in

Como visitar o Petit Hameau, a fazendinha de Versalhes

Quando planejar uma visita ao famoso Palácio de Versalhes, na França, a sugestão é programar um passeio de dia inteiro, fazendo o bate e volta a partir de Paris. Além do Palácio ser enorme, com diversas atrações a explorar, como os seus belos jardins, o Petit Trianon e o espetáculo de luz e som das fontes, existe uma fazendinha que faz parte de Versalhes e guarda uma importante história. O Hameau de la Reine, ou a Vila da Rainha, é uma área localizada perto do Petit Trianon, o pequeno palácio presenteado a Maria Antonieta pelo seu marido, o Rei Louis XVI, que por sua vez ficava a poucos quilômetros do Palácio de Versalhes. Para visitar essa atração é preciso comprar o bilhete que dá direito a ingressar no local. Esse bilhete pode ser comprado na hora na bilheteria do palácio, onde escolher quais atrações queremos visitar. Para chegar lá, um trenzinho leva os visitantes a partir do Trianon. Toda a área que vai de lá, passando até essa vila é chamada de Domaine de Marie Antoinette. Esse era o verdadeiro lar da Rainha da França. Confira Como é o Petit Hameau de Versalhes.

De origem austríaca, Maria Antonieta saiu do Palácio de Schӧnbrunn em Viena, Áustria, aos 14 anos para se casar com o príncipe da França. Quando completou 18 anos seu marido assumiu o trono do país, fazendo dela a Rainha da França em 1774. Como a corte em Versalhes era muito rígida em termos de etiqueta e protocolo, e como ela era constantemente avaliada pelos nobres e pelo povo que nunca a aceitou completamente por ser estrangeira, ela se refugiou no Petit Trianon, erguido originalmente para Madame de Pompadour, amante do Rei Louis XV. Tratava-se era um pequeno palacete a cerca de 2km do Palácio de Versalhes. Na extensão de seus jardins, o vasto terreno conhecido como fazendinha, o Petit Hameau, passou a ser o lugar ideal para Maria Antonieta levar uma vida simples ligada a natureza. Ali, passava dias e mais dias com seus filhos e amigos mais próximos.

Veja também:

Mini Guia de Paris

Roteiro de fim de semana em Paris

Maria Antonieta se encantou pelo local, que de acordo com a tendência da época, foi construído seguindo a linha naturalista inspirada por Rousseau, influente filósofo francês. O local era, na realidade, uma fazenda com diversos animais, lagos, moinho, jardins rústicos e um local privado para a Rainha, onde ela podia ficar mais à vontade, inclusive usando vestimentas campestres.

Confira aqui:

Sete restaurantes para ir em Paris

Essa área foi aberta ao público em 2006, após renovação do Hameau. Grande parte dos turistas não conhece essa atração e não a inclui no roteiro, mas vale muito a pena. O lugar é encantador, nos dá a sensação de estarmos mesmo no campo. É interessante observar o contraste entre a ostentação de Versalhes e a simplicidade dessa pequena fazenda. Para mais informações sobre os tipos de ingressos e valores, consulte o site oficial:

http://www.chateauversailles.fr

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Desconto no Valle Nevado e Atacama em viagem para os dois destinos

Dicas do que fazer em Bariloche