Espanha, Europa

Madrid, Espanha: A capital da cozinha gourmet

Além de ser uma cidade com uma beleza cativante, com uma das maiores ofertas culturais do mundo, Madrid é um destino fundamental para os amantes do requinte e da boa mesa. A Espanha é reconhecida pela criatividade e originalidade da sua culinária, com muitos chefs de fama internacional, como Ferran Adrià, um dos cozinheiros mais famosos de todos os tempos. O país possui 7 dos 50 melhores restaurantes do planeta, com o segundo lugar ocupado em 2016 pelo restaurante Celler de San Roca em Girona, Catalunha. O primeiro lugar este ano foi para a Osteria Francescana na Itália, apesar de que vários restaurantes espanhóis estiveram nessa posição durante muitos anos seguidos.

madrid-gourmet
Gastronomia em Madri

Madri conta com nada menos que 14 restaurantes com estrelas Michelin, 19 em toda a província,  entre os seus 3.100 restaurantes em total. Um deles, o DiverXO, recebeu recentemente 3 estrelas Michelin, graças à originalidade do chef David Muñoz, que cria pratos que misturam a fantasia com uma apresentação impecável e se transformam em verdadeiras obras de arte, capazes de surpreender os paladares mais exigentes. Mas além do luxo e sofisticação da sua cozinha gourmet, Madrid como capital da Espanha, é uma síntese de toda a riqueza culinária do país, com restaurantes representando todas as províncias espanholas, além de uma infinidade de locais com comidas típicas de países dos cinco continentes, e opções por todos os gostos e bolsos. A cultura de “tapas”, ou seja, passear de bar em bar comendo pequenas porções de comida junto com uma taça de vinho, cerveja ou sucos, é um aspecto muito tradicional da cultura espanhola, e praticado de norte a sul do país.

david-munoz-restaurante-diverxo-madrid
David Muñoz, do restaurante DiverXO

É por motivos como estes que a gastronomia em Madri é um dos grandes fatores que motivam a visita de muitos dos 11 milhões de turistas que chegam à cidade a cada ano. A união da sua importância gastronômica com a turística no cenário mundial deram lugar ao surgimento de feiras internacionais que reúnem profissionais do setor e amantes dos sabores, que chegam a Madri para conhecer e experimentar as novas tendências desta forma de arte. A principal delas é a Madrid Fusión, que oferece um amplo calendário de eventos relacionados à cozinha gourmet, realizado uma vez por ano em IFEMA, o centro de feiras da cidade. Destacam-se também o Gastrofestival, que mistura a gastronomia com a moda, enologia, cultura e experiências sensoriais, o MadrEAT, um interessante street food market realizado no terceiro fim de semana de cada mês, além de várias outras feiras menores que ocorrem durante diferentes épocas do ano, como o Mercado de Produtores, a Plaza Mayor de las Legumbres, ou festivais específicos de culinária de diferentes países (México, China, Índia, etc).

tandem-madrid-escola-espanhol
Tandem, escola de Espanhol em Madri

 O turismo e a gastronomia também exercem influência em outros aspectos da vida espanhola, como a educação. O país conta com quase 1 milhão e meio de estudantes estrangeiros. Alguns deles vêm para estudar culinária especificamente, já que a Espanha conta com vários cursos nesse setor, incluindo a primeira universidade de alta cozinha da Europa, a Basque Culinary Center. Outros milhares de estudantes viajam para aprender espanhol como língua estrangeira todos os anos. A importância do idioma espanhol cresce dia a dia ao redor do mundo, o que faz que a Espanha seja um dos destinos preferidos para os que queiram fazer um curso no exterior. É por isto que escolas de espanhol como a Tandem Madrid buscam formas de inovar na oferta educativa e criam cursos que misturam diferentes aspectos da cultura espanhola com os idiomas. Um deles, o “curso de espanhol com paixão pela culinária gourmet” é uma forma de oferecer uma experiência de imersão completa de espanhol ao mesmo tempo em que o aluno entra em contato com a gastronomia espanhola pessoalmente.

Madri é definitivamente um destino altamente recomendável para todas as pessoas com bom gosto, amantes da arte em geral e da gastronomia em particular. Experiências que entram pelos 5 sentidos e ficam guardadas na memória para sempre, graças à riqueza e intensidade da cultura espanhola, junto com a influência de centenas de povos que foram criando um variado mosaico cultural ao longo de milhares de anos de história. 

Esse post é um publieditorial com informações relevantes aos leitores

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

    Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

    Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s