in

Viajando de trem pela Europa – dicas essenciais

Viajar de trem pela Europa continua sendo um dos melhores meios de se locomover entre países, já que a vasta malha ferroviária pode nos levar da Península Ibérica até a Europa Oriental. Porém, a qualidade das viagens não é mais a mesma de antigamente.

Atrasos, muita gente circulando (atenção à batedores de carteira), e estações de trem precisando de renovação são constatações que fazemos ao cruzar de um país para outro. Fique atento a essas dicas na hora de comprar seu bilhete e ao embarcar: viajando de trem pela Europa – dicas essenciais.

O trem que percorre a região Provence-Alps-Côte D´Azur

Você sabia?

O Seguro Viagem é obrigatório em vários países da Europa. Além de ser uma proteção para você e sua família sairem de férias tranquilos com as melhores cobertura de assistência médica e seguro para bagagem em qualquer destino. Faça uma cotação de Seguro Viagem aqui e compare planos. Você não vai pagar nada a mais por isso.

Comprando a passagem de trem:
Dependendo do país para onde vai viajar, pode ser mais vantajoso comprar o bilhete online com antecedência ou na hora presencialmente. Se for viajar pela França, prefira comprar diretamente pelo site da SNFC para não pagar a taxa de administração cobrada por outros sites. Faz uma baita diferença no valor final.

Às vezes online encontramos o mesmo preço para assentos na primeira classe ou na segunda classe. Vale a pena ir na primeira classe (ou premium), há mais espaço no vagão e serviço de bordo.
Se for viajar por países como Áustria ou República Checa, por exemplo, um site que disponibilize passagens de diversos países pode ser mais prático.
Validando o bilhete:
Imprima seu bilhete en casa, com ele em mãos não é preciso se preocupar em validar na hora de viajar.
Se comprar o bilhete na própria estação, não deixe de validar nas máquinas que ficam na entrada das plataformas. É simples, mas fundamental, pois dentro do trem um fiscal pode pedir para verificar seu bilhete.
Chegando na estação:
Se vai viajar muito de trem na Europa, leve pouca bagagem. De preferência uma só e de tamanho médio. Em muitas estações europeias não existem escadas rolantes nem elevadores. Nós mesmo temos que carregar no braço a mala, o que pode ser um transtorno ao subir ou descer as plataformas.

Às vezes tem um elevador, mas nem sempre. Alguma alma boa pode aparecer e ajudar a carregar a mala para subir uma escadaria, mas não conte com isso.

Estação de trem de Monte-Carlo (Mônaco) e de Milão (Itália)

O vagão correto na hora certa:
Nem toda estação de trem disponibiliza placas indicando a localização dos vagões. Se não tiver essa sinalização, é preciso verificar assim que o trem entra na plataforma sua direção e assim ver para qual lado fica seu vagão.

O ideal é estar em frente ao seu vagão quando o trem abrir a porta para embarque, pois forma fila e aqueles que entram primeiro garantem o lugar para guardar a bagagem. Além disso, não queira entrar no vagão errado e ir andando por dentro do corredor apertado do trem com mala e tudo até chegar no seu vagão e assento. Até porque alguns trens têm 2 andares com vagões em cima e embaixo.

Dentro do trem:
O espaço para bagagem é limitado, mais um motivo para não levar mala grande. Alguns trens têm opção de guardar as malas pequenas à médias entre os bancos. Se for colocar no bagageiro, fique de olho na mala a cada parada até chegar no seu destino.

Contrate o Seguro Viagem aqui

 

Viajando de uma cidade a outra ou de um país a outro (cuidado com atrasos):
Como muitos trens em diversos países vêm sofrendo atrasos com mais frequência do que o esperado, cuidado para não comprar passagens que tenha que fazer baldeações entre as estações. Se for inevitável, compre bilhetes que tenham um bom tempo hábil para fazer a troca de trem, não compre um horário muito apertado entre as conexões.

Recentemente passamos por atrasos de mais de uma hora em diversas cidades, principalmente na França e Itália. Se tivéssemos que fazer baldeação não daria tempo.

Viajando de trem de Londres para Edinburgo

Transfer:
O mesmo vale para quem reservar transfers na saída das estações. Tenha um chip de wi fi que permita ficar conectado e se comunicar, pois se houver atrasos ou outros imprevistos, você vai precisar entrar em contato com seu transfer por email ou WhatsApp. Poucos trens tem wi fi disponível.

Chegando por uma estação e partindo por outra:
É comum uma cidade ter mais de uma estação de trem. Em Gênova por exemplo cheguei pela Stazione Principe e parti pela Stazione Brignole, em pontos opostos da cidade. Quando comprar seus bilhetes veja qual melhor lhe convém de acordo com o local onde está seu hotel ou dependendo de qual será a próxima cidade de destino. Não vá parar na estação errada.

Nice, Milão, Monte-Carlo e Cannes de trem

Atenção à troca de plataformas:
Por fim, fique muito atento à plataforma na hora de embarcar. Não basta verificar no painel dentro das estações qual plataforma corresponde ao seu trem. Mesmo depois de acomodada na devida plataforma (e na direção correta do seu vagão) prestes a embarcar, ela pode sofrer alterações. É mais comum do que se pensa. Já passamos por isso em Viena, Berlim, Milão…

Quando estiver na plataforma, preste muita atenção aos avisos anunciados pelo auto-falante. Tarefa chatinha pois além da má qualidade do som que torna difícil escutar o que estão falando, se estiver na Alemanha ou Áustria, por exemplo, vão anunciar, obviamente, em alemão primeiro. Depois anunciam em inglês, mas com sotaque carregado.

Então, é preciso ficar atento caso avisem que houve troca de plataforma. Esse anúncio geralmente ocorre de 10 a 5 minutos antes do horário de embarque e aí todo mundo sai correndo de uma plataforma a outra (que pode estar do outro lado da estação e fazer você passar por mais alguns lances de escada). Mesmo com alguns percalços, viajar de trem é uma ótima opção.

Uma coisa boa é ter bastante espaço para nos mover dentro dos vagões sem ficar confinado, além do mais, as estações são bem centralizadas, ao contrário dos aeroportos que costumam ficar distantes.

.

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Roteiro completo pelos Jardins em SP: compras, cultura e gastronomia

Dicas do que fazer em Bariloche – Le Touriste