in

6 dicas para curtir o Valle Nevado pela primeira vez

Depois de voltarmos do Valle Nevado, no Chile,  em junho, constatamos que o frio e a altitude lá são coisa séria! Mas nada que não dê para encarar, afinal, passar o inverno no Valle Nevado esquiando é o objetivo de férias de muitos brasileiros. Basta tomar alguns cuidados para tornar a viagem ainda mais agradável. Pensando nisso, o resort chileno preparou algumas dicas para ajudar quem precisa organizar a mala para uma viagem para a neve, com todo o conforto e segurança. Há itens indispensáveis para aproveitar melhor os dias nessa estação de esqui!

 

6 dicas para curtir o Valle Nevado pela primeira vez

1- Roupas apropriadas
Incluir na mala peças adequadas para uma temperatura bem mais fria é importante para conseguir aproveitar cada momento no Valle Nevado. Então, esqueça aquela jaqueta quentinha usada no inverno da maioria das cidades brasileiras já que, provavelmente, ela não será suficiente para proteger do frio da Cordilheira dos Andes. Lá, o ideal é vestir-se em camadas, com segunda pele térmica, agasalhos e calças impermeáveis. Para qualquer eventualidade, há duas lojas no resort onde é possível alugar calças, jaquetas, luvas e capacetes, além de uma charmosa ruazinha de pedestres com lojas das principais marcas especializadas em frio e neve. E, se não quiser congelar os pés, prefira um calçado impermeável também, já que a neve acaba molhando. Além disso, gorro, cachecol, luvas e óculos com proteção UVA/UVB são essenciais, pois a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares, podendo prejudicar a visão e queimar a pele.

2- Saúde
Principalmente por conta da luz refletida na neve queimando a pele, aceite aquela velha recomendação dos dermatologistas sobre o uso de protetor solar todos os dias e acrescente no seu nécessaire um protetor labial e um hidratante. Fazendo o básico, você evita queimaduras e o ressecamento da sua pele. Além disso, não esqueça de tomar muita água, evitar refeições pesadas e nunca sair com o cabelo molhado na neve. Sua saúde agradece! Quem preferir ser um turista mais prevenido, vale incluir analgésicos, umidificantes nasais e pomadas para dor muscular.

3- Equipamentos
É de extrema importância a utilização do capacete durante a prática de esqui ou snowboard, pois mesmo que a pista não ofereça muito risco, o acessório pode diminuir as consequências para a cabeça decorrentes de quedas ou acidentes que possam ocorrer. A bota e o esqui também devem ser do seu tamanho para evitar torções no pé ou desconforto. Os especialistas nas duas lojas de aluguel de equipamentos do Valle Nevado vão escolher o conjunto ideal para cada pessoa.

4- Reconhecimento de terreno e adaptação ao clima
Fazer o reconhecimento das mais de 40 pistas da estação antes de sair esquiando montanha abaixo é a melhor opção mesmo que você tenha um pouco de prática ou esteja na companhia de alguém com mais experiência. O Valle Nevado oferece aulas para todos os níveis com duração de duas horas, e os valores podem ser consultados no site oficial. Ter o treinamento adequado evita lesões e acidentes! O reconhecimento também serve como aclimatação, já que o resort fica a mais de 3.000 m de altitude, no meio da encantadora Cordilheira dos Andes.

5- Treino, treino e treino
Esquie somente em pistas habilitadas para o seu nível. O Valle Nevado possui 44 pistas, sendo as verdes as mais fáceis, as azuis, de nível regular, e as vermelhas e pretas, as mais difíceis. Na dúvida, consulte as sinalizações ou converse com o seu instrutor.

6- Atenção à bateria da câmera e celular
Antes de ir para as pistas, tenha certeza de que sua câmera e/ou seu celular estejam com a bateria carregada, geralmente em climas com baixas temperaturas as baterias duram menos tempo.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Herbs & Spices – What Goes With What Food

15 Proven Health Benefits of Blueberries