in

Vinícola Aurora, a maior e mais premiada do Brasil, comemora 85 anos – Le Touriste

Quando a gente conhece de perto um trabalho que até então parecia ser o de mais uma grande empresa, sem rosto, a gente entende o porque de seu sucesso. Entendemos que o sucesso é, na verdade, o resultado de uma trajetória árdua, persistente, feita à base de muito trabalho e dedicação. E muito amor pelo vinho, que há 85 anos atrás deu origem à Vinícola Aurora, na Serra Gaúcha, a transformando na maior e mais premiada vinícola do Brasil. É também a maior exportadora do país, vinhos como Reserva Chardonnay Tinto Malbec, Carmenere Safra 2014, Tannat 2015 ou o Cabernet Frank Safra 2014 fazem sucesso no exterior. Essa cooperativa de vinicultores baseada em Bento Gonçalves fica bem no centro da cidade, sendo uma das vinícolas de mais fácil acesso para visitação.

Vinícola Aurora em Bento Gonçalves

A história da Aurora começou nos idos de 1875, quando os primeiros imigrantes vieram para as terras do Sul do Brasil, abandonando a miséria pela qual a Itália passava na época. O sonho era ser senhor de sua própria terra e construir um futuro. Não foi bem assim quando chegaram no Brasil, mas terra havia, e com o esforço do trabalho, os primeiros imigrantes logo começaram a cultivar o solo que tinha boas condições para a produção de uvas. Cidades como Bento Gonçalves, que naqueles tempos se chamava Colônia Dona Isabel, praticamente se transforaram em território italiano, com famílias inteiras de imigrantes falando o idioma e mantendo as tradições da terra natal. Tradições essas que foram muito bem assimiladas aqui, o que faz da Serra Gaúcha uma grande atração para turistas que querem sentir um pouco do clima europeu em terras brasileiras. Quem não gosta de comer uma boa massa acompanhada de um bom vinho no friozinho da Serra?!

Com o Sr. Remi Valduga, autografando o livro “Aurora 85 anos: orgulho do passado, prontos para o futuro”

Pois foi graças ao trabalho e pioneirismo de famílias como a do Sr. Remi Valduga, associado da Aurora, cuja história se confunde com a da vinícola fundada como cooperativa em 1931, que hoje em dia temos um pedacinho da Itália no nosso país. Para quem se hospeda em Bento Gonçalves, essa visita é imperdível. Mais de 1.100 famílias se associaram à cooperativa, e a produção recebe orientação de técnicos que diariamente estão em contato com os produtores. Conhecendo de perto esse trabalho durante a visitação, vimos que a Cooperativa Vinícola Aurora é na verdade uma grande família. Foi ao testemunhar isso e toda a paixão e emoção colocada nesse trabalho que percebi o gostinho especial que esses vinhos nos passam. Além, é claro, do rigoroso trabalho desenvolvido para manter seu padrão de qualidade.

Nossa degustação na Aurora, em Bento Gonçalves

Durante a visita guiada à Vinícola Aurora, o enólogo André Peres Junior passa as informações técnicas sobre o local de produção e armazenamento dos vinhos, os tipos de uvas usadas, e fala sobre o resultado esperado de cada vinho. O sucesso da vinícola está também em oferecer rótulos que agradam aos mais diversos paladares.

Uma sala especial dedicada ao aprendizado e degustação de vinhos e espumantes

Nós tivemos a chance de ir um pouco além e provar esses excelentes vinhos durante um almoço na unidade de Pinto Bandeira, na presença do próprio Sr. Remi Valduga. O cenário do almoço mais parecia um sonho, com espumantes sendo servidos ao ar livre em frente aos vinhedos. De todos os vinhos e espumantes oferecidos, até mesmo o Brandy servido ao fim da refeição, posso dizer que nenhum decepcionou. Vinhos extremamente gastronômicos, muito macios e agradáveis de se degustar.

A bela unidade da Aurora na cidade de Pinto Bandeira
Espumantes deliciosos: nas lojas podem ser encontrados por 40 a 50 reais, nos restaurantes por 80 reais
Brandy da Aurora servido após o almoço

Mas os visitantes podem fazer uma rápida degustação ali mesmo na sede em Bento Gonçalves sem precisar agendar previamente (o agendamento só é necessário para grupos maiores que 10 pessoas). Além de conhecer os imponentes barris que armazenam a bebida e passear pela história da Aurora, os turistas podem fazer provas e também fazer a festa na grande loja repleta de produtos. Diversos rótulos entre brancos, tintos, rosés, lindos jogos de taças, saca rolhas, coolers, corta gotas, sucos naturais e até mesmo posters decorativos estão à venda.

Cave di Bacco, onde os visitantes podem provar vinhos e sucos
Loja de vinhos da Aurora em Bento Gonçalves

O ideal é programar uma manhã inteira para conhecer a vinícola e vivenciar por algumas horas a verdadeira essência de Bento Gonçalves, cujo título de capital brasileira da uva e do vinho é mais do que justo!

Vinícola Aurora Visitação: Segunda à sábado de 8h15 às 17h15 Domingo das 8h30 às 11h30 Tel: (54) 3455-2095

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Confeitaria Colombo lança coleção para reviver Belle Époque – Le Touriste

Sliced Prosciutto With Pomegranate Seeds