in

Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros e o Quilombo Kalunga –

Nós visitamos a Cachoeira de Santa Bárbara acompanhados de um guia da região, o que é obrigatório para a visitação. Isso tornou a experiência muito mais rica. Toda a explanação do guia Rodrigo Neves, da Zaltana Ecoturismo de Aventura, desde a hora em que pegamos estrada, durante o trajeto em que paramos no Mirante da Nova Aurora, até chegarmos na cachoeira, foi uma verdadeira aula de história, sobre a comunidade do Quilombo Kalunga e a flora local, rica em plantas medicinais.

Santa Bárbara fica dentro do Engenho II, onde vivem os remanescentes desse Quilombo, um dos maiores do Brasil. O guia nos explicou tudo sobre a origem do Quilombo e como eles vivem atualmente.

A trilha em si é de fácil acesso, com 1 km de extensão em nível plano. As únicas dificuldades surgem logo no início só transpor umas pedras sobre um rio – um trecho muito certinho – e logo depois uma pequena subida. O que pode cansar mais é mesmo o sol. Antes de chegarmos na queda de 30m da Santa Bárbara, chega-se em Santa Barbarinha, uma queda menor com a mesma coloração da famosa cachoeira que também forma uma piscina. A beleza é de cair o queixo. Depois disso, basta um pouco mais de atenção ao subir os últimos 100m do trajeto e chegamos ao grande cartão postal da Chapada dos Veadeiros.

A Cachoeira de Santa Bárbara faz juz à fama. Ela forma uma clareira no meio da mata, onde a luz do sol bate e forma a mais linda piscina em que se pode nadar. Uma visão inesquecível. A temperatura da água é bem agradável, fria, mas não gelada, convidando a um mergulho indispensável.

Um passeio que não dá para deixar de fazer, por mais que a Chapada ofereça inúmeras outras belas quedas d’água. Completando a experiência, saímos de lá e paramos em um dos restaurante do Quilombo Kalunga, onde almoçarmos uma comida caseira típica dessa comunidade, sem conservantes, com alimentos cultivados ali mesmo. Porções generosas e o cheirinho da comida preparada no forno à lenha de dona Januária, esse é o atencioso modo de receber dos Kalungas que fazem do Engenho II um lugar único.

Zaltana Ecoturismo de Aventura

Email: zaltanaecotur@gmail.com

Tel: (62) 3494-1357


Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Deserto do Atacama: dicas e recomendações antes de ir

Hotel de luxo em Búzios à beira mar numa vila Mediterrânea: Vila da Santa Boutique & Spa – Le Touriste