in

Roteiro de 4 dias em Lisboa – Le Touriste

Para quem conhece Lisboa pela primeira vez é impossível não se surpreender e se encantar com a beleza da cidade. É como se você voltasse ao passado e lembrasse as aulas de história no tempo do colégio. Além de linda, proporciona literalmente um banho cultural, com muitos museus, igrejas e bairros que contam histórias de um país que já foi o mais próspero e rico da Europa no século XVIII. O Le Touriste foi convidado pelo Turismo Lisboa a visitar a capital portuguesa, onde revisitamos alguns locais e conhecemos até uma nova atração da cidade. Confira nosso Roteiro de 4 dias em Lisboa:

Lisboa, capital de Portugal

Como os portugueses foram nossos colonizadores, ao comparar muitos dos costumes e crenças com as dos brasileiros, é como encaixar a peça que faltava no quebra-cabeça, pois muitos dos hábitos que temos no Brasil fazem mais sentido depois de conhecer Portugal. Nosso jeito amoroso, simpático e alegre de tratarmos as pessoas, as preferências de alimentos como o bacalhau, nossa arquitetura antiga, e até a presença ainda forte da igreja católica que temos, – tudo isso e muito mais é de impressionar quando se observa.

Encantos de Portugal, como o tradicional bacalhau

O Le Touriste visitou a cidade a convite do Turismo de Lisboa e foram quatro dias intensos onde conseguimos apreciar, viver e ficar com saudade dessa terra tão apaixonante.

1º Dia: Lisboa Story Centre, Alfama e mais

Começamos nosso primeiro dia visitando o museu Lisboa Story Centre (Memórias da Cidade), o que foi excelente, pois com auxílio de audioguia logo entendemos que não conheceríamos uma cidade medieval, já que esta teve grande parte destruída em um terremoto ocorrido em 1 de novembro de 1755, mas sim uma cidade com arquitetura Modernista, onde reis, rainhas, poetas e desbravadores navegantes fizeram história. A experiência é de forma imersiva e virtual com muitas informações interessantes.

Em Lisboa aprendemos mais sobre a história dos navegadores desbravadores

O Lisboa Story Centre fica na Praça do Comércio, que é um excelente ponto de partida para quem deseja explorar a cidade. Ali mesmo fica o Arco da Rua Augusta, que oferece uma bela vista panorâmica de Lisboa (360º) com o rio Tejo ao fundo.

Entardecer em Lisboa

Na Praça do Comércio também é possível pegar os bondinhos, mais conhecidos como “elétricos” e passear pelos bairros de Alfama e Madragoa. Nós os pegamos na Praça da Figueira, pois antes fomos conhecer as áreas do bairro Chiado, lojas de cerâmica, casas de chás, antiquários, manteigarias, livrarias, e ainda observamos os portugueses aproveitando os inúmeros cafés e bistrôs espalhados. Depois disso, pegamos o bodinho (número 12) para explorarmos o bairro pitoresco de Alfama. Passamos por tantos becos e ruelas que ficou difícil não se perder e se encontrar ao mesmo tempo, é estonteante cada cantinho! Além disso, pegar um pôr do sol em um mirante como no São Pedro de Alcântara (ou como os portugueses falam: miradouro) é sensacional.

O bondinho elétrico faz parte da cena lisboeta

Visitamos Lisboa no inverno e em época natalina, o que fez com que ficasse ainda mais charmosa e atraente. Como o inverno não é rigoroso (temperaturas entre 10 e 15 graus) as maiores pedidas mesmo são de ótimos vinhos portugueses para compor bem as mesas.

Praça Luís de Camões em Lisboa com a decoração de Natal

Dica: Onde se hospedar em Lisboa

– LX Boutique Hotel, Bairro Alto Hotel, Palacete Chafariz d’el Rey e Altis Hotels.

Nossa hospedagem foi no LX Boutique Hotel, muito confortável, com quartos temáticos, com um café da manhã excelente, bem centralizado na Rua do Alecrim, 12 (entre os bairros Cais do Sodré, da Baixa e do Chiado) e com Lisboa ao alcance dos pés, pois é possível chegar a muitos lugares apenas caminhando. Por ali, na parte da noite se tem uma vida noturna vibrante e animada como a da Pensão do Amor, – um antigo cabaré que hoje oferece DJ, ambientes descolados e bons drinques. Também conhecemos outros hotéis de destaque que indicamos, como o Palacete Chafariz d´el Rey e Altis Avenida Hotel.

LX Boutique Hotel em Lisboa

Leia também: Altis Grand Hotel, luxo próximo às lojas de grifes internacionais

2º Dia: Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e mais

Em nosso segundo dia na cidade, fomos conhecer seus cartões postais. A Torre de Belém, o Monumento Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, que ficam no bairro de Belém.

Quem nos levou foi o Pedro, motorista particular, que além de oferecer transporte exclusivo, também é guia. Ele inclusive nos pegou e nos deixou no aeroporto, e nos levou para conhecer Sintra e Cascais em um dia.

Há outras possibilidades de transporte para circular pela cidade e conhecer seus pontos turísticos, como com o Yellow Bus (Sightseeing Tours), que inclusive oferece um livro de descontos para diversas atrações e restaurantes. Mas com receptivo particular, com certeza que a viagem ficou muito mais confortável.

Nossa primeira parada foi no lindíssimo Mosteiro dos Jerónimos, que possui arquitetura gótica – manuelino, com minuciosos detalhes. Vale bastante uma visita em seu interior, tanto na igreja como no próprio Mosteiro, que é classificado como Património Mundial pela UNESCO. Ali onde os monges dormiam, hoje é o Museu da Marinha e um Museu de Arqueologia, – e ainda é possível visitar alguns aposentos do mosteiro. Um lugar único onde também se encontra os túmulos dos escritores Luís de Camões, Fernando Pessoa e do navegador Vasco da Gama.

O belo Mosteiros dos Jerónimos, uma das principais atrações de Lisboa

Do Mosteiro seguimos para experimentar os tão famosos e autênticos pastéis de Belém, na Confeitaria de Belém, que são originários do Mosteiro e que desde 1837 atraem visitantes por serem tão gostosos e possuir uma receita secreta. São parecidos com os típicos pastéis de nata, e embora deliciosos, o desafio é descobrir quais as diferenças nas receitas.

Imperdível provar os Pastéis de Belém!

Não deixe de caminhar pela região, passar pela bela Praça do Império e depois, bastando atravessar algumas ruas/avenidas, conhecer o monumento Padrão dos Descobrimentos (as Caravelas) e a Torre de Belém (Também Patrimônio Mundial da UNESCO). Aliás, no calçadão do Monumento aos Descobrimentos é um ótimo lugar para se apreciar o pôr do sol.

Leia também: Onde comer pastel de nata em Lisboa

Torre de Belém: cartão postal de Lisboa

Ali pertinho fica uma ótima zona gastronômica, as Docas de Santo Amaro nos antigos armazéns, com excelentes restaurantes, vista para o Rio Tejo e veleiros ancorados que acalmam os olhos. Um almoço ou jantar ali são boas pedidas.

Docas de Santo Amaro em Lisboa: ótimo local para passear, apreciar a vista e comer bem

Dica: Onde comer em Lisboa

– Restaurante Flores do Bairro, Aura, Bairro do Alvillez, Rossio Restaurante Bar Terraço, 5 Oceanos, A Travessa, Ibo Mar, Mercado da Ribeira (Time Out Market Lisboa), Cantina LX, Belcanto, Mini Bar, Cantinho do Alvillez, Café Lisboa, Pizzaria Lisboa e JA em Casa.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Onde comer no Dia dos Pais no Rio

Basílica Nossa senhora do Rosário em Caieiras na Serra da Cantareira