in

Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Cachoeira São Bento –

Cachoeira São Bento

 

A Fazenda São Bento reúne três cachoeiras, a São Bento, a Almécegas I e Aléacegas II. Paga-se 10 reais para ir à Cachoeira São Bento, e 30 reais para ir nas 3, que inclui Almécegas I e II (3km de carro até estacionamento da Almácegas, depois 1,5km à pé até as cachoeiras.)

A grande atração da Cachoeira São Bento é a enorme piscina que ela forma, um poção onde é possível nadar livremente. A piscina é tão grande que até uma etapa do Campeonato Mundial de Pólo Aquático já foi realizada aqui. A Fazenda conta com um ótimo restaurante, então quem quiser pode esticar e ficar até a hora do almoço.

Ou então, seguir um pouco adiante e bem próximo da fazenda está a entrada para o Vale da Lua. Essa é uma das atrações mais famosas da Chapada dos Veadeiros. O acesso é muito fácil e o valor para entrar custa 10 reais.

A trilha que leva até ela é bem marcada e quase toda acimentada, com poucas inclinações. Basta caminhar 600 metros e ficamos diante de uma das formações mais intrigantes da natureza. Com formatos de rochas retorcidos, crateras, focos e buracos em sua extensão. É um cenário novo para os olhos. Realmente lembra o aspecto lunar e suas crateras. Imperdível!

O Vale da Lua também tem uma parte que forma uma piscina onde recomenda-se o banho. É importante seguir as recomendações e não pular em locais não indicados.

Dessa forma, dá para fazer esses dois passeios num dia ou até mesmo numa manhã. Podendo aproveitar a tarde para outra cachoeira e finalizar com o pôr do sol no Mirante da Estrela!

Atenção: Quem estiver indo para a Chapada dos Veadeiros, vá preparado e não espere muita estrutura nas cidades de São Jorge e Cavalcante. A mais bem estruturada é Alto Paraíso. As demais praticamente não têm sinal de internet nem de telefone. Chuveiro à gás é raro, e as cidades sofrem com constantes quedas de energia, nos deixando sem luz e sem água quente. Para uma região do Brasil que recebe tantos turistas, cujo número vem crescendo cada vez mais, a falta de estrutura para os visitantes e para os próprios moradores é uma grande falha. Portanto, planeje muito bem a viagem e não esqueça de levar tudo o que possa vir a precisar, inclusive medicamentos. Farmácia em São Jorge, por exemplo, só existe uma, e quando precisamos dela estava fechada. O único posto de atendimento médico, o qual um dos membros do nosso grupo precisou usar por causa de um corte no pé, estava fechado. Repelente, um bom tênis, calça para proteger da mata durante as trilhas, chapéu e protetor solar são itens de primeira necessidade.


Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

5 dicas de onde comer e beber em Nova York

Passeio a Reims, região de Champagne, visitando a Moët & Chandon – Le Touriste