Abelardo, o restaurante de alta gastronomia do Hilton Barra

Quando nos hospedamos no Hilton Barra recentemente, (veja a matéria aqui), tivemos oportunidade também de conhecer o sensacional Abelardo, o restaurante do hotel de alta gastronomia que preza pelo uso de produtos locais. Ponto para o Hilton! Trazendo o melhor da gastronomia internacional aliada a uma tendência que vem se fazendo cada vez mais presente nos restaurantes do Rio, nossa regionalidade. Veja como foi o jantar!

Nova Imagem6
Restaurante Abelardo do Hotel Hilton Barra

Quem assina o cardápio do Abelardo é o Chef Emiliano Sabino. Ele trabalha com produtos locais e receitas tanto nacionais quanto internacionais. Porém, a diferença está na forma como ele apresenta essas receitas.  Sua releitura de pratos consagrados da gastronomia internacional é surpreendente e muitas vezes divertida. Imagine uma coxinha com molho barbecue à base de goiaba! Dessa forma, ele traz para o Rio pratos famosos de países como a França, por exemplo, e faz algo  autêntico. Para provar essa releitura na prática, fiquei em dúvida entre o Menu degustação Terra, ou o Menu degustação Água (150 reais por pessoa), onde é possível ter uma ideia completa do trabalho do chef. Porém, um prato bem típico do Nordeste me chamou mais a atenção. Comecei então pelo palmito pupunha para a entrada. Grelhado com cenoura levemente frita apenaa para dar uma certa crocância. Regado no azeite, foi uma escolha muito feliz para começar o jantar. O palmito estava desmanchando na boca.

Nova Imagem
Palmito pupunha, restaurante Abelardo

E como o prato que eu havia escolhido como principal levava frutos do mar, escolhi um Chandon Rosé como acompanhamento. Hora então de experimentar o lagostim e camarão na chapa ao dendê, com arroz branco para fazer a “liga”. Bela apresentação de um dos pratos que ganharam releitura do chef Emiliano.

Nova Imagem1
Chandon Rosé, restaurante Abelardo
Nova Imagem5
A belíssima entrada do restaurante Abelardo, aberto também para não hóspedes no Hilton Barra
Nova Imagem2
Lagostim e camarão na chapa, uma releitura da nossa moqueca

Para fazer o fechamento com a parte da refeição que é sempre a minha favorita, apostei no menu degustação de sobremesas. Não tive como escolher uma só dentre as delícias descritas no menu. Mais uma decisão acertada! Foram quatro pratos de sobremesa: banana assada com sorvete de queijo e granola, sorvete de limão siciliano com calda de coentro e maracujá,  arroz doce com biscoito polvilhado e creme e um lindo creme brulée de manga.   Cada um melhor que o outro, acho até que acertei na ordem que escolhi para começar a degustação. A banana assada com o sorvete é a típica combinação que nunca decepciona. Depois o arroz doce que tem um sabor mais acentuado e, como o nome sugere, é bem doce, principalmente por causa do creme usado para complementar. Em seguir, o ideal é saborear  o sorvete de limão para dar uma quebrada na doçura, e encontrar o equilíbrio perfeito entre o azedinho e a calda de maracujá. O coentro é sentido ao final de cada colherada e sem dúvida dá um toque diferente inovador.

colagem
Menu degustação de sobremesas do Abelardo

Por fim, o creme brulée de manga é outra releitura fantástica apresentada pelo Abelardo. A escolha por essa fruta tão tropical não poderia ser melhor, dá a impressão de que a receita dessa sobremesa clássica francesa sempre foi a manga! Com o toque dado pelo sagu, ficou ainda mais gostosa, dando uma textura mais firme que se contrapõe ao creme. Adorei o fechamento, e com ele pude ter uma noção perfeita do conceito proposto por Emiliano Sabino. Esse é um restaurante que deve ser incluido no roteiro gastronômico do Rio de Janeiro!

Veja também:

Clique aqui e veja mais Dicas de Onde Comer na Barra

untitled


Rodapé posts

Anúncios

7 comentários em “Abelardo, o restaurante de alta gastronomia do Hilton Barra

  1. Maravilhoso, agora mesmo que fiquei com vontade de ir à Barra. Vi que tinha coisas novas nesses lados perto do Riocentro mas não imaginava que valia a pena ir até aí. Cada lugar mais lindo que o outro.

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s