Quinta das Videiras na Lagoa de Conceição – Le Touriste