in

Estações de metrô de Paris: tesouros e história a cada parada – Le Touriste

Um dos maiores e mais populares metrôs do mundo é o de Paris , capital da França. São 14 linhas de metrô que levam a todos os cantos da cidade. E ainda fazem conexão com outras linhas férreas, como a RER, possibilitando, por exemplo, ir de metrô e trem até o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle. O que muita gente não se dá conta é que quase todas as estações guardam uma rica história da cidade, como é o caso da Cité. E uma dessas estações que esconde um passado marcante é a Louvre-Rivoli, na Linha 1. Vale a pena explorar mais a fundo quando for saltar nessa parado do metrô.

Musée du Louvre, Paris

Assim como a Louvre-Rivoli, diversas estações parisienses ainda guardam resquícios desse passado. A Estação de metrô Louvre-Rivoli está localizada, obviamente, nas cercanias do Musée du Louvre. Mas o Louvre nem sempre foi um museu. Em seus primórdios, séculos atrás, o que havia lá era uma fortaleza para proteger a cidade, que era ocupada pelos francos. Na língua frnca, o a palavra “fortaleza” era loewer, daí vem o nome Louvre.

Mapa do metrô de Paris

Musée Marmotan, um dos preferidos dos parisienses

Mapa e horários da estação Louvre-Rivoli

Mas praticamente não existem mais indícios da fortaleza, que anos depois, tornou-se residência oficial dos reis da França – ganhando contornos de um castelo -, para depois se transformar em museu. Porém, é possível descer à cripta do Louvre para conferir alguns vestígios do passado, contornar a muralha e descobrir as bases do torreão da antiga fortaleza. Há também uma maquete em exposição nessa cripta.

A maquete na Cripta do Louvre
O Louvre atualmente com a famosa Pirâmide

Piquenique ao pôr do sol em Paris

Então, a próxima vez que estiver passando por Paris e for andar de metrô, observe bem a estação, explore os arredores e tire um tempinho para entrar em ruas que guardam as origens desses locais históricos.

Dica:
Para ajudar a explorar e desvendar as estações do metrô parisiense, e aprender muito sobre a história de cada cantinho e arrondissement de Paris, o livro “Próxima estação, Paris” do autor Lorànt Deutsch, é imperdível. Sua intensa pesquisa e mapeamento da cidade nos revela uma Paris vista sob novos ângulos!

Estação Louvre-Rivoli, Paris

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Encontre aqui a melhor cotação de câmbio

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Road trip: Roteiro de 4 dias em Creta, Grécia – Le Touriste

Hotel Hilton Barra: luxo, modernidade e excelência em serviços