Cachoeiras do Parque Nacional do Itatiaia, Sul do Rio de Janeiro

O que ver no Parque Nacional do Itatiaia

Itatiaia é uma cidade no Sul do Rio de Janeiro que atrai muitos turistas, tanto no verão quanto no inverno. Na estação mais quente, a grande atração são as cachoeiras refrescantes, e durante os meses de frio, a boa é curtir o clima de romance e aconchego de um chalé com lareira. Mas sem dúvida a grande atração local é o Parque Nacional do Itatiaia, dividido entre a Parte Baixa e a Parte Alta, com suas cachoeiras, piscinas naturais e trilhas. Estivemos lá recentemente e fizemos uma lista com suas  principais atrações. Confira o que ver no Parque Nacional do Itatiaia.

img_20170122_110404287_hdr

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque criado no Brasil, aberto em 1937 com 30 mil hectares. Além das famosas cachoeiras, inclui a mais alta cadeira rochosa da Serra da Mantiqueira: o Pico das Agulhas Negras, com 2.800 metros de altitude. O parque é tão grande que se estende por dois Estados, abrangendo 5 municípios: Itatiaia, Resende (Rio de Janeiro), Itamonte, Alagoas e Bocaina (Minas Gerais). O que é ótimo para o turismo da região, que oferece ótimas opções de hospedagem e gastronomia em cidades vizinhas como Penedo e Visconde Mauá.

O que ver no Parque Nacional do Itatiaia

img_20170122_110439923_hdr
Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil

Mirante do Último Adeus
Primeira parada do parque. Nesse mirante os visitantes têm uma vista panorâmica de uma parte do parque, onde podemos observar todo verde ao redor e a Serra da Mantiqueira.

img_20170122_112257955
Entrada do Mirante
c360_2017-01-23-10-18-32-303
Vista do Mirante do Último Adeus

Cachoeira Véu da Noiva
A maior cachoeira do parque tem 40 metros de queda. A trilha para chegar até ela tem 380 metros e alguns trechos que pedem mais atenção. Passagens estreitas, um pequeno túnel de pedra para atravessar, e já chegando na base da cachoeira, algumas pedras dentro d’água para ultrapassar. É realmente muito bonita. A queda d’água parece descer em camadas, lembrando o movimento de um véu.

nova-imagem
Véu da Noiva, com 40 metros de queda, no Parque Nacional do Itatiaia
colagem
Cachoeira Véu da Noiva

Clique na foto abaixo para ver a cachoeira em 360 graus:

Piscina da Maromba
No Complexo da Maromba, forma-se uma piscina natural, resultado de uma queda de 5 metros. Uma trilha com escadas e estrada de terra leva até essa atração. Não conseguimos visitar essa piscina pois devido à forte correnteza, ela estava fechada ao público.

img_20170123_111323401_hdr
Indicação para o Complexo Maromba

Lago Azul
Descendo uma trilha leve de 500 metros (o trecho inicial inclui uma grande escadaria) chega-se a um lago que desemboca numa queda. Em meio a pedras maiores e menores, o fluxo de água forma uma piscina onde é possível se banhar à vontade. Dependendo das condições climáticas, o lago pode estar interditado à visitação.

img_20170123_132221516
Entrada do Lago Azul
c360_2017-01-23-23-13-32-166_1
Lago Azul no Parque Nacional do Itatiaia

Museu da Fauna e da Flora
No local onde está instalado o Centro de Visitantes, o turista encontra esse museu com exposições, informações geológicas da região e catalogação de diversas aves. O museu abre todos os dias das 8h às 17h, exceto às terças quando abre a partir das 14h.

44345gra9890220-museu-fauna-flora-parna-itatiaia
Fachada do Museu da Fauna e da Flora

Além dessas principais atrações, o parque conta com algumas pousadas em seu interior, um restaurante panorâmico que faz parte das Pousada Ypê, uma loja de chocolate artesanal, orquidário, um centro de visitantes e banheiros. Não é necessário guia para chegar até às cachoeiras e percorrer as  trilhas, mas para explorar a Parte Alta do parque é necessário contratar um no Centro de Visitantes. A sinalização indicando as cachoeiras é boa. O asfalto da estrada de todo o parque, porém, não está em boas condições.

img_20170122_110655766
A estrada do parque em Itatiaia apresenta muitos buracos

Atenção: Ao visitar uma cachoeira, fique sempre atento aos alertas e condições climáticas, pois trombas d’água devido à chuvas repentinas ocorrem com frequência e são um risco à segurança.

APP com dicas de Itatiaia: Baixe gratuitamente o aplicativo “O bom da cidade”, que reúne as melhores opções gastronômicas, hotéis e atrações de Itatiaia, Penedo e Vila de Maringá. Há também sugestões de roteiros e telefones úteis. Disponível no Google Play, Apple Store e QR Code.

Parque Nacional do Itatiaia
Estrada do Parque Nacional, km 8,5 – Itatiaia
Aberto diariamente das 8h às 17h
Ingressos: 16 reais para brasileiros e 32 reais para estrangeiros
 .

bio-rodape-atual
Anúncios

Um comentário em “Cachoeiras do Parque Nacional do Itatiaia, Sul do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s