in

Hotel de luxo em Búzios à beira mar numa vila Mediterrânea: Vila da Santa Boutique & Spa – Le Touriste

A simpática casa que abriga o museu tem um jardim bem cuidado ao redor, uma lanchonete e uma pequena loja de souvenir, tudo muito bem sinalizado e organizado. No seu interior, dois andares exibem a maior e mais importante coleção de arte popular brasileira. O acervo, tombado em 1991, foi reunido ao longo de 40 anos pelo designer e colecionador francês Jacques Van de Beuque. O Brasil está fielmente retratado ali. Sua história, suas crenças e folclore, seus costumes e sua gente estão expostas através de bonecos de barro e esculturas que nos mostram quem somos. O caboclo, o sertanejo, o cangaceiro, a parteira, o pescador, os meninos e meninas que brincam nas praças, os orixás, os santos e seus devotos e o povo a sambar. Quase toda nossa trajetória diante de nós, da assinatura da Lei Áurea à perseguição à Lampião e Maria Bonita, passando pelos feitos de Santos Dumont. Uma maravilha de se ver.

O museu está divido em diversas seções classificadas por temas. O Ciclo da Vida é uma verdadeira poesia, o Boi Bumbá e danças típicas do Nordeste, como o Maracatu e o Jongo, são um aprendizado.

Uma das alas de destaque é a que exibe a arte de Mestre Vitalino, o maior artesão ceramista brasileiro. São muitas obras vindas de Caruaru. Sua importância na história é tamanha que até o Museu do Louvre tem obras de Vitalino em exposição. Todo esse rico patrimônio merecidamente recebeu a Ordem do Mérito Cultural em 2005.

Obra do Mestre Vitalino em exposição na Casa do Pontal

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

Outro destaque é para a instalação permanente dos artistas Os Gêmeos nos jardins do museu, onde um bunker de cimento bruto chama a atenção. Para saber o significado dessa manifestação, o melhor é conferir pessoalmente.

A ala do Ciclo da Vida e o Maracatu, além das animações que dão vida ao circo e aos bonecos músicos
O Bunker, obra dos artistas contemporâneos Os Gêmeos

Além de ser uma verdadeira aula de cultura e antropologia brasileira, também é ótimo para crianças, já que apresenta diversos bonecos animados e até um circo. É lúdico ver as esculturas ganhando vida, nos fazendo viajar por diversos Estados do país. Por fim, na Casa do Pontal tudo também acaba em samba, com a reprodução da passarela do Sambódromo em plena festa de Carnaval, com direito a camarote e carro Abre Alas. Um museu brasileiro que todos deveriam conhecer.

Uma réplica do Sambódromo do Rio de Janeiro exposta no Museu da Casa do Pontal
Detalhes que encantam: a festa do Carnaval carioca exposta em maquetes

Museu da Casa do Pontal Estrada do Pontal 3295 – Recreio dos Bandeirantes Terça à sexta das 9h30 às 17h Sábados, domingos e feriados das 10h30 às 18h Entrada: 12 reais

Faça o seguro viagem aqui no Real Seguros


Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros e o Quilombo Kalunga –

Cariocally, o restaurante descolado do Hotel Yoo2 – Le Touriste