Trilha Transcarioca é o mais novo atrativo turístico do Rio

Está sendo inaugurada hoje, dia 11 de fevereiro, a Trilha Transcarioca, onde turistas e moradores do Rio de Janeiro poderão desfrutar a cidade de um jeito diferente: caminhando por suas florestas ainda pouco exploradas. Considerada a maior trilha de longo curso do Brasil, com 180 km de extensão, a Transcarioca é fruto de um esforço conjunto de voluntários, gestores de parques e instituições parceiras.

23102015-trilha-transc-out2015-2
Sinalização Transcarioca (divulgação ICMBio)

A mais nova atração turística e natural do Rio de Janeiro possui 180 km de extensão, sendo demarcada nos dois sentidos que percorre. O trajeto total conecta desde a Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Zona Sul, passando pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação (UCs) presentes no seu traçado, incluindo o Parque Nacional da Tijuca, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e um dos mais importantes cartões-postais do Rio. Alguns trechos como a trilha Grumari – Grota Funda, que passa pela Praia de Grumari, Mirante da Bica, Gruta da Bica e calçamento colonial, ou ainda, o trecho Casa Amarela – Pau-da-Fome, passando por pontos como Casa Amarela, Açude do Camorim, Cachoeira do Camorim, Cachoeira Véu da Noiva e Pedra do Quilombo, oferecem paisagens que os cariocas adoram explorar. Os trechos podem variar de 4 a 13 quilômetros, e o nível de dificuldade das trilhas é, na maioria dos casos, moderado à difícil. Uma das trilhas mais leves é a do Parque da Catacumba, na Zona Sul.

Leia Mais:

Atrações da Floresta da Tijuca

        Centro de Visitantes Paineiras e Cristo Redentor

Idealizada em 1990, a Transcarioca demorou a sair do papel. Com o trabalho de mais de mil voluntários, da parceria entre gestores dos parques e diversas instituições, sua realização foi possível. No evento de inauguração da trilha, também serão lançados pela Conservação Internacional e pela produtora Bambalaio um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial www.trilhatranscarioca.com.br, onde o visitante encontrará fotos, mapas, tracklogs no Google Maps e todas as informações necessárias para planejar cada  trecho da caminhada, que podem ser percorridos de forma independente.

mapa-geral3
Mapa completo da Transcarioca (divulgação ICMBio)

 

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

300x250

Encontre aqui a melhor cotação de câmbio

melhor-cambio


bio-rodape-atual

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s