in

O que fazer no Rio de Janeiro: Floresta da Tijuca, um dos points mais procurados por turistas – Le Touriste

Uma das grandes atrações naturais do Rio de Janeiro é o Parque Nacional da Floresta da Tijuca. A beleza e as surpresas, como vistas incríveis, que ele nos reserva são fantásticas. Para a sua próxima visita ao Rio não ficar sem uma passagem por esse cantinho muito amado pelos cariocas, conheça melhor aquele que é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e o parque nacional mais visitado do Brasil!

Passear pela Parque Nacional da Floresta da Tijuca é poder apreciar toda a exuberância da Mata Atlântica. O parque foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1991. Com com uma enorme área verde, caminhar em meio a todo esse verde é renovar as energias, sair de lá com uma sensação boa e uma experiência deliciosa de contato com a natureza. Coisas que o Rio de Janeiro nos proporciona. São inúmeras as possibilidades de turismo ecológico e cultural, além de muito lazer. Contando com mais de 91 trilhas ecológicas de rara beleza e baixa dificuldade para quem curte natureza, além de 20 caminhos coloniais catalogados.

Os recursos naturais do parque são tão variados. Dento da floresta podemos encontrar grutas, cachoeiras, lagos e mirantes. Destaques para o Açude da Solidão e a Cascatinha Taunay. É um lugar super família, muito frequentado pelos locais e bastante procurado por turistas. Para os alpinistas, os Picos do Papagaio e do Conde são os lugares mais procurados para a prática do esporte. Do topo dos picos tem-se uma inesquecível vista de Jacarepaguá, São Conrado e Barra da Tijuca. Há ainda uma plataforma para saltos no Conjunto Pedra, onde a principal atividade da região é a de voo livre. Caminhadas e escaladas na Cabeça do Imperador também podem ser feitas, mas é necessária a presença de um guia especializado.

E como mencionado acima, é um programa ideal para a família. Para o lazer de pais e filhos, andar de bicicleta, fazer caminhadas e piqueniques ao ar livre são atividades comuns no parque. Os passeios de bicicleta e caminhadas podem ser feitos no conjunto Corcovado, Sumaré e Gávea Pequena, sendo a Estrada das Paineiras a mais utilizada por conter inúmeras trilhas, além de vias asfaltadas. Ao longo das vias as quedas d’água oferecem, além de um lugar fresco, ótima oportunidade para tirar muitas fotos. Os mirantes da Vista Chinesa, D. Marta e das Paineiras também oferecem vistas de tirar o fôlego. Impossível não se encantar com tamanha beleza.

Geralmente esse passeio pode ser feito em conjunto com um outro que está na lista de todo turista do Brasil, e de muitos turistas no resto do mundo, o Cristo Redentor! Situado no morro do Corcovado, este é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Nessa área o visitante encontra restaurantes, lojas de souvenires, a estação de trem do Corcovado (ponto de partida no bairro do Cosme Velho) e pontos de taxi. O parque é gratuito, com exceção do acesso ao Corcovado. Na alta temporada, o ingresso para o Cristo – trajeto ida e volta e visita – custa R$62,oo, inclusive em finais de semana e feriados.

Parque Nacional da Tijuca
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 20h

Texto e fotos: Adriana Lage, editora do A Caminnare


Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Peru: sobrevoo às Linhas de Nazca com a Flyin Peru

Roteiro pelos jardins de Paris