in

Passeio nos campos de lavanda da Provence | França

A região da Provence, no Sul da França, é um sonho lilás com cheirinho de mel…quem pensa en fazer esse passeio, vá! É mais do que perfeito, difícil pôr em palavras. Quem nos levou a conhecer os belíssimos Campos de Valensole foi a Agência Na Provence. Com guias especializados em receber brasileiros, eles são craques no que fazem. O tour dura o dia inteiro e quando acaba a gente fica querendo mais!

Fazer esse passeio foi a realização de um sonho. Posso dizer que superou as expectativas. Eu sabia que os campos são belíssimos, mas não tinha certeza se os veria repletos (a época certa para ver os campos de lavanda floridos é de final de junho até cerca de 11 de julho). Como a guia Anaté Merger leva especificamente a Valensole, temos a chance de ver os campos “transbordando” de lavandas. Aqui, eles são muito mais cheios do que em Luberon.

A base para iniciar o passeio é a cidade de Aix-en-Provence, que já conhecíamos e merece uma estadia de no mínimo 2 dias. Normalmente a guia passa no hotel para buscar os passageiros ou combina um local de encontro bem facinho e central.

Todos à bordo, partimos em direção aos campos. No caminho, uma parada que todo mundo gosta de fazer: o museu e a loja da L’Occitane. Para quem ama lavanda e seus derivados, como eu, é o paraíso. Melhor ainda é poder aproveitar as promoções da loja. O museu também é bem interessante e vale a visita. Entrada gratuita.

Logo em seguida, continuamos o passeio e não demora muito a avistarmos os primeiros campos. O perfume de lavanda e mel pode ser sentido de longe, é incrível.

Quando descemos do carro – super confortável por sinal – e começamos a caminhar entre as lavandas, a sensação é a de estar no meio de um sonho. Lavandas que vão de encontro ao horizonte, lindas, deixando toda paisagem lilás até onde a vista alcança. Eu mesma não acreditava que estava caminhando num lugar tão perfeito assim, com o céu azul e o sol da Provence, dividindo com as abelhas o privilégio de estar ali.

Dá até para perder a noção do tempo, e o bom é que isso é só o começo. O passeio fica ainda mais gostoso com as demais paradas para degustações e em lojas típicas da região, com produtos locais autênticos. Impossível resistir às delícias da Provence. Nós provamos desde azeites à tapenades de azeitonas pretas e geleias de frutas com lavanda.

Ótima oportunidade também para comprar sabonete de mel e de lavanda, shampoos, hidradantes, perfumes, cerâmicas, bordados, toalhas etc. Aliás, vários produtos levam lavanda, como um patê de campagne com lavanda que comprei.

Enquanto as paisagens poéticas da Provence vão se descortinando à nossa frente, seguimos para outros campos. Alguns deles também têm girassóis. Pois é, lavandas e girassóis juntos!

É muita perfeição para uma só região. Uma grande alegria ter visitados os campos de lavanda e ter ficado registrado na retina a beleza de um dos lugares mais especiais do mundo.

A segunda metade do passeio com a Agência Na Provence nos trouxe ainda mais encantamento, com a visita à cidade medieval de Moustiers-Sainte-Marie. Um cenário inacreditável! Tudo parte da região administrativa Provence-Alpes-Côte D’Azur, onde se vive muito bem e as atrações rendem inúmeras viagens. Essa cidade é a porta de entrada para os famosos cânions de Gorges du Verdon, que também fomos conhecer.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

10 Hotéis Românticos no Rio de Janeiro

Festival SESC de Inverno 2017 aquece a Serra do Rio